Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

FAÇA O QUE DIGO, MAS.......

 

A pandemia provocou mudanças de comportamentos, costumes, hábitos e “feriu”, seriamente, inúmeros setores.


Transportes aéreos, turismo, restaurantes, bares, são algumas atividades que penaram e estão penando muito.

Cada qual se vira, como pode, para poder ganhar algum dinheiro, mesmo recorrendo a expedientes não exatamente recomendáveis.

 Percorrendo as redes sociais me dei conta que está em marcha uma verdadeira avalanche de propagandas, ofertas, cursos, lives, etc. sobre vinhos e gastronomia.

Chefes (quebrados?), sommeliers (na pior?), importadoras, produtores nacionais, divulgadores, influenciadores etc. recorrem sempre mais e mais à web e a poluem sem piedade: É quase impossível contar quantas propagandas de cursos “grátis” sobre “aprender a conhecer e degustar vinhos” ou “aprenda a cozinhar com....... “ (escolha o nome do chefe que quiser)

Na gastronomia não há apenas centenas de “Remy-Ratatouille”” que buscam notoriedade, “revelando” receitas exclusivas de arroz e feijão, há até um peso pesado e tatuado que parece ter perdido o “DOM” de cozinhar com caldo Knorr e busca, na rede, reviver o fulgor do passado atacando os paladares tupiniquins com “descobertas” gastronômicas no cerrado.

Quem com Knorr fere é ferrado com baunilha do cerrado?

Se para os gourmets a web virou um pesadelo repletos de “chefs” de fundo de quintal, os enófilos sofrem tanto quanto, ou mais, com o aparecimento de centenas de “professores” e ridículos cursos de vinho.

Desastres e mais desastres.

Centenas de cursos picaretas, que surgiram em todos os cantos e recantos do país, devem ter fechado as portas e para meu desespero e de muitos outros enófilos, se mandaram, de rolhas, garrafas e saca-rolhas, para a web.

Verdadeiro circo dos horrores, onde sommerdiers-charlatões tentam faturar algum iludindo os ingênuos (qualquer semelhança com pastores picaretas e milagreiros não é pura coincidência).

Até grandes nomes das taças nacionais parecem estar matando cachorro a grito

Nas redes sociais há um verdadeiro tsunami de cursos “gratuitos” onde os “professores” faturam, descaradamente, degustando, comentando e, como de praxe, exaltando e indicando vinhos dos patrocinadore$.

Há o exemplo de um figurão, o mais querido dos abonados e outrora frequentadores das caras taças do Fasano, que há muito já abandonou quaisquer resquícios de pudor e está se dedicando, descaradamente, ao faturamento “venha de onde vier”


O nome? Beato Tropeço Adams

Profissão? Escalador de cruzeiros medievais e sommerdier especializado em descobrir, nas garrafas de vinho, aromas de peixe de rio, sabor de mel de estrebaria, geleias e licores de frutas em meio fumaça de charuto num fim de tarde ao lado de um estábulo, ouriço do mar e outras pérolas (de estrebaria?)


Durante a pandemia, que provocou a escassez de mordomias, o nosso sommerdiers-mor, percebendo claros sinais de que os áureos tempos, das gordas propinas, já não existem, está tentando, desesperadamente, fechar as contas.

Acostumado, pelos clientes abonados, a degustar caríssimas garrafas, deixou os luxuosos salões paulistanos e foi buscar um “incentivo” nos cupinzeiros dos “pireneus goianos” degustando um vinho “tremenda bosta” e classificá-lo: “aberração-de-tão-bom”

Dos Pinot Noir da Borgonha para os vinhos do cerrado goiano......decadência total.


Aliás, parece que o cerrado é o novo eldorado dos ex ídolos dos abonados paulistanos: Atala-Atolado e Beato-Tropeço.

Cutucar onça semimorta não é nenhuma ação da qual me orgulhe, mas um dos mais sádicos leitores de B&B me enviou um vídeo, do Beato-Salu-Tropeço.

