Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 7 de junho de 2019

A LENDA DO QUEIJO



Pensei que a ridícula campanha do “O Segundo Melhor Espumante do Mundo” tivesse esgotado todas tentativas, dos publicitários brasileiros, de insuflar o ufanismo com lamentáveis, falsas e risíveis mensagens.

O Brasil, que produz 80% de seus vinhos com castas não viníferas, deveria ficar quieto e não se expor, aos risos do resto do planeta, afirmando produzir o segundo melhor espumante do mundo

Depois da piada do “segundo melhor…” os publicitários investiram em concursos, premiações, medalhas, reconhecimentos etc.

Como era de se esperar e para o delírio dos eno-tontos-patriotas   nossos vinhos, onde quer que participassem, sempre saiam ganhadores e repletos de medalhas.

Eram medalhas para todos os lados e para todos os gostos.

Mais uma vez a farsa cansou e a indústria vinícola brasileira está, atualmente, investindo nos (de) formadore$ de opinião, sommeliers premiados no Brasil e derrotados lá fora (29º), revistas que vivem de anúncios, canetas de vida fácil etc. que invariavelmente elogiam, sem ruborizar e com a maior cara de pau, vinhos que “fanno cagare”.

Quem já bebeu algumas garrafas de vinhos portugueses, franceses, espanhóis, italianos sabe perfeitamente do que estou falando.

Recebo um link e não creio no que leio: O dia em que o mundo se rendeu aos queijos mineiros”
https://www.conhecaminas.com/2019/06/3-de-junho-o-mundo-se-rendeu-aos.html?fbclid=IwAR0v3kDCNMbhzMdeNkGqkMmQp7wk865akAetLri-esDxCS8I-hB-d6xjah4

Não bastavam os vinhos.... Agora é a vez dos queijos mineiros.

O que a matéria, imbecilizante, não revela e o senhor Osvaldo Filho, proprietário da Queijos D´Alagoa, que colaborou na elaboração da farsa, “esqueceu” de contar é o seguinte.

Além das duas dúzias de produtores mineiros concorreram para ganhar as “merdalhas”: 83 produtores franceses, 7 suíços, 2 belgas, 2 italianos, 1 holandês 1 alemão, 1 inglês, 1 espanhol, 1 israelense.

Não quero comentar sobre os ótimos queijos suíços, holandeses, espanhóis, alemães etc., mas gostaria de comentar algo sobre a variedade e qualidade dos italianos.

Na Itália há 487 tipos de queijos dos quais 48 são “DOP” de origem protegida (na França os DOP são 45).

Há, também, 1.350 grandes indústrias no setor além de dezenas de milhares de pequenos e médios produtores espalhados pelo território.

Incontáveis aldeias, das mais diferentes regiões italianas, produzem inúmeras variedades de queijos extraordinários dos quais o senhor Osvaldo Filho sequer ouviu falar.

A produção italiana alcança 1,3 milhões de toneladas por anos e se classifica em 3º lugar, perdendo para a França, 2ª com 1,9 milhões e para a Alemanha ,1ª com 2,2 milhões de toneladas.

A Alemanha, maior produtora e exportadora de queijos da Europa, compareceu, ao concurso de Tours, com um único produtor e a Itália, a terceira, com dois.

É fácil perceber, então, a importância do evento.....

O mundo não se “rendeu” diante dos vinhos gaúchos nem dos queijos mineiro.

O mundo fica boquiaberto e dá gargalhadas ao tomar conhecimento de tamanha falsidade intelectual e da ridícula picaretagem láctea.

Dionísio
PS. Esqueci de informar que os queijo premiados, com medalhas "Grande Ouro, Ouro, Prata e Bronze" foram 346.
Só não premiaram o “Catupiry”
 
 



 

 

 










14 comentários:

  1. Certamente a manchete foi ufanista demais, mas acho que a quantidade de concorrentes é maior, pois na relação de ganhadores do site do concurso (https://www.mondialdufromage.com/pdf/Resultat-gagnants-concours-produit.pdf), por exemplo, há pelo menos quatro concorrentes italianos premiados, então não poderia ter apenas 2 concorrendo...

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta: Há 4 concorrentes ou 4 queijos premiados? Na lista de expositores há apenas 2 italianos: Brazzale e Quattro Portoni. Se encontrar mais, por favor me comunique. Foram premiados nada menos do que 346 queijos. Picaretagem pura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site tem 2 listas: a de expositores e a de premiados. Pelo que eu entendi não precisa ser expositor para concorrer. (até porque os brasileiros não eram expositores... tem uma matéria no site da BBC Brasil contando que muitos meio que tiveram que "contrabandear" os queijos nas malas...)
      No site informa que foram julgados 952 produtos, não diz a qtde de produtores.
      Os italianos que eu achei na lista de premiados foram BRAZZALE SPA (4 produtos), CASTAGNA DISTRIBUZIONE ALIMENTARE (1 produto), QUATTRO PORTONI - AZIENDA AGRICOLA
      GRITTI BURNO E ALFIO SS (3 produtos), VALSANA SRL (5 produtos)

      Excluir
    2. Vamos continuar discutindo eternamente. Ok vc encontrou 4 italianos,mas 1 é distribuidor. Eu acho que premiar 346 produtos em 952 julgados é picaretagem. Finalmente: ninguém se rendeu aos queijos mineiros

      Excluir
  3. jesus...pais de ignorantes.

    e agora perdemos serguei. o rock and roll morreu para o mundo.

    sem queijo campeao e sem serguei. o que nos resta? somente a nossa selecao canarinho para nos dar alegria.

    triste.

