Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

LEI QUASE SECA

 


O que mais se temia, na França, Espanha, Portugal., Itália e em outros países vinícolas, acaba de acontecer: Nasce, na Europa, um novo proibicionismo que condena, sem alguma distinção, o álcool e os produtos alcoólicos.

Destilados, como whisky, cachaça, rum, vodca etc. entram na mesma panela, dos fermentados, cerveja e vinho no juízo do consumo.



Tanto faz beber uma taça de tinto ou uma de vodca.... a "condenação" é a mesma.

O documento da OMS propõe uma redução de, pelo menos, 10% no consumo, per capita, de bebidas alcoólicas já em 2025.

A estratégia prevê, entre outras, o aumento da taxação, proibição da publicidade, promoção ou qualquer estratégia de marketing e a obrigação de estampar o “Health Warning” na etiqueta.


As garrafas de vinho, em suma, imitarão os maços de cigarro.

A medida cai como uma bomba sobre o mundo do vinho que prevê um significativo aumento dos preços e uma verdadeira catástrofe no consumo.

A “UIV” (Unione Italiana Vini) afirma “..... a história provou que o proibicionismo nunca foi a solução para combater o alcoolismo e atacar o vinho, que há séculos faz parte da “dieta mediterrânea”, é um tiro mortal para um segmento que fatura 7 bilhões de Euros com a exportação e emprega 1,2 milhões de pessoas”.



A “UIV” se mostra pessimista com o futuro dos viticultores e declara: “…é preciso preservar um dos bastiões do “Made in Italy” e os milhares de viticultores, os verdadeiros guardiões do território e de uma cultura milenar parte integrante de nosso país “.

O enófilo brasileiro, como de costume, deverá aumentar o estoque de KY na hora de comprar vinhos europeus ou reforçar as doses de Imosec caso pretenda render-se aos quase-vinhos nacionais.



Dionísio

4 comentários:

  1. Se a moda pega, nossas prateleiras estarão cheias de FakeVinhos. Surreal: https://www.instagram.com/p/Ci3qS6PDmdL/

    ResponderExcluir
  2. nunca bebi, mas ja comi uma Lorena

    ResponderExcluir
  3. Na Europa, sem o gás russo, os troncos de videira, sobreiros e oliveiras vão queimar nos fogões!
    Aí, os vinhos tupiniquins vão reinar!

    ResponderExcluir
  4. Drogas pode tudo, claro!

    ResponderExcluir