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segunda-feira, 4 de março de 2024

FELIZ O TEMPO QUE PASSOU....

 


Nos últimos 50 anos nenhuma bebida alcoólica, seja ela cerveja, pinga, whisky, Cognac, rum, vodca etc. foi tão divulgada, endeusada e valorizada quanto o vinho.

Mesmo sem utilizar maciçamente a propaganda clássica: rádio, televisão, jornais, revistas etc. o vinho conseguiu se valorizar de tal forma que hoje é uma das bebidas mais cara do planeta.



BAROLO DOCG 2015 MONFORTINO - CONTERNO GIACOMO

€1,480.00  




O grande divisor de águas ocorreu nos anos 1960 quando surgiram os grandes “Papas das Taças” que em poucos anos transformaram o vinho barato, o vinho do dia-dia, aquele que frequentava todas as mesas espanholas, francesas, italianas, portuguesas etc. na hora do almoço ou jantar, em um “néctar celestial” que devia ser cheirado demoradamente, degustado quase em êxtase, percorrendo  todos os cantos  da boca (paladar, papilas gustativas, dentes etc.) e (recomendável) com os lábios parecendo o clássico ”cu de galinha”.



Eram os anos dos Robert Parker, Luigi Veronelli, Jancis Robinson, James Suckling etc.…. 

Com eles nascia o vinho “moda” e entrava em declínio o vinho do dia-dia.

Vieram pontos, “bicchieri”, estrelas e muitos outros símbolos, todos regiamente comprados e pagos, que transformaram simples garrafas de vinho em artigos de luxo......e que luxo.



A badalação, elitização e sofisticação do produto, resultou em uma impressionante diminuição do consumo per capita.

Para dar uma ideia da queda no consumo, informo que em 1966 o

 italiano bebia 110 litros/ano  e em 2023 o consumo caiu para 27,8

 litros/ano.



É sempre bom lembrar que nos outros países europeus e no resto

 do mundo, o consumo, também, diminuiu consideravelmente.

Seria fácil perceber e concluir, então, que o “vinho moda” não foi uma boa escolha e que setor está passando por uma grave crise.

Nada mais errado: a tremenda alta dos preços compensou e muito, a diminuição do consumo.


O caro seguidor que está comodamente sentado em sua sala de estar, bebendo um cálice de Barolo e lendo a matéria, sabe por acaso, quanto custava o vinho piemontês em 1960?

As vinícolas da época e que ainda hoje permanecem no mercado, Fontanafredda, Borgogno, Marchesi di Barolo etc. etc. etc., vendiam, nos anos 1960, seus Barolo por 350 Liras e Barbaresco por 340 Liras.

A inflação italiana, no período 1960/2024, foi de 2822%

Aplicada a inflação cheguei à conclusão que a garrafa de Barolo deveria custar, hoje, 5,38 Euros e a do Barbaresco 5,13 Euros.

Deveria, mas o Barolo, das três vinícolas elencadas, só pode ser

 levado para casa desembolsando 35/45 Euros o que nos revela um aumento de nada desprezíveis 800%



Deu para perceber o pulo do gato?

O consumo caiu 254%, mas o pessoal compensou a perda da diminuição das vendas com o aumento de 800% nos preços   e continuou enchendo os bolsos

Culpa de Parker e companhia bela?



Sim, mas só em parte ......

Continua.

Dionísio.

 

 

5 comentários:

  1. A indústria automobilística descobriu agora o caminho que as vinícolas já estavam traçando há décadas. Transformar o Sedan em SUV, por uma tela multimídia Ching-Ling colorida, produzir menos e cobrar três vezes mais, com uma imagem inovadora.

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  2. No Brasil a cultura da ostentação é muito grande. Pessoas frustradas e vazias, mas com acesso a dinheiro, tentam usar essa grana na busca de "status" a la rei do camarote. Daí diversas pessoas pensam que "quanto mais caro melhor" (champagne são status, dizia o rei) e o ideal deixa de ser encontrar um bom vinho por valor justo e passa a ser encontrar a etiqueta famosa e cobiçada, mesmo que seja absurdamente supervalorizada.

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  3. Veja aí, B&B! Jantar da importadora Clarets por R$ 10 mil janjas! Vale tudo isso mesmo? Só Borgonha:

    https://www1.folha.uol.com.br/blogs/tinto-ou-branco/2023/12/participei-do-ensaio-de-um-jantar-de-r-10-mil-com-vinhos-raros.shtml

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    1. Uma de minhas frases favoritas do Bacco: "é um verdadeiro tsunami de picaretas e picaretagens".

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  4. Pairou insanidade no mercado do vinho, acho que o futuro reserva uma produção de vinho na garagem de casa mesmo, do jeito que bem entender, como o Zé disse. Daí a disputa será pela compra da uva e toda logística pra adquirir. Talvez diminua um pouco a picaretagem

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