Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

RISOTTO DE TOMATES

 


O risotto é um prato típico da culinária do norte da Itália.

As maiores plantações de arroz, da Bota, se localizam na Lombardia, Piemonte, Veneto, Emilia-Romagna.

No Brasil, o risotto perdeu um “T” e virou “risoto”.

Na realidade o risotto não perdeu apenas uma letra do alfabeto, perdeu, também, a seriedade: O “risoto” virou uma Gení que acompanha tudo e todos.


Nos restaurantes, pretensamente italianos, ou não, o risotto é apresentado como acompanhante perfeito para bife, salmão, camarão, rabada, lombo de porco, cordeiro, frango etc.

O risotto é, na realidade, uma vã tentativa de encher e valorizar pratos de qualidade duvidosa.

Nada pior e mais ridículo, seja do ponto de vista gastronômico ou cultural, do que obrigar o risotto a encher os olhos e panças dos que não sabem comer.

O “risotto”, um primeiro prato, da culinária italiana, é sempre servido acompanhando apenas a si mesmo!

O risotto se basta e....basta!

Antes de continuar é preciso conhecer a tradição gastronômica italiana.  

A refeição clássica dos italianos é composta por antipasto, primo piatto, secondo piatto, dessert.


O “antipasto” é uma entrada servida para abrir o apetite, antes dos pratos principais.

O “primo piatto” é geralmente preparado com arroz ou massa.

O “secondo piatto” é um prato servido logo após o “primo piatto” quase sempre preparado com carnes, peixes, crustáceos, ovos etc.

O “dessert” finaliza a refeição e nele são servidas frutas, doces, queijos, licores, vinhos fortificados etc.


Em bons restaurantes italianos, nunca, mas nunca, mesmo, você encontrará um risotto “acompanhando” uma rabada, um peixe (frito ou ao molho) filé ou qualquer outra carne.

Mais uma coisa: Um bom risotto demora aproximadamente 15 minutos para ser realizado adequadamente e exige constante atenção para não secar, queimar, ou grudar no fundo da panela.

 Quase todos os “risotos”, servidos como “acompanhantes”, nos restaurantes brasileiros, são preparados com antecedência e requentados na hora de servir

Resultado...”risotos” de merda!

Após a longa introdução vamos à receita do ótimo, fácil e barato “Risotto al Pomodoro” (risotto com tomates).

Ingredientes para 4 pessoas

Arroz Arborio o Carnaroli (4 punhados) - 1/2 cebola – 3 colheres de manteiga – 1/2 copo de vinho branco – caldo vegetal – 1 lata de tomate “pelati” cereja – tomates cereja frescos- Parmigiano ou Grana Padano ralado, sal, açúcar, folhas de manjericão, pimenta do reino (opcional)

PREPARO

 Leve ao fogo uma panela, não muito alta, adicione duas colheres de manteiga, a cebola picada e frite suavemente.

Quando a cebola estiver translucida junte o arroz e deixe “fritar” por + ou - 30 segundos, em seguida derrame o vinho e deixe evaporar.

Quando o vinho tiver evaporado, totalmente, adicione duas conchas de caldo (lembre-se que o caldo deverá sempre ser fervente), misture bem e em seguida junte o “pelati” cereja.

Continue adicionando o caldo e não esqueça de mexer o arroz constantemente para não grudar no fundo.

Após 10/12 minutos prove o arroz (estará duro certamente) e regule o sal.

Mais um minuto e adicione os tomates frescos, duas colherzinhas de açúcar e mais uma concha de caldo (o risotto deverá parecer quase uma sopa) em seguida junte o queijo ralado e misture o todo muito bem.

Prove o arroz e quando estiver “al dente” apague o fogo, adicione a manteiga restante, as folhas de manjaricão, tampe o risotto e deixe “descansar” por 1 minuto.

O arroz deverá secar bastante caldo e não mais parecerá uma sopa.

Sirva com um bom vinho branco o rosé


Buon appetito

Bacco

     

    

3 comentários:

  1. Se tem uma coisa que acho totalmente fora do contexto é um filezão, cheio de molho, em cima de um risotto. É a coisa mais esdrúxula que existe. Além de não combinar, tem a questão do tempo de consumo, o fato do risotto ir esfriando enquanto o filet é consumido. Sem contar que fica feia aquela mistura toda. Não dá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentario pertinente. Nao vejo problema em comer filezacao com pomarola, queijo 'musarela', frito a 'milanesa' em oleo de caminhao Scania da decada de 70 quando a gente tem 18 anos (la na castelo branco perto de botucatu tem um desses), mas fico pasmo com a turma que nunca aprende a comer melhor, mesmo com aumento da renda e da kilometragem a medida que a vida passa.

      Excluir