Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

MITOS


Leio uma ótima matéria, de autoria de Stefano Cinelli Colombini, onde o autor aborda mitos.
 

Stefano não é um sommerdier ou um bobão qualquer que se “acha”.
 
 
 
 

Stefano não é um daqueles insuportáveis presunçosos, que depois de um curso de três dias, no descartável WSET, adora posar de expert, escrever ou comentam vinhos.

 Colombini é um grande e premiado produtor de “Brunello di Montalcino” (Fattoria dei Barbi).
 

Stefano argumenta, com muita propriedade, que uma garrafa de Romanée Conti custa 400 vezes mais do que outra, de ótima qualidade, não tão badalada, mas produzida na mesma região.

Colombini, continua argumentado que um Lamborghini Veneno Roadster custa, também, 400 vezes mais do que um Fiat Panda, mas há uma enorme diferença entre os dois carros italianos: O Lamborghini tem desempenho, segurança, e qualidade mecânica que o Panda nem sonha.
 

O Veneno Roadster é produzido artesanalmente, com matérias primas de altíssima qualidade, possui uma tecnologia de ponta, a performance é incrível e o design …. Bem, o design nem se fala.

Finalmente, quando um Lamborghini passa pela rua todos o admiram, babam, batem fotos, suspiram.
 

 Quando cruzamos com um “Panda”..... Bem é apenas mais um “Panda” e ninguém dá a mínima

Se bebemos um Romanée-Conti em um restaurante, ou em um outro local, ninguém sabe diferenciar ou adivinhar qual vinho estarmos degustando.
 

Pode ser um Chianti, Valpolicella, Côte du Ventoux, Morgon, ou qualquer outro tinto,mas ninguém e jamais poderia adivinhar sua procedência e identidade.

Apesar de tudo, todos os que compram o Romanée-Conti, mesmo falsificado e por um preço absurdo, se declaram felizes com a compra.

Por qual razão?

A etiqueta é feia, garrafa, rolha, capsula, são comuns e a matéria prima, Pino Noir, não é melhor e nem possui tipicidade marcante que a diferencie das uvas vizinhas e provavelmente não é o melhor Pinot Noir do mercado.
 

A tecnologia utilizada na produção não é singular, quem o vinificou não é um gênio nem um ser do outro mundo que possa doar-lhe um grande diferencial, no entanto há incontáveis enófilos que se sentem felizes em pagar 10-12-15 mil, ou mais Euros, para leva-lo para a adega.

Por quê?

Marketing, um grande marketing que criou um mito.
 

Mas tudo tem um limite e, na minha opinião, não há vinho que possa justificar uma diferença de 400 a 1.

O mais insano e irracional emerge quando comparamos, por exemplo, dois mitos: Romanée-Conti e Porsche.

Vamos aos finalmente….

Uma garrafa de RC custa, em média 10.000 Euros.
 

Um Porsche Cayman pode ser adquirido por 60.000 Euros

Você se tivesse 60.000, para torrar, compraria 6 garrafas de vinho ou um Porsche?
 

Bacco

 

5 comentários:

  1. É o já conhecido e surrado marketing "pega snob" que alimenta a ignorancia e a soberba das pessoas que vivem para aparentar. O Stefano Colombini é um produtor exemplar que como poucos, fala verdades. 100 % de acordo. Se o Porche custasse só 60 mil dólares no Brasil, eu compra e pagava em prestações...

    ResponderExcluir
  2. Estimado peste,

    Respondendo a sua pergunta: Eu compraria a caixa de romanee para investimento. O Porsche seguro que perderia valor com o passar do tempo (fora manutencao e outras despesas) ao passo que a caixa de vinho teria que ir para cima em valor, nem que demorasse um pouco (vai que chega uma recessaozinha para furar a bolha).

    E nem f que compraria para tomar. Dai seria um atestado de breguice e jumentice em escala ritcher.

    Auguri.

    ResponderExcluir
  3. Vi garrafa de Romanee-Conti de safra recente no Charles de Gaulle a 35 mil euros. Ou o duty free está estuprando o já arrombado, ou o preço médio por garrafa já deve ser superior a 10 mil euros.

    ResponderExcluir
  4. Tem o link da materia do stefano ?
    FURFO

    ResponderExcluir