Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

CEPPARELLO PARLE FRANÇAIS

 

O piemontês, Paolo De Marchi, cansou de ganhar dinheiro na Toscana e concordou em vender a “Isole e Olena” para a francesa “EPI”.


Nem todos sabem que, em 2017, o grupo familiar “EPI”, administrado por Chistofer Descours, já havia se aventurado nas terras de Dante adquirindo a Biondi Santi, um dos maiores ícones da viticultura italiana.

Se Chistofer Descours continuar “invadindo” as colinas toscanas e alcançar a Maremma, brevemente, poderemos beber vinhos bordaleses, produzidos na Itália por enólogos franceses.


É a globalização chegando às vinhas......

Mas voltemos aos De Marchi

O pai e tio de Paolo, advogados em Biella (cidade piemontesa), eram representantes e distribuidores dos relógios Omega para a região


Certo dia, alguns empreendedores da cidade nomearam, os De Marchi, administradores da massa falida de uma propriedade agrícola, na Toscana, da qual eram credores.

O pai de Paolo De Marchi se encantou com a propriedade, em San Donato del Poggio, vendeu sua parte na sociedade dos relógios Omega e comprou, por preço de banana, as terras localizadas na região do “Chianti Classico”.

Nascia, em 1956, a “Isole e Olena”.


Paolo De Marchi, que de bobo nada tem, já nos anos 1970, depois de ter alugado todas as canetas de vida fácil à disposição no mercado, despontava no cenário vinícola toscano como um dos mais famosos produtores de “Supertuscans” e seu “Cepparello”, um Chianti, milagrosamente, 100% Sangiovese, conquistava Parker, o mercado americano e até os paladares dos enófilos brasileiros.


A francesa EPI não sentirá saudades de casa: nas vinhas, de sua nova propriedade toscana, encontrará uvas Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Syrah que, após vinificadas, custam tanto quanto, ou mais até, do que os primos franceses (Chardonnay 45/60 – Cabernet Sauvignon 70/85 – Syrah – 50/60 Euros)

Como todo bom negociante, De Marchi, recuperou, com folga, o investimento de 1956 (dizem, as longas línguas, que a transação girou em torno de 50 milhões de Euros), afivelou as malas e se mandou para a “Proprietà Sperino”, em Lessona onde o filho produz o vinho homônimo.



No “Alto Piemonte”, além de Lessona, se produz Bramaterra, Gattinara, Boca, Ghemme, Fara, Sizzano, Erbaluce, Colline Novaresi, Valli Ossolane, Coste della Sesia.

A região é pouco conhecida, não possui o charme” da Toscana e os vinhos, ali produzidos, raramente embarcam para o exterior, e não propiciam lucros astronômicos similares aos do “Cepparello”.


 Ótimas garrafas de Lessona, Gattinara, Boca, Ghemme, Bramaterra etc. são encontradas por 15/30 Euros e os De Marchi não conseguirão, mais uma vez, meter a mão no bolso dos consumidores nem comprando todas as canetas de vida fácil do planeta.

Os De Marchi, todavia, continuam tentando......

Na região, dominada pela grande uva “Nebbiolo”, plantaram a Cabernet Sauvignon e com ela produzem o “L Franc Rosso” que é vendido, pasmem, por insanos 90/130 Euros.


‘L Franc 2010 – Proprietà Sperino

128.00

Os De Marchi, por suas raras características predatórias, poderiam, tranquilamente e também, produzir vinhos no Brasil.

Bacco

   


Um comentário:

  1. Homem que acorda e veste uma gravata borboleta é dono de uma autoestima que inveja Narciso

    ResponderExcluir