Facebook


Pesquisar no blog

sábado, 28 de outubro de 2017

TURISMO-MASOQUISMO



Percorri todas as capitais do "turismo obrigatório" inúmeras vezes.
 

Já no final dos anos 1970, Paris, Roma, Viena, Londres, Barcelona, Madrid, Lisboa, Veneza, Florença etc., não eram novidades.
 
 

Gradativamente e definitivamente em 2010, deixei de visitar as capitais europeias do turismo.

O "estalo", para o ponto final, aconteceu em Florença em 2007.

Um belo dia, de um ensolarado maio, resolvi percorrer a capital do renascimento e rever o "Duomo", "Ponte Vecchio", a "Piazza della Signoria", "Galleria degli Uffizi", "Galleria dell'Accademia" etc.
 

 Percebi, justamente, no Duomo que em poucos anos seria impossível visitar Florença e todas as outras "capitais do turismo": A fila, para comprar o ingresso, serpenteava, ao redor da igreja, por mais de 200 metros.
 

Para quem não sabe, informo que a "paupérrima" igreja católica cobra ingresso em todos seus monumentos mais conhecidos (igrejas, museus, mosteiros etc.) e até para iluminar as pinturas mais importantes, conservadas em seus templos, é preciso depositar 1 Euro na caixinha apropriada.
 
 

O "assalto de Florença" me alertou, deixei de procurar as cidades mais badaladas e resolvi descobrir outras localidades menos conhecidas e menos "agredidas" pelo turismo sufocante e predador.

Exemplos?

Bergamo, Ferrara, Mantova, Volterra, Arezzo, Cremona, Jesi, Beaune, Dijon, Macon, Colmar, Annecy, Avignon.......

Não lembro, nem vou enumerar todas, mas há centenas de pequenas e médias cidades que nada devem às redundantes capitais invadidas pelos turistas "pizza-coca-cola-arroto- e- adeus".
 

Durante anos mantive minha promessa e nunca mais coloquei os pés, por exemplo, em Roma.

Semana passada, sucumbi e concordei em acompanhar e ciceronear um casal amigo até Roma

Bem feito!

Vai ser muito difícil eu colocar os pés, novamente, na cidade eterna.
 

Preços escorchantes (nas proximidades da Fontana di Trevi há restaurantes que cobram 22 Euros por um simples prato de massa), hordas de turistas (chineses em primeiro lugar) e fila para ingressar em qualquer lugar de interesse.

Para dar uma idéia: O tempo de espera, para poder ingressar na "Cappella Sistina", é de aproximadamente 4 horas.
 

Para "furar" a fila quilométrica tive que pagar 45 Euros, para uma agência especializada (há centenas), e ingressar no "Musei Vaticani" sem criar raízes pela longa espera.

Quase na entrada da bilheteria me aproximei de uma senhora que com ar cansado mofava na fila dos "sem guia" e perguntei há quanto tempo estava esperando a sua vez.

A resposta: 4 horas!
 

Não contente continuei minhas pesquisa, desta feita com o guia: "Quantos visitantes por dia?"

"Depende. Na alta temporada 50/55 mil. No outono e inverno 25/30 mil"

Agradeci e, enquanto esperava a permissão para ingressar, fiz alguns cálculos.

Calculando uma média de 40 mil visitantes diários, que pagam módicos 16 Euros, somente a "Cappella Sistina" rega os cofres do Vaticano com a nada desprezível soma de, aproximadamente, 640 mil Euros por dia e mais de 230 milhões de Euros por ano.

Se somarmos o faturamento de todas as igrejas italianas, que cobram ingresso percebemos, claramente, que fé remove montanhas..... de dinheiro

 
Na próxima matéria: "Masoquismo Total"

Bacco

5 comentários:

  1. Pequenas igrejas, grandes negocios.
    Grandes igrejas, negocios ainda maiores.

    Manda um abraço ao Marcinkus.

    ResponderExcluir
  2. Voce rezou ?
    ajoelhou e acendeu uma vela ?

    ResponderExcluir
  3. não há mais velas. A igreja as substituiu por lâmpadas que acendem com moedas. Não fazem fumaça e nunca acabam: São muito mais econômicas

    ResponderExcluir