Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 21 de junho de 2018

ADIEU BORDEAUX


Já tive, na vida, o grato prazer de tomar ótimos Bordeaux tintos, brancos e passando por Sauternes.
 

Alguns deles, nem nos sonhos mais eróticos, eu imaginaria serem tão bons.
 
 
 

Acho bonitinha toda aquela classificação dos "Grands Cru Classés" de 1855 (não sou apto a dizer se a seleção foi tão isenta e correta como uma licitação da Petrobras).

 Empolgante, também, toda a tradição e história, o porto que salvou a França, a proximidade com Inglaterra (ingleses sedentos salvaram Porto e Bordeaux seguramente), as lojas que orgulhosamente anunciam um “depuis 1700 e bolinha” etc. etc.

Os vinhos de Bordeaux constam em mercados de derivativos, movem a economia, dão pilares às pragas-pagas críticas bem remuneradas, publicações mil, filmes e documentários que emocionam até quem tem Alzheimer.

Tudo seria lindo se os preços cobrados pelos Bordeaux refletissem a realidade do que há na garrafa.

 
Francês há tempos finge (bem, até) ser bobo, mas eles cobram sempre exageradamente pelo que apresenta na garrafa, na taça, no prato, na roupa, cinema (quanto diretor blefe há por lá)... Francês adora contar historinhas sobre terroir de manteiga, sobre terroir de queijo, sobre o imperador tal e tal que abençoou o produto e....... nós pagamos.

Falando em terroir, outra coisa curiosa, em relação à Bordeaux, é o fato que o mundo do vinho tende, hoje, a valorizar o terroir.

O "terroir" dificilmente pode ser defendido em Bordeaux.

Bordeaux é o paraíso dos blends e dos laboratórios onde muitas mágicas tecnológicas acontecem.

 
Diferentemente do que pensam os enófilos, doutrinados à base de blogs especialistas em vinho chileno ou da "Serra Santa", no mundo civilizado há escolhas.

Pelo mesmo preço, ou bem menos do que os bordoleses “pedem” pelos "Grands Crus Classés" básicos, temos portugueses, italianos, espanhóis e até franceses, de sonho (dos melhores sonhos).

Só na França há um caminhão (época difícil para falar em caminhões.....) de apelações que produzem super vinhos com preços melhores.

Se entrarmos em Itália, a conversa não tem fim.

O que há para justificar os preços de Bordeaux?

 Longevidade na garrafa, classe, reputação, certeza de boa qualidade, exclusividade?
 

Ok, mas nem mesmo sendo torturado com um discurso do Suplício-Suplicy, pagaria $ 200, ou bem mais, por uma garrafa de "Grand Cru Classé" somente pelo prazer de parecer “especial” fazendo cara de expert e alardear que comprei um vinho realmente espetacular.

 
Vou viver muitíssimo bem sem Bordeaux.

B&B há anos implora os felizardos a buscarem alta qualidade (quase todo mês há alguma dica de uva ou vinhos desconhecidos) fora das regiões adoradas pela massa brega e preguiçosa.

Creio ter aprendido bastante coisa com eles, além de vinhos que podem conter aroma de ouriço, peixe de rio, esparadrapo (saudades) e outras sandices.
 

Que tremam os mercados, que soprem as cornetas das falências, quero que o Luisque e todos os políticos corruptos brasileiros morram na cadeia se eu comprar mais um Bordeaux famoso ou um grand-cru-classé-da-vida, novamente.

Goodbye, Bordeaux!

Hora de gastar meus bolivares com Portugal, Espanha, França, Itália e, se entrar na pauta dos caminhoneiros, até vinhos da "Serra Santa".

 
Bonzo

 

3 comentários:

  1. Caro Bonzo,
    Concordo com todas as sua afirmações, entretanto ainda gosto bastante dos vinhos de Bordeaux. Até a faixa de 50 dólares é possível beber grandes vinhos sem me sentir roubado. Os que costumo comprar são:
    Les Carmes Haut Brion
    Prieure Lichine
    Sociando Mallet
    Beausejour Becot
    D’Issan
    Pavie Macquin
    Abraços,
    Marcio

    ResponderExcluir
  2. excelente texto, Bonzo. e a classificação de Bordeaux é tão incompreensível quanto cabeça de mulher, então nem perco tempo tentando me orientar por ali. melhor seguir as dicas esparsas, como essa lista do Márcio (valeu!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho estoque pequeno de bordeaux ainda, mas os grand crus ja nao me pegam mais, e tambem ficarei de olho em dicas eventuais, por que nao? Em relacao a cabeca de mulher... sera que quando homem vira trans tambem complica as coisas?

      Excluir