Minha primeira taça de Prosecco foi oferecida, nos distantes
anos 1990, por um tio que gostava de beber “Carpenè” nos finais de tarde.
O “Carpenè”, em questão, era um
Prosecco, de Valdobbiadene, produzido pela “Carpenè
Malvolti”.
Agradável, fresco, sem grande complexidade e fácil de beber, o
“Carpenè” não deixava, todavia, transparecer nem prever o enorme sucesso do
Prosecco.
Rapidamente, porém, o Prosecco chegou ao topo do consumo
mundial de espumantes.
Hoje o Prosecco é o
espumante que mais vende no planeta e a produção, em 2018, foi de
impressionantes 660
milhões de garrafas.
É sempre bom lembrar que em 2.009 a produção de Prosecco DOC,
IGT, DOCG era de, “apenas”, 220 milhões unidades.
Sucesso?
Nem tanto.....
O espumante do Véneto, que era produzido somente na província
de Treviso, se espalhou pelos territórios de Belluno, Padova, Venezia, Vicenza e
chegou até o Friuli-Venezia Giulia nas províncias de Gorizia, Pordenone,
Trieste e Udine.
O impressionante e irresponsável aumento da área plantada
(1.200 hectares/ano) muito contribuiu para a queda drástica da qualidade: hoje, o Prosecco, é sinônimo de espumante inferior
e barato (nas prateleiras dos supermercados há Prosecco de 2,73 Euros).
O resultado: Ninguém dá a mínima se o Prosecco é DOCG, DOC ou
IGT, para o consumidor é tudo a mesma coisa.
A revolta já teve início.
Col Vetoraz, produtor de Valdobbiadene, decidiu eliminar a
palavra “Prosecco” de suas etiquetas onde constará apenas “Valdobbiadene DOCG”.
Justificando, a retirada da palavra “Prosecco”, a vinícola
afirma que a política visando, apenas, a produção industrial e a expansão
desenfreada da área plantada, gerou uma situação caótica voltada somente
para o sucesso financeiro de muitas empresas que não representam a tradição
histórica dos vinhos das colinas de Conegliano, Valdobbiadene e Asolo.
É um exemplo perfeito do “quem muito quer.....”.
Quando você puder comparar um Valdobbiadene, Cartizze, Conegliano
ou Asolo com os Prosecco produzidos nas planícies das outras províncias
entenderá a decisão.
Bacco
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