O vídeo é tão patético que não pode passar “incólume” e deve ser comentado no B&B.

É preciso voltar no tempo, mais exatamente em 2012, para poder entender a rigidez profissional que sempre norteou nosso escalador de cruzeiros da Borgonha.

Em uma das centenas de “vídeos- entrevistas-puxa-saco”, o entrevistador pergunta, ao escalador de cruzeiros medievais: “Existe um assédio das importadoras entorno do sommelier? ”  Beato Tropeço, com ar angelical   e transpirando a pureza de uma vestal, afirma que há, sim, por parte dos empresários um a$$edio, mas que é preciso bravamente resistir e conclui:

 ” ... costumo dizer pros sommeliers, pros jovens, que a credibilidade e o patrimônio maior que ele tem (sic) e que vai ganhar muito mais lá na frente....”

A cara de pau de nosso personagem é tão descarada e tão insultuosa que precisei recorrer ao Plasil.

Todos sabem, até os monges tibetanos, que os encarregados de elaborar cartas de restaurantes famosos ganham incentivo$ polpudos, as vezes mais polpudos do que o próprio salário, de importadoras e produtores.

Tentar parecer uma virgem da zona e difícil, ridículo, falso.

O melhor, para derrubar a “pureza” de nossa eno-vestal, que recomendava “credibilidade” aos jovens, está no vídeo que recebi.

 O nosso paladino, da eno-anticorrupção, faz exatamente o contrário de sua prédica moralista e divulga, descaradamente, um espumante da importadora “Clarets”

Veja: 

https://www.youtube.com/watch?v=0gIwVwgZBlE

Beato, nas vestes da “virgem na zona”, vagueia com desenvoltura pelo eno-puteiro das importadoras nacionais e cheio de “credibilidade” indica aos consumidores, mas sem interesse algum, um Cava importado pela Clarets.

Um exemplo típico de: Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Mais uma coisa: Um dos mais badalado sommerdier do Brasil afirma, entre outras muitas besteiras, que o espumante espanhol é ”....um vinho feito na região de Cava, o conceito Cava significa que....”.

Beato “faça o que eu digo, mas não faça o que faço”, nunca vi tamanho despreparo e idiotice em um só sommelier; CAVA não é região nem conceito, CAVA é DENOMINAÇÃO DE ORIGEM”.



Dionísio

6 comentários:

  1. Isso é só a ponta do iceberg! Olha essa treta aqui! O melhor são os comentários de quem defende:

    https://www.instagram.com/p/CKeUs_Vr520/?hl=pt-br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que treta fantástica. O Sommelier que fica ensinando os idiotas a fazer sabragem brigando com o capachão mor do vinho nacional. Chips de madeira no vinho agora tem o nome "Carvalho Alternativo". Eu acho que a videira chora é de desgosto. É de fazer sabragem com o rabo, pqp.

      Excluir
  2. Eles estão entre nós....
    Vinho nordestino assume maioridade com indicação de procedência geográfica

    https://www.moneytimes.com.br/vinho-nordestino-assume-maioridade-com-indicacao-geografica/amp/

    ResponderExcluir
  3. Já, já será pemiado com medalha de ouro em um dos milhares de concursos picaretas espalhados pelo planeta

    ResponderExcluir
  4. E o que acham do Ronnie Von falando sobre vinhos?
    https://www.youtube.com/watch?v=KWvK46JFfEw

    ResponderExcluir
  5. Era um cantor medíocre e lmitado. Continua sendo a mesma coisa, quando fala de vinhos: Limitado e mediocre. A da garrafa deitada e da rolha é uma cagada, a do vinho rosé uma cagada de elefante, a do bacalhau em Portugal um insulto aos portugueses. Mentiroso...nunca fez curso de enologia. Ronaldo Nogueira , você mostrou seus Cristal? ótimo ,mas pare de bancar o "enólogo"

    ResponderExcluir