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quarta-feira, 2 de outubro de 2019

NERBAL DE BARROS


Nerbal de Barros escreve, pela primeira vez, nas páginas de B&B e o faz bem ao estilo que caracteriza o blog.
Boas vindas e longas matérias

“Tintos, brancos e rosés são a paixão da ex-produtora de rádio Dani Scarpelli. Dois anos atrás, ela criou o canal Vai de Vinho, no YouTube, pelo qual passa dicas sobre a bebida para iniciantes. Em março, a enófila deu um passo adiante nesse universo. Inaugurou um wine bar homônimo num sobradinho com deque, onde dá suas recomendações ao vivo. Ela já avisa: trata-se de um bar para beber rótulos do dia a dia, que custam entre R$ 65,00 e R$ 180,00. Não se atenha a peculiaridades locais, como as opções de vinho suave, de uvas não viníferas (“As pessoas amam”, justifica), ou a presença de salgadinho Doritos no cardápio (“Pode ir bem com espumante”). Nas prateleiras, são encontradas pedidas simples e interessantes. Os fãs de vinhos mais leves se dão bem com o branco californiano Fox Brook, monovarietal da uva chardonnay (R$ 90,00), ou com o tinto alemão Villa Wolf (R$ 147,00), de pinot noir. De Israel, o Golan Heights Hermon Mount (R$ 180,00) é produzido com cepas típicas francesas de Bordeaux. Para quem prefere opções em taça, há vinte sugestões. A degustação é acompanhada de queijos como parmesão, gorgonzola e emmental em potinhos de vidro (R$ 20,00 cada um). ”


Estão entendendo por que não adianta porríssima nenhuma sequer tentar elevar o nível do consumidor de vinho no Brasil?
Estão entendendo por que só os picaretas abrem cursinhos de "orquixópis" para ensinar "os segredos da degustação" ao consumidor brasileiro de vinho?
É a mesma coisa que tentar fazer do Brasil campeão mundial de Rugby, lacrosse ou bobsled.
 Não adianta.
 Aqui a coisa funciona diferente.
 Há quem entenda REALMENTE de vinho, a sério? Sim.
Não chega à casa milhar num universo de 140 milhões de pessoas acima dos 18 anos de idade.

O povão, não consome vinho.
E quem consome, consome mal.
Isso não vai mudar.
E um wine bar que se compraz em oferecer rótulos de uvas não-viníferas e admite que "espumante pode ir bem com Doritos" não ajuda em nada.

Pelo contrário.
Aliás, se "as pessoas" disserem que gostam de "vinho de privada", ela certamente vai começar a produzi-lo e/ou vendê-lo, já que são "as pessoas" que mandam.
Sei lá.
Esta semana abro meu podcast sobre vinho, sem fins lucrativos, assim como o colibri tentando apagar o incêndio na floresta, gota a gota.
 Não perco nada com isso e, o que é mais importante, não tiro dinheiro de incautos, como certos cursinhos que existem por aí cobrando a bagatela de 2.700 talqueis para "começar a ensinar a ser sommelier" (e detalhe: eu tenho dois "dipromas" desse cursinho, mas não paguei um centavo (no podcast eu conto a história).

 Para todos os efeitos práticos eu posso "atacar de sommelier", mesmo sem ter dado uma "bandejada" em restaurante na vida.




5 comentários:

  1. "Rótulos do dia-a-dia" por R$ 160 é brabo... (parece um e-mail que eu recebi da Mistral com "vinhos para o dia-a-dia" cujo menor valor era R$ 105...

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  2. Mas que burra, da um zero para ela. Todo mundo sabe que Cheetos (chitos, gosto de queijo, chitos, chitos quei-joooooo) sao os salgadinhos perfeitos para acompanhar vinho.

    Gostei dos precos dos vinhos do dia-a-dia. Ainda mais ali no campo belo, lugar dos futuros ricos de SP. Bem la no futuro.

    Sucesso a essa guerreira do vinho. Sucesso ao Aderbal de Barros tambem.

    Em tempo: A foto do filme 'the party' com o saudoso Peter Sellers ja valeu o artigo.

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  3. O garçom bebado, Steve Franken, ganha o filme

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  4. Esse país não tem jeito não.Pode desembarcar trilhões aqui, que não vai servir para nada !! Sabe porquê ? GENÉTICA !!!

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  5. bem-vindo, Nerbal. espero que você consiga petiscos melhores que Doritos ao longo dos próximos artigos!

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