Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TRANSFORMANDO VINHO EM ÁGUA



Jantava, em Alba, no ótimo "La Fermata" , quando Sergio , cozinheiro e proprietário do local, se aproximou e me apresentou um senhor 

"Bacco, meu amigo é um ótimo produtor de Barolo de Monforte".




Sergio sabe, há anos, que escrevo sobre vinhos e restaurantes, assim, quando pode, fornece dicas preciosas.

O produtor, que por questões obvia chamarei "Franco", sentou-se à minha mesa e, gentilmente, ofereceu uma taça de seu Barolo.


Brindamos, trocamos informações, algumas piadas e o papo, animado, pedia taças e mais taças.


Em determinado momento perguntei sobre a safra 2015.

Sua resposta confirmava as informações obtidas de outros viticultores da região: Apesar do calor atípico e intenso a vindima se apresentou ótima e as uvas sadias e abundantes.


Em seguida, já na terceira ou quarta taça, o produtor, que é também enólogo, confidenciou "Por causa do calor intenso tive problema com o álcool. Para lhe dar uma idéia, minha Barbera e meu Barolo atingiram 16,5º"



Brincando, argumentei "Vai pregar uma etiqueta de Amarone nas garrafas?"

Meu novo amigo, maliciosamente, sorriu e respondeu "Não! Vou adicionar água e depois corrijo com a osmose inversa".

Foi a primeira vez que ouvi um produtor admitir a adição de água ao vinho.
Franco, percebendo meu olhar de surpresa, de imediato, tentou contornar: "Não é uma regra e somente em 2003 utilizei o mesmo recurso, mas, por favor, não espalhe...."


Os leitores de B&B são poucos então não estou espalhando.....

Perguntei se outros estariam usando o mesmo artifício.

Franco sorriu e replicou: "Não há santos nas adegas"



Mais um belo balde d'água naqueles que consideram o enólogo um ser puro, superior, romântico, poético etc.etc. etc.

Se alguém pedir posso escrever e declarar minha opinião sobre o vinho do futuro, aliás, do passado... O vinho do futuro, foi ontem


Bacco




15 comentários:

  1. Bacco,
    E o Barolo do amigo provado no restaurante, como era?
    Consegues descrever o que seria a tal da osmose inversa no vinho?
    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Era bom . Conseguir, consigo mas teria que escrever uma outra matéria. Se vc esperar , tudo bem,

    ResponderExcluir
  3. nota mental: evitar a safra 2015 quando ela sair à venda

    ResponderExcluir
  4. Foi uma inconfidência ,mas quantas vezes bebemos vinhos manipulados , industrializados , perfeitinhos demais? Vou esperar , provar e selecionar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacco,

      concordo contigo. acho apenas que, na possibilidade de achar o mesmo Barolo, do mesmo produtor, em safras diferentes, eu pegaria o que não é 2015. não que todos os Barolos desse ano estejam automaticamente condenados, mas já saem precisando de muito mais esforço do viticultor (e expedientes como o que você descreveu) para se tornarem bons vinhos.

      Excluir
  5. Se isso acontece em Barolo...imagina o que ocorre aqui! Também fiquei curioso com o que exatamente seria essa osmose reversa...

    ResponderExcluir
  6. E a osmose inversa somente pode ser utilizada nessa hipótese (adição de água) ou pode ser utilizada para finalidade diversa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja percebi que preciso escrever algo sobre "osmosi inversa" (osmose reversa) . Segunda, posto

      Excluir
    2. a osmose reversa serve para outras coisas também. uma delas foi utilizada pela Nestlé (Pure Life) e Coca-Cola (Dasani) para vender água de torneira, adicionada de sais minerais, como se fosse água da fonte.

      http://quartapessoa.blogspot.com.br/2009/11/aquarius-agua-artificial-da-coca-cola.html

      Excluir
    3. Sobra alguma coisa natural no mundo que seja palatavel? Tambem nao quero comer ou beber algo que tenha gosto de sola de sapato de mendigo.

      Nossa.... vou partir para o cogumelo do sol. Ultima chance para ingerir algo honesto.

      ACHO que cafe em graos he algo mais dificil de fraudar. Penultima tentativa. Depois vou tomar vitasay com herbalife para o resto da vida.

      Auguri.

      Excluir
    4. O negócio tá brabo mesmo, JR. Eu acho que vou começar a frequentar os tais dos eventos naturebas.

      Excluir
    5. Natureba? Aquela sandice do Bilu Didu Tetéia e sua turma ? Espere a matéria sobre a última sacanagem dos vinhos naturais... Vai desistir dos naturais na hora.

      Excluir
    6. Dizem que os vinhos são biodinâmicos, sinceros, e tudo mais. hahahaha.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Alexandre, complica? Espere a próxima postagem , vc vai ver a complcação....

      Excluir