Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

ATUM COM HORTELÃ

 


Quem acredita que a história dos restaurantes na Itália se perde no tempo, sempre pertencem à mesma família e são repassados de geração em geração, está redondamente enganado.

Há, sim, os “hereditários”, mas são a minoria.

O imóvel, que quase nunca é propriedade de quem toca o restaurante, os alugueis nada baratos e as incontáveis crises, provocam o fenômeno da “alta rotatividade”: O nome do restaurante quase sempre continua o mesmo, mas o gestor muda mais do que técnico do Botafogo. 

Em Santa Margherita Ligure a alta rotatividade é muito comum e são poucos os locais que permanecem, por mais de uma década, sob a mesma administração.

 Um exemplo típico é o restaurante “ Il Nostromo” (Contramestre) ,localizado na “Via Dell’Arco”, que em cinco anos mudou de gestão cinco vezes.

Próximo de minha casa, aconchegante, agradável, o “Il Nostromo”, todavia, nunca apresentou uma cozinha de sucesso.

Pratos banais, comuns, encontráveis em dezenas de outros restaurantes, preços acima da média e o aluguel salgadíssimo, foram os responsáveis pelos frequentes fracassos.

Durante a última gestão, Patrizia, cozinheira e proprietária do “Nostromo”, me sugeriu um prato diferente, incomum: “Tonno alla Menta e Arancia” (Atum ao molho de Hortelã e Laranja).

Finalmente uma receita interessante que conquistou meu paladar e não lembro quantas vezes a ordenei.

 O meu interesse foi tão grande que já na segunda prova desvendei todos os “segredos” do “Atum com Hortelã e Laranja” que ora repasso aos leitores de B&B

Ingredientes para 4 pessoas:


4 pedaços de filé de atum, 3 raminhos de hortelã, 1 laranja, azeite, sementes de gergelim, vinho branco, pimenta verde, sal.

É sempre bom lembrar que o atum encontrado nas peixarias italianas é de qualidade infinitamente superior ao que os nossos supermercados expõem, mas quem não tem atum cozinha bonito....

O bonito é da mesma família, mas não é atum, todavia o sabor é bastante parecido, assim......

Preparo

Em uma vasilha apropriada junte o azeite (1/2 xicara de chá) as folhas de hortelã, o suco de laranja, 2 colheres de vinho branco, 4 pimentas verdes e bata com o mixer até obter uma emulsão.


Corte e retire a parte preta do bonito em seguida empane as postas com as sementes de gergelim.

Adicione pouco azeite (2 colheres) em uma frigideira, aqueça bem e frite as postas rapidamente, sempre lembrando que o atum deve ser torrado por fora e rosado internamente.

Derrame um pouco da emulsão de hortelã e laranja em um prato, junte a posta de atum (ou bonito) e sirva.

O vinho?

Um bom rosé ou um branco importante.

Bacco.

P S. "Il Nostromo" fechou as portas defenitivamente . No mesmo endereço funciona uma enoteca.  

 

 

 

 

 

11 comentários:

  1. Alguma trattoria ou restaurante italiano que vc recomenda em São Paulo?

    ResponderExcluir
  2. Calos, passo muito mais tempo na Itália do que no Brasil e confesso que há anos não vou a São Paulo, então....fico devendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho anotado suas sugestões de vinho e restaurantes e certamente tornarei mais proveitosa minha próxima ida a Cesano Maderno, assim que não tiver que fazer a quarentena. Obrigado

      Excluir
  3. Vai ser difícil ainda mais com a chegada do outono, mas é preciso ser otimistas. A quarentena já diminuiu de 15 para 5 dias.

    ResponderExcluir
  4. Os franceses que se orientem! Já conquistamos o espumantes, agora serão os queijos!!!

    "O Brasil ganhou 57 medalhas no Concurso Mundial de Queijos, que terminou ontem na França. Foi o segundo país com mais medalhas depois da França."

    ResponderExcluir
  5. Só falta ganharmos medalha de país menos corrupto do mundo. A Finlândia que se cuide

    ResponderExcluir
  6. Vinhas da ira: uvas americanas estão no centro de uma guerra na França
    De um lado estão os produtores que querem poder vendê-las - de outro, os puristas que as repudiam

    Leia mais em: https://veja.abril.com.br/mundo/vinhas-da-ira-uvas-americanas-estao-no-centro-de-uma-guerra-na-franca/?fbclid=IwAR2qulLGmYsTHPo6KULITlx0I-dAfx4SswywGEEk0kzLvRk6Cr7l-K1LluU

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Já da pra imaginar os blends de Pinot Noir e Isabel…e ainda mais os critico$ elogiando…será um dejavu do bananal…

    ResponderExcluir