Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

COM A PALAVRA, O PREDADOR

 


A matéria, “Apocalypse…. Not Now”, que escrevi dias atrás, recebeu um número considerável de comentários em sua maioria alertando para as poucas esperanças de que, no Brasil, a situação do enófilo melhore.

Uma das críticas, feitas pela matéria, era direcionada à Evino, grande varejista virtual que, recentemente, comprou a importadora “Grand Cru” e nivelou por cima (claro...) seus preços.


Na mesma semana da publicação e por um feliz acaso, um leitor assíduo de B&B recebeu um questionário, da “Evino”, onde a predadora pedia sua opinião sobre a qualidade de seus serviços.

O leitor não se fez de rogado e desceu a lenha na política de preços da importadora.


O leitor nos enviou o e-mail onde a “Evino” responde e tenta justificar os preços escorchantes por ela praticados.

De cara, é fácil perceber que se trata de uma resposta padronizada, pronta, requentada, redigida no ano passado e jamais atualizada.

A “Evino” nem dá bola para o calendário e fala em “março desse ano” como se ainda estivéssemos em 2021.

 Segundo a “Evino”, a pandemia é culpada por tudo e mais uma vez exalta o aumento do consumo de vinho durante a peste chinesa.


A picaretagem do “aumento do consumo” já foi desmentida, por Dionísio, na matéria “Cerveja x Vinho”:

https://baccoebocca-us.blogspot.com/2022/05/cerveja-x-vinho.html

Leia a desfaçatez da predadora “Evino” e, se quiser, deixe sua análise (ou sua bronca) nos comentários.

*


Na medida em que o isolamento social se intensificou, o consumidor passou a descobrir o lazer (e o prazer) dentro de casa.

 Hábitos como cozinhar e com um consumo mais intimista do vinho, vem ganhando espaço na preferência dos brasileiros.

Em contrapartida, estamos vivenciando um cenário de alta cambial, e este tem sido um dos principais obstáculos para colocarmos vinho na taça do brasileiro, isso porque a maioria dos rótulos que vendemos são importados da Europa.

O euro, por exemplo, sofreu aumento de 47% desde o fim de 2019, a partir de Ago/2020 o câmbio acelerou ainda mais, e em março deste ano (2021) já chegou a atingir o pico de R$6,89.

Desde então, decidimos absorver por um tempo quase a totalidade desse custo, impactando o menos possível o poder de compra dos nossos clientes, mas neste momento, pela saúde do negócio, tivemos que repassar uma parcela.

Seguimos ainda com a missão de descomplicar a bebida, buscando oferecer sempre a melhor relação custo-benefício e trazendo muitas novidades e promoções.

Contamos com a sua compreensão.

Evino

16 comentários:

  1. Que saudades da antiga Cellar. Éramos felizes e não sabíamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li somente agora e respondo com atraso. De fato, perdemos a única importadora que efetivamente procurava vinhos de ótima qualidade, descartando grifes, e o fazia por preços adequados e justos. A nova Cellar é decepcionante. Traz vinhos de entrada e os vende por preços abusivos.

      Excluir
  2. A melhor resposta é não comprar. Mas certamente alguém está comprando.

    ResponderExcluir
  3. Antes do lubrificante (contrapartida) entrar em cena, a introdução mais parecia um romance sobre o vinho..” lazer, prazer, cozinhar, intimista”. Beber vinho é muito poético, o brasileiro tem que compreender isso

    ResponderExcluir
  4. Não há explicação para vinhos de 5 euros custaram 110 reais, vinhos de 15 euros custarem 380 reais e por aí vai. Lembrando ainda que o salário do brasileiro é menor, bota menor, que o do europeu. Eu bebo vinhos há mais de 50 anos. Comecei recentemente a "apreciar cerveja e algum bom destilado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que estes 5 euros são cobrados no mercado, na vinícola é menos ainda. Tenho sorte de não estar tão distante do Paraguai.

      Excluir
    2. Colega de peso. Deve ter algum amparo da indústria cervejeira brasileira patrocinando a salvaguarda do vinho nacional. Nossa indústria vinícola é irrelevante e muito ruim para sozinha justificar essa proteção tributária de importação de vinhos

      Excluir
    3. Na verdade há, predação tupiniquim com margem de lucro exorbitante e enotrouxas por todo lado. Isso somado ao bestificado ritual enopoético criado pelo brasileiro

      Excluir
  5. Alguém pode dizer qual o custo de implementação de uma vinícola no Brasil?
    Compra das terras, compras das mudas, plantio, acompanhamento da vindima, implementos agrícolas, construção dos prédios, compra de tanques de aço inox, barrícas de carvalho, equipamentos de engarrafamento e rotulagem, tempo de adega, propaganda, impostos, distribuição e por fim um lucro nisso tudo para amortizar o investimento, que não é cessante!
    Vocês, que reclamam dos preços, montem uma vinícola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor seria uma importadora pois os vinhos feitos fora sao bem melhores que os vinhos brasucas. Beeeeemmmmmm melhores.

      Excluir
    2. E só fazer uma pesquisa, de 15 minutos, no Google, que todos os custos, para a impantação de uma vinícola, podem ser verificados. Gostaria aproveitar de seus conhecimentos, no setor, para que nos apresentasse os custos da implantação de uma vinícola, por exemplo, em Monforte , Verduno , Montalcino, Negrar ou outra cidade italiana e, se possível explicar o "milagre" dos preços dos vinhos europeus que , mesmo sendo muito melhores, custam menos da metade dos nacionais. Aguardamos , com muita ansiedade e interesse, sua resposta

      Excluir
    3. Parece que todos estes custos que voce menciona não existem nos outros países. Você não deve ser um consumidor, voce deve estar dentro da mamata predatória das vinícolas Brasileiras, que vendem vinhos terríveis a preço de grandes ícones internacionais , e nem se compara com os vinhos de mesa da Italia, Franca, Espanha, Portugal, etc.
      O problema eh que no Brasil, pessoas querem enriquecer fácil, rápido, e o consumidor tem que pagar pela aventura , e recebe em troca um produto péssimo. Se a conta não fecha, vá vender outra coisa, ou importar vinho, mas não venha defender essa indústria predatória, que agora sabemos, nem salário paga.

      Excluir
  6. Ao anonimo ignorante lhe respondo!
    Temos uma producao terceirizada com um enologo que nos entrega vinhos honestos, melhor que a maioria dos desmiolados e verruguianos por 35 reais a botella. Esse ano, safra 2022 com os au.entos dos insumos passou para 40 bozos. Um preço justo, na minha opiniao. Agora os 200, 300, 500 e por aí aci.a...é cois pra otário. Gostou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 40 é o custo ou preço de venda?
      Se for custo, qual o preço de venda?

      Excluir
  7. Essa é a imagem que plantam aqui, os donos de vinícolas são verdadeiros heróis, dignos de merecerem estar nos filmes da Marvel. O pior é que muita gente acredita. Tem o Super Miolo, o Capitão Battu, o Bat Valduga, e por aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heróis da ganância, como se o alto custo inicial de qualquer novo empreendimento fosse motivo pra punir o consumidor final. E capricham na punição viu, com a qualidade do quase vinho e seu preço

      Excluir