Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 30 de maio de 2018

GATTINARA NERVI


Há muitos anos não canso de escrever que no Piemonte, além de Barolo e Barbaresco, há outras ótimas expressões de Nebbiolo.
 
 
 

Boca, Fara, Ghemme, Sizzano, Lessona, Gattinara.....

Gattinara, a única denominação digna de nota da província de Vercelli, é uma exceção naquele mar de arroz que cobre todo o território "vercellese".

A planície que caracteriza a região é famosa pela qualidade do arroz e não pela do vinho.
 

Arborio, que empresta o nome a uma ótima variedade para risotto, é mais conhecida, no mundo, do que a vizinha Gattinara (12 km) e seus vinhos.

Gattinara, com seus quase 100 hectares de vinhas, divididos entre mais de 60 viticultores e uma produção total de 350/400 mil garrafas, não é exatamente uma potência vinícola.
 

Não é uma potência, mas esbanja qualidade, qualidade que nada deve aos primos Barolo e Barbaresco.

Mais uma lengalenga de B&B?

Mais ou menos....

Acabo de ler, num jornal italiano, que a Giacomo Conterno, vinícola de grande prestígio produtora entre outros do "Monfortino", o mais badalado e mais caro Barolo da atualidade (valores sempre acima dos 1.000 Euros) comprou "Nervi" a mais antiga vinícola de Gattinara.
 

A "Nervi", com seus 27 hectares, foi fundada em 1906 e já passou por diversos proprietários.

Em 2011 um grupo de noruegueses, liderado pela família Astrup, adquiriu a vinícola piemontesa.

Erling Astrup, amigo de Roberto Conterno, em uma conversa, ventilou a possibilidade de vender a "Nervi".

Conterno, que de bobo não tem nada (quem consegue vender o Barolo pelo preço que ele vende, bobo não é), sabe que as vinhas de Gattinara produzem grandes vinhos e que os preços dos vinhedos, comparados aos das "Langhe", são ridículos.

Roberto farejou o bom negócio e sem pensar muito preencheu o cheque (o valor exato não foi declarado, mas há vozes que ventilam algo como 7/8 milhões de Euros)

Astrup conservou 10% das ações e a Conterno comandará a vinícola desde a vinificação até comercialização.

De cara a primeira providência de Roberto Conterno: Diminuir a linha de produtos.
 

Serão produzidos um Gattinara base, o "Gattinara Molsino", o "Gattinara Valferana" e um rosé.

Uma declaração de Roberto Conterno arrepiou todos meus pelos.

Leiam.

"...... Não poderei vender pelos preços atuais que considero bem abaixo do real valor dos produtos. É minha intenção incentivar o crescimento da "Nervi", com ela o Gattinara DOCG e todo o Alto Piemonte onde, na minha opinião, são produzidos vinhos de grande qualidade que ainda não são vendidos pelas cifras corretas".

Barolo Giacomo Conterno Monfortino Riserva 2010

Disponibilità: Disponibile

1.350,00 €  

Amigos, gostaria de alertar aqueles que conhecem a apreciam os vinhos do Alto Piemonte (Gattinara, Fara, Boca, Ghemme, Lessona, Bramaterra, Sizzano) para comprarem um bom estoque de garrafas pelos preços atuais (15/30 Euros).

Creiam, quando os predadores chegam o bolso chora.... Nos próximos três ou quatro anos os preços dobrarão.

 

Pelo sim, pelo não, vou fazer uma visita ao Mauro Franchino e comprar um bom estoque de seu grande Gattinara.

Bacco

 

 

 

 

 

 

 

 

14 comentários:

  1. Estimado peste,
    Em cada esquina ou posto de gasolina aqui ha gattinara travaglini. Mesmo preco de um barbaresco como 'produttori del barbaresco' ($35.00). Presta? Arrisco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gattinara, já tomei Antoniolo e Travaglini. Mas se estão no mesmo preço do Produttori, vou de Barbaresco.
      Abraços,
      Márcio

      Excluir
    2. Eu arriscaria. O Travaglini produz o Gattinara mais "Facil", mas é válido.

      Excluir
    3. Antoniolo ha varios. Comecam com preco de barolo e vao la para cima, acho que vou pegar as duas pontas de preco e que se fonda. Produttori 2014 esta um lixo, mas creio ser culpa da safra. O vinho geralmente nao desaponta. SDS.

      Excluir
  2. Adoro os vinhos do norte do Piemonte. Sou fã absurdo dos Lessona e Bramaterra do Sella e dos Gattinara do Antoniolo. Pena que os primeiros a Cellar deixou de importar e o último é vendido pela Mistral, uma predadora que perdeu a noção do ridículo. Só compro nas promoções. Pra mim não devem nada aos bons Barolo e Barbaresco. Nem é questão de ser melhor ou pior, pois são diferentes. O clima é mais frio, o solo mais ácido e rico em minerais, mas nem vou me aprofundar mais pois não manjo tanto assim dessas particularidades. PQP esse Conterno com esse papo de preço! Quase tudo parece caminhar para a piora no mundo do vinho.

    ResponderExcluir
  3. Não é só o Conterno. Todos querem faturar altíssimo. O Elio Altare foi para Cinque Terre para produzir o vinho local; resultado seu Cinque Terre custa 40 Euros (mais que um bom Chablis) Pensar que há 50/60 anos trocavam uma garrafa de Barolo por uma galinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta logica e interessante!Falando em galinha, peguei um erbaluce fatto a Antoniolo. Verei...

      Excluir
  4. Vinho mediano . Não espere muito dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso explica o preco para la de modesto... logicamente o vendedor estava euforico com o vinho. Depois falo como foi.

      Excluir
  5. Sobre denominações não usuais, o que me diz da Brachetto, Bacco? Comprei recentemente uma garrafa pela curiosidade e sem nunca ter ouvido falar. Depois, percebi que a graduação alcóolica era bem fora dos padrões para um tinto (5,5%) e que a uva pode dar origem a vinhos tranquilos ou espumantes. Mais alguma informação relevante? Alguma indicação de produtor? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Há muitos anos escrevi uma matéria sobre o Brachetto e fiz até uma viagem na região de Acqui para comprar algumas garrafas na versão "secco". O Brachetto d'Acqui é mais conhecido e produzido na versão doce . A fermentação é interrompida justamente para obter esta versão . O seco não é fácil de encontrar e também não é um vinho que faça enlouquecer. Se vc passar por Acqui procure na "Enoteca Regionale Aqui Terme e Vino" bem no centro da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Bacco! Dicas anotadas!

      Excluir
    2. Anônimo, encontrei a matéria sobre o Brachetto que escrevi há muitos anos ,mas continua válida. Vou "relança-la" na próxima semana. Leia e comente
      Abçs

      Excluir