Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

PIEDIROSSO


A Campânia, soube exportar, com incrível sucesso e como nenhuma outra região italiana, sua música, folclore, cozinha e turismo.
 

“O Sole Mio” em seus quase 200 anos de existência foi interpretado por mais de 50 cantores, entre eles, Elvis Presley, Frank Sinatra, Luciano Pavarotti, Enrico Caruso, Tony Bennet e continua sendo umas das canções mais conhecida do mundo.
 

A Costiera Amalfitana, Capri, Ischia, Pompei, Napoli, Sorrento são metas turísticas cobiçadas e desejadas por todos nós.
 
 

A Pizza napolitana, um dos pratos mais simples e saborosos do mundo, conquistou paladares em todos os continentes e hoje em qualquer biboca do planeta é possível encontrar uma ou mais pizzarias.

 

Grande região, grandes atrativos.

Mas......os vinhos?

A Campânia nunca conseguiu grandes sucessos com suas garrafas e poucos são aqueles que conhecem o Taurasi, Fiano d’Avellino, Greco di Tufo, Falanghina del Sannio, Lacryma Crhisti.

Se continuarmos mencionando os menos populares, então.....
 

Em Santa Margherita o clima ameno estimula o consumo de vinhos brancos, mas o inverno deste ano, particularmente rígido, me levou para taças de tinto.

Os vinhos tintos que eu bebo nos bares nunca são aqueles importantes, excepcionais, estruturados, complexos como Barolo, Barbaresco, Amarone, Brunello etc., sempre privilegio vinhos leves, fáceis de beber, honestos e …baratos.
 

“Você quer provar um Piedirosso”.

Marco, proprietário do wine bar “Sun Flower, respondia, assim, à minha indagação sobre o que beber naquela tarde gelada.

Tentando ser irônico perguntei: “O Piedirosso” (pés-vermelho) é um vinho produzido em alguma aldeia Sioux”.

Marco, pacientemente, respondeu que a “Piedirosso” era uma casta autóctones da Campânia e que o “Agnanum Sabbia Vulcanica”, que ele me propusera, nascia nas terras vulcânicas do parque natural de Astroni nas proximidades de Napoli.
 

A pequena vinícola “Agnanum”, do viticultor, Raffaele Moccia, possui apenas 4 hectares nas colinas do parque Astroni, mas Moccia, com obstinação e cuidados extremos, consegue extrair daquelas incríveis areias vulcânicas vinhos excepcionais.

O “Agnanum Sabbia Vulcanica”. Que estava degustando, era exatamente o vinho que precisava para aquela ocasião.

Sua delicada cor rubi, seus aromas florais e de especiarias, um incrível frescor e grande facilidade para se beber me “obriga” a classificar o “Agnanum Sabbia Vulcanica” um dos vinhos mais interessantes e originais que bebi nos últimos tempos.

Seus 12º de álcool não cansam e a cada rotação da taça aparecem novas emoções.

O preço? 10/12 Euros.

Confiram

Bacco

 

 

 

 

 

5 comentários:

  1. gostei de todos os (poucos) vinhos de áreas vulcânicas que provei, como os Etna rosso e bianco e o Taurasi. pela sua descrição do Piedirosso (e pelos 12% de álcool), ele tem jeito de ser bem diferente, mas igualmente interessante. vou procurar.

    ResponderExcluir
  2. É interessante , barato e está na mesma linha do Susumaniello, Pelaverga,Grignolino .....

    ResponderExcluir
  3. Provei recentemente um "Aglianico del Vulture Il Sigillo" e gostei bastante. Produzido pela "Cantine del Notaio".

    ResponderExcluir
  4. ....mesmo sendo um vinho da Basilicata, me parece que tenha muito em comum com os vinhos da Campania, dada a proximidade.

    ResponderExcluir
  5. Na Campânia há o Taurasi que é vinificado com Aglianico. Apesar de distarem pouco mais de 60 km as duas denominações são diferentes, mas em comum há a grande qualidades

    ResponderExcluir