Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

SABRAGE


Um dos exercícios mais ridículos e exibicionistas dos "sommerdiers" é o "Sabrage".
 

"Sabrage", espalhafatosa técnica para abrir garrafas de espumantes, surgiu há muito tempo quando os oficiais franceses comemoravam suas promoções, ou vitórias, desarrolhando o Champagne com um preciso golpe de seus sabres.
 

O nosso quase eterno "melhor sommelier do Brasil", Diego Arrebola,  semana passada postou um vídeo onde um ator circense abre, com uma espada e em apenas um minuto, 71 garrafas de espumante.

Belo feito e um ótimo patrocinador.......

Em um almoço, na casa de Bacco, certa vez o anfitrião, já de saco cheio com o endeusamento do Beato Salu, também "melhor sommelier do Brasil" (como há melhores sommeliers do Brasil no Brasil.....), que abandonara momentaneamente as escaladas em cruzes medievais da Borgonha, se exibia no sabrage.

Bacco, no vídeo, abriu um Prosecco com um utensílio de cozinha (escumadeira?) e de forma jocosa acabou com todo o glamour, o charme e o "mistério, que envolve o sabrage.

O sabrage pode ser executado com garfo, colher, copo de vidro ou cristal, cartão de credito etc., por qualquer individuo que tenha três neurônios sadios e que não sofra do mal de Parkinson.
 

Precauções e técnica: A garrafa de espumante deverá estar à temperatura de consumo (6°/8° graus) caso contrário pode explodir.

A lâmina deverá deslizar suavemente antes do golpe seco e decidido (não é preciso força)  

As fotos abaixo ilustram com clareza a técnica necessária.

Sempre recomendo um pouco de merthiolate, muita gaze e esparadrapo.

Boa sorte e.... Voilà
 




 

Dionísio.

6 comentários:

  1. Prezados,

    Saindo um pouco desta alegoria carnavalesca do Sabrage, vocês poderiam fazer um post sobre o Soldera Case Basse que se não me engano apresenta um historia bastante interessante.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Mas era o Bacco ou o Salu no filme? Estão parecidos fisicamente.

    ResponderExcluir
  3. Sim, especialmente na grossura do antebraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacco maromba! Bração grosso, principalmente o direito.

      Excluir
  4. Bacco, a decisão de ontem do STF vai valer a abertura de qual das suas garrafas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os golpistas, burgueses, bebem vinhos caros enquanto o povo passa fome. Nosso líder voltará e calará a boca de todos.

      Excluir