    ResponderExcluir
  4. Temos o Lula campeão mundial da safadeza

    ResponderExcluir
  5. Para postar um link e criticar sobre a matéria, precisar analisa-lo. Acredito que isso não ocorreu, se sim foi superficialmente.
    Para sua informação as regiões de QMA (leia-se queijo minas artesanal) foram CONVIDADAS EM DOCUMENTO OFICIAL a participar do concurso, documento este que estava junto com os representantes de cada região e não entrou contrabandeado na França. Outrossim, a legislação brasileira não fiscaliza a saída de produtos lácteos artesanais e sim a União Europeia fiscaliza a entrada, sendo garantida pelo CONVITE OFICIAL enviado. Os QMA entraram autorizados a participar do concurso e não para venda.
    O concurso Mondial du Fromage, concurso sério e de expressão mundial, visto que o berço do queijo artesanal é a França, avalia a qualidade do produto lácteo e participa quem quiser. A premiação vai do bronze, prata, ouro e super ouro (qualidade em excelência).
    Não significa que produto brasileiro mineiro é melhor que o italiano ou francês. Existem regras e parâmetros avaliados por juízes especializados. Ora, se algum produtor do seu flavour italino não participou isso é opção dele. E se os 952 inscritos obtivessem êxito nos parâmetros exigidos, todos seriam agraciados sem problema algum, portanto se 346 atingiram as metas exigidas é obvio que conquistaram o prêmio.
    O Brasil pode ter orgulho do seu produto com 4 super ouro ganhos!
    Mais carinho e respeito com o produtor artesanal brasileiro!
    Leia, analise, pesquise antes de criticar e denegrir a imagem de seu pais, pois “santo de casa faz milagre sim”!

    ResponderExcluir
  6. O ilustre defensor dos laticínios de Minas está trocando os queijos. B&B nunca afirmou que os produtores contrabandearam os produtos. A afirmação e do leitor Unknown e eu nada tenho com isso. 1º) Não participa quem quiser: Participa quem pagar. Sem pagamento , antecipado, não expõe nem um uma fatia. 2º) Não sei o que é "flavour italino" ,mas apenas afirmei e reafirmo, que Alemanha e Itália, 1º e 3º produtores europeus participaram com apenas 4 expositores. Os 346, dos 952 inscritos, ganharam medalhas corresponderia que a maratona de New York premiasse com medalhas , mais ou menos, 20.000 participantes. Desde quando eu preciso ter carinho e respeito por um produtor de queijo que certamente aumentará os preços de seu produto depois da divulgação da palhaçada imbecilizante: "o dia em que o mundo se rendeu aos queijos mineiros". Seu palhaço anônimo, que denigre a imagem do país não é B&B . Antes de apelar para um patriotismo piegas e um ridículo ufanismo usando um produto qualquer, pense em seus últimos governadores e senadores envolvidos em falcatruas. Eles, sim, denigriram Minas e o Brasil. Milagres? Baixe os preços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não afirmei nada. Inclusive coloquei o "contrabandear" entre aspas como fez a reportagem da BBC Brasil (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48548965)

      Excluir
  7. Peço perdão. Realmente está entre aspas. O rei do queijo mineiro deveria escrever para a BBC e parar de encher o saco com suas "merdalhas"

    ResponderExcluir
  8. como disse o diogo mainardi no manhattan que menciona o queijo (lucas mendes ainda pensa como mineiro, saudade da terrinha) dessa semana, 'voces estao loucos'.

    so doido ou ignorante para tentar botar o queijo do bananal na conversa mundial.

    nem para campeonato de pamonha essepaiz presta.

    ResponderExcluir
  9. Mais respeito com a PAMONHA!!!! A pamonha goiana ganhou 17.437 medalhas no concurso mundial do "Milhos&Sabugos" em Nova Veneza de Goiás.

    ResponderExcluir
  10. "O desempenho dos Queijos da Canastra neste último concurso foi comemorado por todos os produtores de queijos da região e de Minas Gerais. A Serra da Canastra tem hoje os melhores queijos do mundo, superando os tradicionais queijos europeus. As medalhas conquistadas na "Copa do Mundo dos Queijos na França" é a prova disso."
    boa tarde e sem mais pára o momento!!!! BRASIL IL ILLLL

    ResponderExcluir
  11. Há bons queijos mineiros sim. Mas longe de serem os melhores do mundo. Esses concursos eu nem comento, apenas pra enganar trouxas

    ResponderExcluir