Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

AS RAPIDINHAS

 


Já ganhei um sem número de apostas de amigos que duvidaram da minha capacidade em realizar pratos, nada banais, diga-se, em poucos minutos.

Venci a última aposta quando realizei uma das minhas receitas prediletas, “Filé de Peixe ao Molho de Canela”, em exatos 5 minutos.



Cronometro na mão....Foi dada a partida!

 Após 5 exatos minutos servi o filé de truta ao molho de canela.

Meu genro, duvidou, apostou e.....perdeu.

Meu repertorio, de pratos “Speedy Gonzales” (alguém ainda lembra?), é bastante amplo, mas as minhas “rapidinhas” prediletas são as massas.



Quase sempre inicio a preparar o molho logo após jogar o macarrão na panela da água fervente.

 Os fabricantes recomendam, normalmente, 7/9 minutos para o perfeito cozimento da massa.

Os minutos recomendados são mais que suficientes para realizar alguns molhos que já estarão prontos quando o macarrão estiver “al dente”.


Não todos, claro, mas há uma meia dúzia deles que consigo realizar em menos de 10 minutos.

Exemplo?



"Fusilli Aglio Olio e Pomodori”, que certa vez comi em um restaurante da estupenda Camogli é uma das minhas rapidinhas.



Prato simples, interessante, saboroso e, o mais interessante, de baixíssimo custo.

Ingredientes para 4 pessoas

¾ de pacote de fusilli (se não tiver “preconceito” e gostar de comer o que sobrar, no jantar, pode cozinhar o pacote inteiro).

1 abundante xicaras (chá) de azeite de boa qualidade

300g de tomate-cereja bem maduros

2 dentes de alho

Manjericão (se não encontrar, vá de orégano) salsinha picada

Sal, pimenta malagueta fresca (opcional)

PREPARO

Coloque o azeite em uma travessa de porcelana que possa ir à mesa.



Pique finamente o alho , a salsinha e junte ao azeite.

Em seguida corte, ao meio, os tomates, adicione-os ao azeite e alho, junte um pouco de sal (se quiser pique uma pequena pimenta malagueta fresca) misture bem o todo e coloque a travessa sobre a panela onde está cozinhando o macarrão.



É sempre bom lembrar que o molho não deve cozinhar, mas apenas aquecer.

Quando o macarrão estiver “al dente”, coe, despeje na travessa, misture bem, amalgamado o todo e sirva.



Simples, fácil e...... Mediterrâneo

Vinho?

Bardolino, Grignolino ou um Chardonnay de boa estrutura.

Buon appetito

Bacco.

 P.S Se não tiver “pressa” pode deixar o molho na geladeira até o dia seguinte: Garanto que após 24 horas a salsa melhorará sensivelmente o sabor dos fussili

20 comentários:

  1. O filé e a massa combinam? Porque deu vontade de comer os dois juntos 🤤

    ResponderExcluir
  2. Na italia, comer massa e filé juntos e quase uma eresia, mas na mesma refeição é perfeito

    ResponderExcluir
  3. A apresentação ficou horrível, mas o sabor deve ter ficado muito bom

    ResponderExcluir
  4. Percebo um boom no mercado do vinho branco, antes ojerizado por essas bandas aqui do Brasil. Penso que pelo preço do tinto ou porque deve ser bem mais fácil de se fazer um bom vinho branco. percebo também que seu preço já subiu. Percamos as esperanças.

    ResponderExcluir
  5. Prefiro brancos aos tintos, moro em região quente do Brasil, sudeste. Sempre q recebia visitas, escondia os brancos, pois sofriam do preconceito de causadores de cefaléia. Hoje, quando recebo uma visita, vejo que o antigo discurso da cefaléia nem é pauta mais, posso servir tranquilamente e pasmem serão elogiados. Que coisa

    ResponderExcluir
  6. Será a maturidade etílica conquistada ou melhora da qualidade? Pergunto-me

    ResponderExcluir
  7. Na década de 2000, praticamente adotei o Chardonnay bourgogne drouhin morando em São Paulo, depois seu preço subiu espantosamente e não consegui mais tê-lo em minha adega. Hoje tomo catarratos comerciais e tento me virar na minha insatisfação de não poder tomar de brancos da França, que saco.

    ResponderExcluir
  8. Talvez a china tenha um pouco de culpa nisso tudo, e olha que branco q tomava ( drouhin Chardonnay bourgogne) não é nada de especial, apenas típico e que faz meu paladar

    ResponderExcluir
  9. Concluo que surfei no branco por um tempo ( quando eram causadores de cefaléia para os outros) e que agora me vejo ladeira a baixo. Estou perdendo as esperanças no mundo dos vinhos, está um mundo inteiro gostando de brancos agora.

    ResponderExcluir
  10. Acho que ficaria ótimo harmonizar esse macarrão com salsicha com um merlot Brasileiro. Um dos meus preferidos, e digo como connoisseur, é o sensacional Desiree Merlot da Bueno Wines. A leveza e baixa acidez do merlot iria casar bem com o prato simples, porém gostoso. Experimentem e me digam! Tim tim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R$ 164....a Bueno Wine presenteia com KY os compradores?

      Excluir
    2. Este macarrão, IMHO, pede um vinho com boa acidez. Não sei se um Merlot da “Pode isso, Arnaldo”, seria o mais recomendado. Ainda mais a 164.

      Excluir
    3. Vale cada centavo! Eu explico, estudei para me considerar um connoisseur. Os vinhos da Bueno não apenas são gerenciados por esse grande empreendedor que entende muito de vinhos, mas são feitos no paralelo 31, a linha paralela à do Equador que aos 31° “corta” a Campanha Gaúcha, a Argentina, Chile, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Ou seja, estarás degustando um vinho dessa linha que abençoa os vinhos do novo mundo com o legítimo terroir Brasileiro, que é uma referência em Merlot no mundo.

      Excluir
    4. Voltou, mais uma vez, a fumar erva estragada

      Excluir
    5. Ao que consta, os consumidores do Bueno dispensam o KY, em função da flacidez conquistada pelo mau hábito.

      Excluir
    6. Estão a me desrespeitar. Sou sommelier. Tenho certificado reconhecido pela ASI – Association de la Sommellerie em 57 países. Estou compartilhando conhecimento gratuitamente e vocês fazem piadas? Sabe quanto custa um curso de sommelier na ABS? Mais de 6 mil. Em vez de agradecer por ser um connoisseur generoso preferem fazer ironias infantis. Vamos amadurecer como amadureceram os excelentes vinhos nacionais!

      Excluir
  11. Hhahaha...com eu me divirto aqui....

    ResponderExcluir