Facebook


Pesquisar no blog

sábado, 9 de março de 2024

FELIZ O TEMPO QUE PASSOU 2

 

Os primeiros “influencers”, dos anos 1960/1970, foram, sem dúvida, os grandes responsáveis pelas mudanças no comportamento e preferências dos consumidores e na transformação do vinho comum em um produto de elite.

Os vinhos já não eram ótimos por si só, era preciso ter uma etiqueta renomada, premiada, pontuada e já não bastava ser apenas um Barolo, Barbaresco, Brunello di Montalcino, Amarone, etc. é preciso ser um Dal Forno, Biondi Santi, Gaja, Conterno, Giacosa….



Nascem as grandes marcas e..... os grandes preços.

Nas adegas o prático e tradicional “cantiniere” (chefe da adega) cede o comando ao diplomado enólogo que não reluta nem demora em implantar novas e sofisticadas tecnologias para atender o “gosto” da nova leva de “papas” vinícolas:  The Wine Advocate, Parker Suckling Wine Spectator · Wine Enthusiast · Decanter · Jancis Robinson, Gambero Rosso etc.


O enólogo, em pouquíssimo tempo, se torna a figura indispensável nas degustações, feiras, apresentações, palestra, é visto como um semideus das uvas, alcança o sucesso e assume atitudes de uma estrela hollywoodiana.

Lembram quando a Miolo “contratou” o Michel Rolland, o maior “enólogo-cigano” da história do vinho, o apresentou como o mágico das barriques e que poderia transformar a Serra Gaúcha na nova Bordeaux?



O Rolando Lero era bom, mas não um mágico, assim, a Serra Gaúcha, Miolo e outros predadores da região, continuam produzindo os mesmos vinhos medíocres e irracionalmente caros.

Quando se noticiava a chegada de um enólogo europeu, às terras Tupiniquins, era quase risível assisti ao frisson que tomava conta dos sommelier, diretores da AB$ e dos enófilos em geral.


O Rolando Lero e outros, eram reverenciados, bajulados, endeusados, admirados como se super-homens fossem.

O vinho passou a ter um sucesso sem precedentes e, sempre “empurrado” por Parker & Cia., aderiu, de uma vez por todas e sem limites, aos apelos e preços da moda.

Madeira sem limites, quase marmeladas, grande concentração, aromas inúmeros e incríveis (adicionados?), alta gradação, biológicos, biodinâmicos, de garage, naturais, ânfora .... modas que fizeram sucesso e encheram os bolsos dos grandes predadores do vinho.



No Brasil se alguém tivesse bebido algumas garrafas renomadas, cursado uma das “trocentas” escolas de sommeliers, realizado uma ou duas viagens pela Europa vinícola, conseguia o passaporte para escalar a hierarquia social e ser admirado e secretamente, invejado.

Assistimos, quase incrédulos, a uma verdadeira explosão dos cursos de sommelier, quase todos ridículos, mas que desovaram uma multidão de “experts” que, com diplomas nas mãos, conseguiram, enfim, seus 15 minutos de notoriedade.



Nomes? Copello, Arrebola, Russo, Assada, Beato etc.

O tempo lenta, mas inexoravelmente, se encarregou de sepultar os enólogos-estrelas e os “sommerdiers” de vida (fácil?).


As múmias do vinho levaram para seus sarcófagos os vinhos parkerianos, biodinâmicos, ânforas, naturais etc.

 Os jovens pos-parker consomem menos vinho, tem pouca grana, não dão mínima para pontos, estrelas, bicchieri e todas as picaretagens inventadas pelo setor.

 As novas gerações preferem beber cerveja, spirtz, vinhos tintos leves, brancos frescos, espumantes (Prosecco em 1º), com baixo teor alcoólico e ….baratos.



Os vinhos parkerianos e caros, ainda fazem sucesso entre os enófilos mais velhos e quase sempre provenientes de países com pouca tradição vinícolas.

 Os “eno-terceiro-mundistas” (Brasil incluso) ainda cultivam uma enorme aberração: A confraria.

No Brasil as confrarias foram totalmente desvirtuadas e se transformaram em reuniões semanais, quinzenais ou mensais, nas quais os confrades se reúnem e disputam para ver quem trouxe a garrafa melhor, mais preciosa, mais famosa.

Nas confrarias, “Made in Brazil”, as libações atingem níveis estratosféricos e frequentemente os confrades, no final dos eventos, não conseguem distinguir um Châteauneuf-du-Pape de um insultuoso “Miolo Secreção”.



Viva a juventude que não dá a mínima para antigos e inúteis eno-profetas, não sabe quem foram Parker e seus inúmeros filhotes, mas meus pêsames para as novas gerações que seguem quase cegamente os novos e patéticos “influencers” cujos conhecimentos vinícolas são parecidos com os da Anielle Franco quando a ministra se aventura no “buraco negro”.



Continua.

Dionísio

PS. Na próxima matéria a crise do vinho tinto

5 comentários:

  1. Acho que a continuação resume-se no período “ As novas gerações..”

    ResponderExcluir
  2. A nova geração não vai beber vinho caro pq simplesmente não tem salário para tal. Os vinhos superfaturados serão produtos para a velha geração ou herdeiros.

    A própria moda da cerveja artesanal diminuiu muito e grande parte já voltou pro latão ou, no máximo, uma Heineken.

    ResponderExcluir
  3. Como qualquer ramo, profissão, produção de vinho é a mesma coisa, somente alguns cumprem o juramento ético de que produzem..

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente não existe o procon do vinho, então vamos continuar garimpando produtores.. Quando decido tomar um Brunello ( 2, 3x ao ano), vou atrás de um Baricci e tomo feliz. Do resto, vou me virando com o período que Dionísio escreveu e reiterei na mensagem mesmo não sendo da nova geração

    ResponderExcluir