Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 29 de junho de 2020

SALVAGUARDAS AGAIN



Ou seria mais correto escrever “Salva-Rabos”?

Mais uma vez os predadores gaúchos, com lágrimas aos olhos, pedem ao governo salvaguardas para poder enfrentar a predatória concorrência dos vinhos importados.

As lágrimas de crocodilo são falsas, os argumentos ridículos e a preocupação, com a sorte dos pequenos produtores de uvas, refletem uma desonestidade intelectual digna de um Oscar, se houvesse, para o cinismo.  

Os nosso bravos e abnegados predadores vinícolas preocupados com as famílias dos pequenos produtores?

Desde quando?

O que interessa, para eles, é faturamento alto, dinheiro no bolso e o resto, produtores de uva, trabalhadores do campo, qualidade, preços razoáveis, consumidores etc. que se f.......

Os outros predadores do setor, os importadores, também levantam suas bandeiras, vestem suas cuecas de lata e partem à luta.

Quem é paladino dos importadores?

 
“The-Tip-Man” , também conhecido pela alcunha :Bilu-Didu-Teteia.

O Tip-Man, em troca de uma boca-livre ou um dinheirinho, abraça qualquer causa, de qualquer vinho, seja ele importado, falsificado, nacional, extraterrestre.....

Já julgou os vinhos do Dani-Elle superiores aos da Borgonha, mas, agora, a voz do novo patrão, Mistral, falou mai$ alto.

Nosso Tip-Man, impávido, destemido e ousado chama de imbecis os predadores gaúchos.

 
Grande, corajoso, destemido, nosso Tip-Man na luta contra as salvaguardas.

Até quando?

Até o dia em que uma Miolo, Carraro, Geisse, Valduga, Salton etc. da vida, lhe repassem alguma grana.

Eu, na minha modesta e insignificante opinião, quero que os predadores do vinho, que (des)mandam no mercado brasileiro, se autodevorem e parem de encher nosso saco e esvaziar nossos bolsos.

Vinhos caros, de qualidade mais que duvidosa, salvaguardados?

Para que?

Para poder continuar a praticar preços escorchantes, irreais e vergonhosos por garrafas que não valem 1/5 do que custam.

Salvaguardas para continuar vendendo “Sesmarias” por R$ 890, “Singular Nebbiolo” por R$ 375, “Cave Geisse Vintage Nature por R$ 550, Maria Valduga por R$ 190?

 Deveriam ter vergonha e começar a vender vinhos brasileiros por preços brasileiros.

  

 
« Effervescence soutenue et fine, un nez de poire, une bouche de pêche vive et charnue »
à partir de 43,90 €

 

Quero que alguém me convença qual a lógica em gastar R$ 84,90, para comprar o “Dadivas Chardonnay” da Lídio Carraro, quando posso beber melhor e gastar a metade (R$ 38,90), comprando uma garrafa de “Chardonnay Cosecha” da Tarapacá.

Faça como eu: há anos não compro vinhos nacionais e somente tento bebê-los quando me oferecem gratuitamente.

Salvaguardas?

Vão à merda

Dionísio.

9 comentários:

  1. Estava a toa na vida, meu amor me falou, para de pesquisar sobre vinho vagabundo, o dinheiro acabou.

    O maior saite americano de vendas de vinho online possui 2 vinhos bananicos a venda. 2. Dois.

    Quando vao aprender que vinho do pais do Pocketmyth nao pode competir nem dopado com Chile/Argentina/uruguay... imagina contra Europa (vou incluir Albania e Romania nessa para piorar a media).

    Eca.

    ResponderExcluir
  2. 15 anos e a conversa fiada continua a mesma. Eles conseguem me afastar cada vez mais do vinho nacional, primeiro pelo preço, depois pela conversa fiada. E Mistral defendendo preços justos é piada né! Atualmente é a pior importadora em termos de preços.

    saudações,

    Alexandre.

    ResponderExcluir
  3. Sempre foi e quando resolve baixar os preços para limpar o estoque empurra ao consumidor vinhos que já deixaram para tráz o Cabo da Boa Esperança.

    ResponderExcluir
  4. Voltando a este site, que tanto ajudou na minha formação crítica sobre vinhos. Ultimamente andava lendo pouco sobre vinhos, mas resolvi voltar às minhas pesquisa e, obviamente, fui pesquisar meu site preferido e o encontrei novamente!
    Nos últimos anos andei comprando meus vinhos no Paraguai, quando ia visitar minha família no Paraná. As adegas em Cidade de Leste e Salto del Guairá melhoraram muito. Mas com essa Pandemia, não sei quando vou para lá novamente.
    Como moro longe dos grandes centro e minha adega "è vuota", vou ter que me socorrer dos sites de vinhos. E não é que estão com promoções!!! Meu maior problema era o frete, mas vários estão com frete grátis.
    O problema é fazer a escolha adequada. Andei vendo na Grand Cru e Mistral. Procuro correr daquelas vinícolas que fazem vinho em várias regiões diferentes (Ex. Zonin). Procurei referências aqui no Bacco e Bocca. Achar vinhos de bom custo benefício no Brasil, na faixa de até R$ 150,00, não é fácil.

    ResponderExcluir
  5. Não é fácil, eu sei,mas com o desespero tomando conta do comércio não é dificil encontrar boas garrafas. Visito duas vezes por semana as adegas dos supermercados de Brasilia e encontrei algumas ótimas oportunidades. Exemplo "Encruzado Singular" belíssimo vinho português, R$ 89 no Oba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria o "Encruzado Titular", da vinícola do Dão Caminhos Cruzados?
      Salu2

      Excluir
    2. Prezado peste piemontes, um primo meu que foi milionario a vida toda e tomou muita coisa boa (pensa nos grandes vinhos do mundo, bordeaux e borgonha antes de virarem moda, sortudo fdp) sempre defendeu adegas de supermercado como fontes alternativas e boas surpresas a bons precos. Me lembro que ele falava muito do carrefour.

      Eu tenho achado muita coisa boa em atacadista tambem. E com a vantagem do estoque girar bastante os vinhos nao ficam sublimando nos armazens a temperaturas controladas (em 80C).

      BJR out. Auguri.

      Excluir
  6. havia esquecido de mencionar os atacadistas como fontes de boas compras. Obrigado

    ResponderExcluir