Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 3 de abril de 2024

CEBOLAS COM ANCHOVAS

 


Não sou um ótimo cozinheiro, nem um grande cozinheiro, mas sou um bom “copiador” de receitas.

Quando um prato chama minha atenção, coloco em ação minha imaginação e tento realizá-lo em minha mente.



Talvez por ter “nascido” em um restaurante, antes dos meus avôs e depois dos meus pais, as panelas, ingredientes, ervas, condimentos etc. não tem grandes segredos, para mim e quase sempre “acerto” a receita na primeira ou segunda tentativa.

Quase sempre?

Bem..... Para realizar, razoavelmente, ”Porcini e Pesche alla Willsberger” (Cogumelos e Pêssego à Willsberger), do genial chef Cesare Giaccone, precisei de meia dúzias de tentativas, igual números de fracassos, mas na sétima, quando havia decidido ser a última, finalmente consegui.



Quem quiser comer “Porcini e Pesche...” precisará reler a minha receita; Cesare teve um derrame e fechou seu restaurante em Albaretto della Torre.

https://baccoebocca-us.blogspot.com/2021/03/historias-e-receitas_3.html

Cansado de dirigir, com frio, neve caindo sem parar e abundantemente, resolvi interromper a viagem e almoçar no restaurante de uma aldeia perdida nos Apeninos toscanos.

Lareira acesa, madeira crepitando, faíscas alegrando a sala, um belo copo de Morellino di Scansano....A vida parecia bela e merecedora de um sorriso.



Enquanto bebericava meu tinto resolvi consultar, sem muito entusiasmo, o menu do restaurante.

Nada de muito especial, nada que me despertasse algum particular desejo, até que...... “Cipolla com Acciuga e Parmigiano al Forno” (Cebola com Anchova e Parmesão ao Forno).

Imediatamente ordenei o antepasto e .....acabei comendo três.

Sensacional receita que agora, com alegria e prazer, revelo em B&B.

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

2 Cebolas grandes e se possível, achatadas

1 latinha ou copinho de filés de anchovas, azeite, Parmigiano (se não encontrar Parmigiano, queijo de cabra substitui bem), farinha de rosca.

PREPARO



Corte as duas extremidades das cebolas, retire a casca, coloque em uma panela, com água fervente, por 5/7 minutos.



Se tiver, como no meu caso, uma panela a vapor corte a cebola em duas partes (se a cebola for grande dívida em três) e cozinhe até alcançar a consistência “al dente”.



Enquanto as cebolas cozinham derrame, em uma frigideira, 8/10 colheres de azeite de boa qualidade, os filés de anchovas e com um garfo desmanche-as até obter uma pasta.



Se tiver pasta de anchova em tubo o processo é mais rápido.

Após o cozimento coloque as cebolas em uma assadeira, com uma colher derrame sobre elas um pouco a pasta de anchovas e azeite, junte o queijo ralado e termine cobrindo o todo com a farinha de rosca.



Leve ao forno pré-aquecido (180º) por 5-8 minutos e sirva com um belo Chianti ou outro tinto não muito encorpado e.…Buon appetito



Bacco

4 comentários:

  1. Três vinhos gaúchos foram servidos no almoço do presidente Macron no Itamaraty; um deles sai a R$ 79

    Hahahha tá aí um que não pisa mais aqui.

    https://headtopics.com/br/tr-s-vinhos-ga-chos-foram-servidos-no-almoco-do-presidente-50238929


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá aí uma coisa boa! Que este cara nunca pise mais aqui, mesmo. 🙏

      Excluir
  2. Pode por gorgonzola ou similar que fica melhor. Muito melhor.

    ResponderExcluir
  3. Boa. Mando as receitas de Bacco e Bocca para minha mulher e quando emplaca vou atrás dos vinhos. Também aperto o botão da Nespresso. Cada qual no seu papel.

    ResponderExcluir