Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 2 de agosto de 2022

COMPOSTELA

 


No final de junho, aproveitando um período de férias, fiz uma curta viagem à região espanhola da Galícia, ou Galiza. Espanhola, “ma non troppo”: a Galícia compartilha laços históricos, geográficos e linguísticos com Portugal e o galego é mais próximo do português do Brasil do que o português europeu.

No mundo dos vinhos, também: é evidente que o curso do rio Minho não faz, de imediato, com que as uvas plantadas no norte português sejam totalmente diferentes daquelas do território galego.


Então, tome mais Alvarinho, Trajadura, Loureiro, Mencía (Jaen), Sousão e Espadeiro – mas também Godello, Torrontés e Brancellao, que talvez existam em Portugal, mas em quantidades menores.

Sem que a logística me permitisse viajar a Tuí e a Finisterra, passei uma tarde em Vigo.


Para além da linda orla da baía (ría de Vigo), a cidade antiga é um passeio interessante e o centro tem belos prédios art déco.

Depois disso, peguei o trem para Santiago de Compostela – não, não fui caminhando.....

Em Santiago de Compostela, além da imponente catedral e do centro histórico, fui surpreendido por belos e tranquilos parques públicos, como o Parque de Vista Alegre (nos arredores de um dos campi da universidade local, mais longe do centro) e o Parque da Alameda, na região central – e que, em plena tarde de sexta-feira, não estava lotado de turistas.


Muito já se escreveu sobre as capelas e igrejas de Compostela, então não vou chover no molhado.

Apenas recomendo que conheça as que encontrar, pois são todas lindas.


Ao invés disso, vou recomendar alguns bons endereços para comer e beber na cidade.

*

Mesón do Pulpo

“Vai a Santiago de Compostela? Coma polvo sempre que possível. O Mesón do Pulpo é simples, mas curtimos”.

Com essas palavras, o amigo Leonardo me garantiu que no Mesón do Pulpo havia um polvo à feira (conhecido, fora da região, como polvo à galega) espetacular.


Ao fazer o check-in, na pousada PR Tambre, perguntei à Eva, recepcionista da casa, se poderia me indicar onde comer um bom polvo à feira.

E ela, de cara, endossou a sugestão do Leo – com a observação de que, perto da pousada e mais distante do centro, o Mesón do Pulpo oferecia porções maiores e preços menores do que os da zona turística de Santiago de Compostela.

Às oito e meia da tarde (naqueles dias, a claridade se mantinha até depois das 22h), adentrei o Mesón do Pulpo e pedi pão, meia porção de polvo à feira e um jarro pequeno do “Ribeiro da Casa”. E o que posso dizer?


 Perfeito!

Depois de aprovar, com louvor, o polvo à feira, ordenei uma porção de xurelos (carapaus).


E estavam igualmente deliciosos...

Ao final, a conta bateu em 19,85 euros, muito bem empregados – tão bem que fui até os fundos do restaurante, onde fica a cozinha, e parabenizei as senhoras que prepararam tão saborosos frutos do mar.

Mesón do Pulpo

Rua de Vista Alegre, 57 – Santiago de Compostela

Aceita cartões, fecha às segundas-feiras

(Essa é uma foto de Santiago de Compostela às 21h51 daquele dia, saindo da Mesón do Pulpo)

*

Vinoteca Cervantes


O anoitecer estava tão agradável que, depois de forrar o estômago, resolvi, sem rumo definido, dar mais uma volta no centro histórico de Santiago de Compostela.

Entre os pórticos da praça da Catedral, acompanhei alguns animados músicos, admirei a arquitetura, senti as boas vibrações da cidade e concluí que valia a pena beber mais uma taça antes de voltar à pensão.


Ao checar no celular as imediações de onde estava, vi que a poucos metros ficava a Vinoteca Cervantes, e resolvi visitá-la.

E foi uma boa ideia:  lá, me aguardava uma seleção de cerca de uma dúzia de vinhos em taça – quase todos locais, a menos de 3 euros e acompanhados das tradicionais tapas espanholas.


Depois de uma taça do branco do produtor Eduardo Bravo (corte de Albariño, Torrontés e Treixadura) e outra de ”Mara Martin Godello” da vinícola Martin Códax – ambos ótimos –, posso recomendar a Vinoteca Cervantes para um aperitivo ou, como no meu caso, uma saideira.

Vinoteca Cervantes

Rua da Acibechería, 13 – Santiago de Compostela

Aceita cartões, fecha às terças-feiras

*

Petiscos do Cardeal



No dia seguinte, antes de deixar Santiago de Compostela, resolvi seguir a dica do Leo de comer polvo “sempre que possível” e procurei outro lugar que o servisse.

Desta vez, minha escolha recaiu sobre a Petiscos do Cardeal, na Rua do Franco, um dos endereços mais movimentados da cidade. Longe de estar lotado, o restaurante me pareceu boa opção para um almoço de polvo e tapas – e foi mesmo.

 Lá, provei mais um branco que merece ser recomendado: o Godello da vinícola Celdina.


Apesar do bom vinho e a variedade de tapas, valerem a recomendação, da Petiscos do Cardeal, o da Mesón do Pulpo segue sendo minha referência em polvo – mais saboroso, mais barato e em porção ligeiramente maior.

Petiscos do Cardeal

Rua do Franco, 10 – Santiago de Compostela

Aceita cartões, fecha às quartas-feiras

http://petiscosdocardeal.com/

Já tendo passeado bastante, mas ainda com tempo, antes de pegar o Flixbus de retorno ao Porto, resolvi buscar mais um bar de vinhos, mas isso fica para a próxima parte da matéria.


 

9 comentários:

  1. Vai se ferrar, Ze. Estou aqui trabalhando e sou ''obrigado'' a ler isso. Deus me odeia. Poe alguma coisa ai sobre a Nancy visitando Tawain para voltar a realidade, ou os cornos apoiando o Bolsonero na internet para eu me sentir menos miseravel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava no meio do texto com a mesma revolta, querendo por para fora, ainda bem que você se manifestou. Por aqui ficamos vendo nosso povo entrar em colapso e bebericando um chalise.

      Excluir
  2. Uma hora de carro ou 40 minutos de trem de Santiago fica Ourense, que agora no mês de agosto tem um festival de polvos onde você come no pão, com fritas, a feira, com páprica, grelhados, assados, cozidos...tem para todos os gostos e taxas de ácido úrico!!! Kkkk

    ResponderExcluir
  3. 5 caminos a pé e muita pesquisa de vinhos .. Pulpo e queso...terra ótima

    ResponderExcluir
  4. 5 caminos e 1 em Ano Santo. Tô perdoado. 🍀🍷🙏

    ResponderExcluir
  5. Censor Petralha do cacete!
    Por que vc não censurou o primeiro comentário onde postan "cornos apoiando Bolsonaro"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui ninguém censura a não ser: xingar a mãe, xingar o pai e falar de pólitica . Cornos são bem vindos, sempre. Se o seu foi censurado infringiu uma dos 3 dogmas

      Excluir