Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

JOVEM OU VELHO?


Um mito que está fadado a desaparecer: “O Vinho Quanto Mais Velho Melhor”.
 

Nada mais falso, mais desatualizado e enganador.
 

No Brasil, das garrafas, a grande maioria dos enófilos, sommeliers, críticos, formadores de opinião etc. continua acreditando no mito e esnobando a realidade.

Quando alguém posta, nas redes sociais, a foto de uma garrafa de velha data, os comentários são sempre acompanhados de aplausos, elogios e aprovação.
 

Pois bem, está na hora de mandar este vetusto conceito para o baú das antigas lendas: Os vinhos já não envelhecem como antigamente e estamos conversados.

A probabilidade de garrafas “idosas”, com 30-40-50 anos de vida, ainda apresentarem alguma boa surpresa é pequena, muito pequena.

Eu arriscaria um percentual: menos de 10%.
 

Sei que serei de apedrejado, excomungado, banido, exilado etc., mas não mudo uma vírgula do que escrevi e reafirmo: “quanto mais velho pior”.

Há décadas frequento a Côte D’Or, pátria de alguns dos melhores e mais longevos vinhos do planeta e pude acompanhar as sensíveis e constantes mudanças (para pior) na qualidade e longevidade de seus grandes Chardonnay.
 
 

Os brancos, da região, outrora famosos por sua proverbial recusa a envelhecer, parecem sempre mais propensos à morte prematura.

A Chardonnay parece ter sofrido, mais que outras castas europeias, as mudanças climáticas e já não é fácil encontrar, como no passado, garrafas de 15-30, ou mais anos, ainda “vivas” e em perfeito estado de evolução.

 Algumas mudanças na vinificação, para atender a crescente demanda (apesar dos preços sempre mais salgados), também, não são descartáveis.

 
 Devo admitir que não conheço a verdadeira ou única origem da “decadência” dos Chardonnay da Borgonha, mas confesso que eu já não compro garrafas com mais de 10 anos e vou além: Gasto meu dinheirinho, apenas, com garrafas entre os três e no máximo os dez anos de vida.

Experiências negativas não faltam (leia o link)                 http://baccoebocca-us.blogspot.com/2018/04/a-nova-bogonha.html) e mais uma ocorreu no final da semana passada.

Alguns amigos, entusiasmados com os meus elogios ao Chablis 1er Cru “Le Côte de Léchet”, me convidaram para um aperitivo no Bartô da QI 11.

Nosso entusiasmo arrefeceu quando Luciano nos comunicou que o “Le Côte de Léchet” estava em falta.
 

Para substitui-lo, Luciano, propôs um 1er Cru “Mont de Milieu”.

O “Mont de Milieu”, não sei por qual motivo, custa muito mais do que o “Le Côte de Lechét”.

 Algumas choradas e brigas depois, chegamos a um acordo e finalmente abrimos o “Mont de Milieu”.
 

Morto!

Cor dourado intenso, zero nariz, importantes notas de oxidação e paladar que lembrava um Chardonnay da Miolo .......Um desastre.

Olhei a etiqueta e verifiquei a safra: 2011.

Um 1er Cru, com apenas 8 anos, mortinho-da-silva.

 O “Côte de Léchet”, de 2014, estava perfeito (todas as garrafas), mas seu primo, de 2011, já dobrara o cabo da boa esperança.
 

Quem quiser aparecer, bancar o expert, afortunado, sortudo etc. pode continuar comprando e pagando pequenas fortunas por vinhos mais mortos que vivos, eu parei de bancar a trouxa.

Bacco.

12 comentários:

  1. Esse negócio de beber vinho velho e sair dizendo que estava sublime, só por que era velho, também me enche os sapatos. É claro que pode mesmo estar, mas não é regra. Mas tem gente que bebe vinho morto, ou quase morto, e pensa que isso justifica o investimento. É só para dizer que bebeu um vinho de 30, 40 ou mais anos.
    Salu2

    ResponderExcluir
  2. Comecei minha educação em vinhos há cerca de um ano e meio. Vez ou outra, me percebo em convívio com alguns dos profissionais do segmento que são expostos aqui no blog.
    Quero ser um profissional correto e competente do ramo, qual caminho me aconselha tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho do aeroporto e embarcar em um avião para Portugal, Espanha, França , Itália.....

      Excluir
    2. hahahahahahaha... Bela resposta! É só remar para o outro lado que vai dar certo.

      Excluir
  3. De velho, basta eu. Eu quero é coisa nova.

    ResponderExcluir
  4. Grande diferenca entre vinho velho e vinho evoluido. Unica coisa que presta velha -talvez- esteja nas artes. Filmes, livros, quadros, e ainda assim ao inves de velhos sao chamados de classicos ou antigos.

    Vinho evoluido tem aromas distintos e complexos, mais mansos, taninos menos agressivos mas ainda tem aquela potencia no final.

    Como falou o anonimo acima, de velho ja bastamos nos.

    PS: Palmeiras nao tem mundial.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, mas até a evolução, atualmente, chega mais cedo. Quem esperar 20-30, ou mais anos, o momento certo, o ponto exato da evolução, pode entrar pelo cano. Eu raramente compro vinhos com mais de 10 anos. Exceções? Algumas e uma delas é o Viña Tondonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tondonia, quase sempre, é imortal. Infelizmente, já dei de cara com uma garrafa morta, ofertada por um amigo. Era da década de 70 e, provavelmente, mal guardada. E foi apenas uma, entre muitas. Mas Rioja estilo mais moderno, sem dúvida não aguenta tanto. Bem, eu também não estou podendo esperar muito.

      Excluir
    2. gosto deles tambem, mas os vinhos no mercado tem no maximo 12, 13 anos. Ja esta otimo....

      Excluir
    3. Tenho otimas memorias dos brancos deles (tondonia). Os tintos ate hoje nao me convenceram. Vai que as garrafas nao estavam boas....

      Auguri, peste-mor.

      Excluir
  6. melhor 3 anos antes do que 3 meses depois! (aprendi essa por aqui mesmo ;)

    ResponderExcluir