Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

TIMORASSO DE GAFIEIRA

 


Sabe quando uma grande uva, após décadas de esquecimento e abandono, é “redescoberta”, reencontra o sucesso, seus vinhos são classificados entre os melhores da Itália, galgam os degraus da fama e nada parece impedir sua ascensão?

Pois é, esta uva existe e atende pelo nome de “Timorasso”.



Um pouco de história....

A Timorasso já era largamente conhecida e vinificada já no século XI e disputava, com outras uvas brancas, a preferência dos piemonteses.

A decadência e quase abandono ocorreu no final do século XIX com o advento da filoxera.


Depois da praga, a Timorasso, muito sensível, complicada e de baixa produtividade, foi praticamente abandonada pelos viticultores piemonteses que dirigiram suas atenções para a mais dócil e produtiva Cortese.

O tempo passou e somente um 1987, Walter Massa, um atento e perspicaz viticultor “redescobriu” o enorme potencial da Timorasso.




Massa e outros clarividentes produtores, investiu na Timorasso e a partir de 2005, os frutos do esforço já eram evidentes, palpáveis, compensadores: O vinho “Timorasso” deixava os confins da província de Alessandria e conquistava as taças dos bares, restaurantes e enotecas italianas.

Em minha constante busca do vinho bom, raro e barato, em meado dos anos 1990, seguindo os conselhos de um jornalista italiano, especializado e tão fuçador quanto eu, fui a caça dos melhores Timorasso



Dezenas etiquetas depois (havia pouco mais de 20 produtores), me convenci que os Timorasso de Walter Massa, Claudio Mariotto, Giovanni Daglio, La Colombera e Giacomo Boveri eram os melhores e que não seria necessário alargar minhas compras.


O “…não seria necessário alargas minhas compras…. ” não excluía total e definitivamente todos os outros produtores, mas os viticultores, acimas mencionados, eram os que regularmente frequentavam minhas taças.

O Timorasso, é preciso dizer, não é um primor de elegância, fineza, leveza, delicadeza.



O Timorasso é um vinho de grande corpo, robusto, estruturado, importante e pede comida: O Timorasso, com seus declarados 14.5º/15º, não é exatamente um vinho para aperitivo.

Acompanha regiamente peixes, frutos do mar, massas, risotti e até carnes brancas.

Lembram da canção “Piston de Gafieira” de Billy Blanco?

https://www.youtube.com/watch?v=Ul8LPH4xXws

“...tudo vai bem, mas, eis, porém que de repente um pé subiu e alguém de cara foi ao chão.....”

Pois é....não encontrei nada melhor, do que a letra de Billy Blanco, para descrever o que aconteceu com o Timorasso que deu com a cara no chão quando mudou de nome e adotou idioma e preços franceses.



Continua....

Bacco

 

3 comentários:

  1. Salvo engano esta uva é usada para elaboração de grapas. E estão afrancesando a italiana? Não é novidade, os piemonteses e a Casa de Savoia costumam recorrer a este expediente em tempos de crise. Bela matéria, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Na Itália, todas as vinicolas são obrigadas, por lei, a entregar os bagaços, das uvas vinificadas, às destilarias para a produção de grappa ou outra aguardente . Há grappa de todas as uvas e de todas as denominações: Barolo, Brunello, Arneis, Amarone etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela informação. Não sabia da previsão legal, apesar de ter notado a variedade.

      Excluir