Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 27 de março de 2024

VERMENTINO LAURA ASCHERO 2

 


Vermentino, casta originaria do oriente médio, no século XIII - XIV (não é conhecida a data certa) foi levada para a Espanha, continuou sua peregrinação até Languedoc-Roussilion (onde é conhecida como Malvoisie Précoce d’Espagne), Córsega, Sardenha e finalmente chegou na Toscana e Ligúria.

Dos 8.250 hectares de Vermentino, presentes na Itália, a Ligúria contribui com 500 hectares.



Apesar da modesta área é preciso lembrar o total da viticultura lígure não supera os 1.500 hectares.

O Vermentino é, então, o vinho mais produzido e consumido na Ligúria.

Menos badalado e mais barato do que seu primo “Vermentino di Gallura”

(Sardenha), o Vermentino lígure é mais delicado, mais fácil de beber e

 menos alcoólico.



O Vermentino da Ligúria não é um grande ou importante vinho, mas no contexto regional acompanha regiamente os pratos de peixes e frutos do mar da cozinha local e alegra, sem complexos, a hora dos aperitivos vespertinos.

Três problemas, todavia, impedem sua penetração no mercado italiano e europeu: baixa produção, preço elevado e falsificação.

O total da produção vinícola da Ligúria não ultrapassa os 4,5 milhões de garrafas, número risível se comparado ao dos 17 milhões de turistas que visitam anualmente a região.

  Analisando os números é fácil perceber que a procura é bem maior do que a oferta e há anos tento descobrir de onde   brotam tantas garrafas de Vermentino, Pigato, Cinque Terre, Rossese, etc.

Sem a ajuda de algum personagem bíblico, que transforme a água em vinho, é bem provável que muito Vermentino lígure tenha sotaque siciliano, napolitano ou de outra região do sul da Itália.



Em matéria de 2016 já abordava o “milagre” do vinho “Cinque Terre” “milagre” que agora se espalha por toda a região.

Leia. https://baccoebocca-us.blogspot.com/2016/05/o-milagre-do-vinho-cinque-terre.html

Além da falsificação os produtores locais abençoam o tsunami de turistas e não hesitam em   praticar preços “brasileiros”.

LIDIO CARRARO SHAAR- ADONAY

DESTAQUELANÇAMENTO

A Partir de:
R$ 232,00



Os produtores sabem perfeitamente que existe um mar de turistas “eno-tontos-abonados” que não se incomodam em pagar até, pasmem, 30/40 Euros por uma garrafa de Vermentino.

A grande procura resulta, além dos altos preços, na escassa qualidade ...... há um mar de Vermentino “Che Fa Cagare”.

 O Vermentino, então, é um vinho caro e uma tremenda bosta?

Nem sempre ...... o vinho da “Laura Aschero” é a prova que é possível vinificar o Vermentino com honestidade, inteligência e competência alcançado, assim, ótimos resultados.

A “Laura Aschero”, pequena vinícola de Pontedassio, produz 70.000 garrafas esmagando apenas uvas típicas da região:  Pigato, Rossese e Vermentino.



O Vermentino, da Laura Aschero, apresenta cor amarelo brilhante com reflexos esverdeados, aromas sutis, finos, elegantes e na boca é quase cremoso.

 Um vinho que entusiasma pelo belo corpo e agradável longo final.

Belo vinho que recomendo com entusiasmo para os turistas que visitam a Ligúria.

Preço?  Nas enoteca 15/20 Euros.

Bacco

9 comentários:

  1. Embora comum na Ligúria e na Sardenha, o melhor vinho que já provei desta cepa era corso, região Patrimonio. Infelizmente não me lembro do produtor.

    ResponderExcluir
  2. O melhor Vermentino que bebi foi, de longe, o Argiolas Cerdeña.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos. Aqui fala seu colega connoisseur. Gostam de vermentino? Ótima uva. Precisam provar o espetáculo que é o Abreu Garcia Vermentino da Serra Catarinense. Nas palavras da Sommelier Angela Lazzarini (renomada na ABS): ''Um adjetivo para definir este vinho: Sensualidade. Tem delicadeza na cor e seus aromas e intenso ao paladar''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passa o contato! Quero comprar duas caixas!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Uma pechincha, né? Para comprar de caixas mesmo!

      Excluir
  5. Só IMBECIL paga 718,00 num Sauvignon Blanc Chileno, vendido pela importaPREDADORA MiscraU! Enolóide brasileiro tem que se ferrar mesmo!

    https://www.mistral.com.br/p/vinho/amayna-cordon-huinca-sauvignon-blanc-2023-garces-silva-family-vineyards-amayna-boya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom SB. Bebi no Chile. Sabe quanto custa lá? Paguei justos 20 doletas. Aqui mais de 700 moluscos. Inacreditável.

      Excluir
  6. Bom dia, plantamos apenas 25 mudas de Freisa que neste inverno vão produzir mais ou menos 80 kg. Vamos fazer uma microvinificação caprichada. Esperemos para ver o resultado.

    ResponderExcluir