Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

OS ROSÉS ESTÃO CHEGANDO

 


O setor vinícola italiano comemora 9% de aumento no faturamento em 2021.

Bom desempenho, mas não suficiente para compensar os 15% perdidos em 2019 e os especialistas acreditam que somente em 2022 as vendas alcançarão os 13 bilhões de Euros de 2019.


Outra boa notícia é que, apesar da crise imposta pela pandemia, a produção de vinho rosé está em franco crescimento e as previsões apontam para uma venda de nada desprezíveis 500 milhões de garrafas em 2021.

“O vinho rosé nunca foi moda, mas nunca saiu da moda”.

Parece contradição, mas não é.

Uma prova?

Quem nunca bebeu o mítico Mateus Rosé ou Lancer’s Rosé?


Pode torcer o nariz, mas a esmagadora maioria dos enófilos conhece, bebeu e gostou dos dois “imortais” vinhos portugueses.

Pois bem, nos últimos anos as vendas de vinho rosé, nos Estados Unidos, aumentaram 40% e o consumo, também, está crescendo em todos os cantos do planeta.

Grandes responsáveis pelo aumento do consumo?

Jovens e mulheres.


A cor, a leveza, o preço e a facilidade em bebê-lo, são algumas das razões do atual “sucesso” do vinho rosé.

A marcante presença do rosé é facilmente percebida no aumento das etiquetas oferecidas nas cartas de vinho dos wine-bar e restaurantes da Bota.

Com o aumento do consumo era de se esperar que um mar de tremendas porcarias inundaria o mercado e realmente há muitíssimas “tremendas-bostas” à disposição, mas também há muitas etiquetas que surpreendem pela ótima qualidade.

Para simplificar o discurso e ajudar na escolha das diversas opções dos rosés, elaborei uma pequena, mas válida classificação baseada no preço e características.

1)  Rosés de até 4 Euros: Flores, morango, frescor e leveza


2)  Rosés de 5 até 10 Euros: Flores, especiarias, menos frescor, mais corpo e estrutura.

3)  Rosés de 10 até 20 Euros: Presença de barrique, mais corpo, muita complexidade, grande estrutura e zero frescor. Vinhos que odeiam praias e piscinas, mas adoram pratos de massas peixes e carnes brancas.

Na próxima matéria comentarei três ótimos rosés italianos que provei e indico com a certeza de surpreender até os mais exigentes enófilos.

Bacco

3 comentários:

  1. Aqui em Portugal, temos os rosés e temos os "Mateus, Gatão, Lancer's! Quem compra? O mesmo público que no Brasil compram country wine! A diferença é que aqui, que estes "rosés" custam o mesmo que vinhos descente$$!

    ResponderExcluir
  2. O Valentini Cerasuolo Rosé merece estar na lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvida. Só que no caso, a facada é doída.

      Excluir