Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

LES MILLANDES 2009


 


Havia combinado com Matteo que levaria uma garrafa especial para bebermos juntos e para acompanhar a carne crua e a coxa de pato que ele havia me preparado.
 
 

Em minha desbastecida adega encontrei um vinho que me pareceu digno e que Matteo, fã do Pinot Noir, certamente apreciaria: Morey-St-Denis “1er Cru- Les Millandes 2009” de Gérard Raphet.
 
 
 
 

Em minhas primeiras viagens pela Borgonha, no final dos anos 1990, quando, por sinal, já não dava a mínima aos Parker, Wine Spectator, Gambero Rosso, Spurrier etc. da vida, me aconselhava com os garçons e sommeliers dos wine-bar, de Beaune e arredores, para descobrir as melhores e mais baratas opções para compra dos grandes vinhos locais.

Uma feliz coincidência: Na “Parigot & Richard”, produtora de Cremant, em Savigny-Les-Beaune, conheci uma brasileira, à época casada com o proprietário da Maison.
 

A moça, cujo nome já não recordo, além de me ciceronear pela vinícola, me deu uma série de dicas de bons produtores.

Uma das indicações: Jean Raphet

Jean Raphet, ótimo viticultor de Morey-Saint-Denis, acabou sendo a melhor sugestão da moça e foi, durantes muitos anos, uma de minhas metas obrigatórias na Côte-de-Nuits.

Já não é mais: Jean Raphet esgotou o estoque de suas 40.000 garrafas e se aposentou em definitivo.

Seu filho e herdeiro Gérard, todavia, continua tocando, com a mesma seriedade e maestria, os 12 hectares de vinhas da Domaine que pertencem à família há 4 gerações.

Sem a presença de nenhum ”enólogo consultor”, pouquíssima madeira nova, sem muitas intervenções durante a vinificação, nenhuma filtração e, pasmem, engarrafamento manual, os vinhos do Raphet são verdadeiras joias raras da Côte-de-Nuits.
 

O que dizer deste Morey-St-Denis Les Millandes 1er Cru 2009?

Comentar sua estupenda cor quase luminosa, sua grande e complexa estrutura, seus taninos redondos e aveludados, seus aromas de frutas e especiarias, sua finesse e elegância, o enorme prazer que doa ao paladar?

Tudo já foi dito e escrito, antes e melhor.......
 
 

Enquanto Matteo e eu degustávamos o Les Millandes, sem proferir palavra e trocando olhares de aprovação, em minha mente já programava uma nova visita à vinícola do Gérard Raphet.

Bacco

Mais uma coisa: O Morey-St-Denis Les Millandes 1er Cru 2009 custou 40 Euros (R$ 180)

O Fúlvia Pinot Noir, o maior insulto à casta que já bebi em minha vida, custa R$ 220.

Será que mais uma vez a culpa é dos impostos?

4 comentários:

  1. A moça é minha amiga e se chama Carolina Licati. Ela continua casada com o Greg e já estão com dois filhotes. Ela contiunua tocando com sucesso a sua empresa de viagens vip, a Vida Boa Viagens.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Minha memória não anda lá essas coisas....

    ResponderExcluir
  3. O cara faz o engarrafamento de 40,000 mil botelhas na mão?

    ResponderExcluir
  4. 40mil era o estoque do Jean Raphet.Há algumas décadas todas as garrafas 5.000-10.000-100.000 eram arrolhadas manualmente e creia ainda é

    ResponderExcluir