Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

CHATEAU MUSAR X GLOBENGO

 



Sabe aquela pergunta meio idiota .....: “Se você pudesse levar apenas 10 coisas, para uma ilha deserta, quais seriam? ”

Eu, para uma ilha deserta, nada levaria, pois, jamais iria, mas mandaria, com muito prazer, todos os meus inimigos.

 Se a pergunta fosse um pouco mais inteligente e indagasse quais meus vinhos prediletos, sem titubear, incluiria, na lista, o fantástico “Chateau Musar Blanc”.

Meus vinhos brancos prediletos sempre foram e continuam sendo, os de Chassagne-Montrachet / Puligny-Montrachet, dois italianos, um libanês e um espanhol.

Os italianos?



“Etna Bianco Vigne Niche Superiore” da Tenuta delle Terre Nere e o incrível “Pensiero Metodo Classico” produzido pela Tenuta dei Fiori de Valter Bosticardo.

Na minha lista exclusiva, entram, sem dúvida, o libanês “Chateau Musar Blanc” e o espanhol “Viña Tondonia Reserva”.



O Líbano, uma das mais antigas “pátrias” do vinho (as vinhas já presentes em seu território há mais e 6.000 anos), possui apenas 2.000 mil hectares de vinhedos, sua produção anual mal alcança os 8 milhões de garrafas, mas o “Chateau Musar Blanc” pode ser considerado um dos melhores vinhos do planeta no quesito “custo-qualidade”.



As uvas Obaideh e Merwah, utilizadas na vinificação do “Chateau Musar Blanc”, são provenientes de vinhas, com mais de 70 anos, cultivadas nas encostas do Monte Líbano a 1.300 metros de altitude.

 O rendimento é muito baixo e as vetustas vinhas doam apenas 2 toneladas uva por hectare.

O “Chateau Musar Blanc”, após a vinificação em inox, tem passagem de 6 meses em barriques e afina durante 48 meses na garrafa.



“Vou à sua casa assistir ao jogo do Flamengo e Al Hilal ....Estou levando uma garrafa”.

O mais jovem dos meus filhos “se convidava” para ver a partida do mundial de clubes e, quem sabe, comemorar a derrota do “Globengo” (globo-flamengo) com um belo vinho.

 


O belo vinho?

Nada menos do que um “Chateau Musar Blanc 2016”.

O resultado, do jogo, todos sabem, mas poucos já beberam um vinho tão excepcional como aquele libanês que nos degustamos aquela tarde

O “Chateau Musar Blanc” 2016, com sua cor amarelo-dourado, penetrantes aromas, onde prevalecem os cítricos, sua marcante personalidade, incrível frescor e grande equilíbrio, é um vinho imperdível e que deve ser degustado em momento especiais.



O nosso momento especial foi a derrota do Globengo.....

O “Chateau Musar Blanc” custa na Europa 45/50 Euros

Dionísio

  

2 comentários:

  1. Adorei o termo Globengo! Assim como a escorchante derrota de ambos. Quanto ao Chateau Musar Blanc, sem comentários: É espetacular! Na minha adega, fica ao lado dos Buçaco e Tondonia brancos.

    ResponderExcluir
  2. O vinho que tive que pra mim foi o melhor CxB da história foi justamente um Chateau Musar Blanc. Isso foi aproximadamente em 2004, quando a Mistral ainda não era essa predadora voraz com preços ridículos. O vinho era da safra 1995 e custava 35 dólares na época, e a Mistral fez uma promoção de 0,99 reais para o dólar. Desembolsei R$ 35,00 por garrafa, kkkkkk. Que na época tb era irrisório pela qualidade do vinho. Jamais me esquecerei. Ah, gosto muitíssimo do tinto também.

    ResponderExcluir