Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 26 de julho de 2018

BAROLO CORDERO DI MONTEZEMOLO


 


La Morra é uma das onze aldeias que fazem parte da DOCG Barolo.

La Morra, no contexto "Barolo", é muito importante: Seu território abriga 33% das vinhas da famosa denominação.

Seus vinhos, na minha opinião, são mais elegantes, harmônicos e mais prontos para beber.

Os viticultores "concorrentes", especialmente os de Serralunga, Monforte D'Alba e Castiglione Falletto, consideram o Barolo de La Morra "um vinho para mulheres".

 
Que as garrafas das três aldeias mencionadas exprimem mais potência, robustez, longevidade, ninguém duvida, mas há certo exagero em classificar "femininos" os vinhos lamorresi (de La Morra).

Cerequio, Marcenasco, Brunate, Rocche, Manzoni, Monfalletto são alguns crus que doam garrafas de sonho.

Em recente jantar, na casa de parentes, entre outras garrafas importantes (Capitel Croce Anselmi, Timorasso Claudio Mariotto, Chassagne-Montrachet 1er Cru Clos Des Murées Fontaine Gagnard, Barbera D'Alba Fratelli Alessandria) o anfitrião abriu, para acompanhar um risotto de funghi, um Barolo "Monfalletto" 2002 Cordero di Montezemolo.
 

Encontrar os crus de La Morra, ou de outras aldeias, não é tarefa fácil e para identificá-los é necessário um bom conhecimento do território vinícola.

O único cru que salta imediatamente aos olhos é o "Monfalletto".

No cume de uma colina, um imponente e maravilhoso cedro do Líbano, plantado em 1856, identifica o cru "Monfalletto".
 

O Barolo 2002 da Cordero di Montezemolo com sua elegância, harmonia, complexidade aromática e grande estrutura, dominou, com folga, os "concorrentes" e foi o melhor vinho da noite.

Vou além: Um dos melhores Barolo que provei dos últimos tempos.

Não sei se é encontrado no Brasil, mas recomendo, aos enófilos que viajam para o exterior, um largo espaço nas malas para abrigar algumas garrafas do excelente "Barolo Cordero di Montezemolo"

Grande vinho.

Bacco

15 comentários:

  1. BOA TARDE "BACCO".HÁ ALGUNS ANOS,ESTIVE POR ALBA E FUI ATÉ VERDUNO P/ COMPRAR ALGUMAS GARRAFAS DE BAROLO GRAMOLERE DOS FRATTELLI ALESSANDRIA, POR RECOMENDAÇÃO TUA. COMPREI ALGUMAS GARRAFAS 2007 E 2008. HÁ POUCOS DIAS ABRI Á ÚLTIMA DO 2008, QUE ESTAVA ESPETACULAR, ELEGANTE, ESTRUTURADO E EQUILIBRADO, COMPLEXO, NARIZ E BOCA SUBLIMES COMO OS OUTROS BEBIDOS ANTES. FICOU UM VAZIO IMPORTANTE EM MINHA ADEGA. QUANDO LI TUA DESCRIÇÃO DO MONFALLETTO, LEMBREI DE IMEDIATO DO GRAMOLERE. JÁ COMEÇO A PLANEJAR PRóXIMA VIAGEM AO PIEMONTE E, COM CERTEZA, TRAZER ALGUMAS GARRAFAS DO MONFALLETTO. AUGURI E SALUTE !

    ResponderExcluir
  2. O Gramolere é um cru de Monforte D'Alba e o Monfalletto de La Morra. Ambos muito bons ,mas diferentes. Compre o Cordero di Montezemolo sem medo de errar e.....boas taças

    ResponderExcluir
  3. olha ele aqui...
    https://www.tahaavinhos.com.br/produtores/cordero-di-montezemolo/barollo-monfalletto-docg.html

    ResponderExcluir
  4. Aqui no BR tá baratinho, só R$590 reais...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite caríssimos,
    Muito interessante o post, andando em busca de algumas garrafas de Barbaresco para a minha adega me deparei com preços abusivos, o Barbaresco está mais caro que muito Barolo por ai no mercado. Vocês como mestres conhecedores poderiam me dizer se foi sempre assim? ou estamos vivendo um inflação para barbarescos?

    abs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo "mestres conhecedores", mas não merecemos: não fizemos o curso da WESB e ne somos sommeliers..... Voltado ao assunto: O Barbaresco , normalmente, é um pouco mais em conta do que o Barolo, sim , mas em se tratando de Brasil tudo é possivel

    ResponderExcluir
  7. Vinhos femininos e masculinos. Há quem diga, e há até quem assim os defina, os Barolo como masculinos e os Barbaresco como femininos. Papagaiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um define como quiser, e ninguém tem nada a ver com isso. Se pagou pelo vinho pode até chamar de LGBTWYZ.

      Excluir
  8. Se o Barbaresco for feminino quero ser mulher

    ResponderExcluir
  9. Bacco, tenho um monfalletto 2007. Nunca tomei este barolo. Na sua opinião está pronto ou melhor guardar ainda? Salute !
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esperar mais uns dois anos seria bom

      Excluir
  10. Tomei o 2005 certa feita e ...sei la, nao era tudo isso. Confio no seu gosto e conhecimento para barolo. Comprarei uma botiglia. SDS, peste.

    ResponderExcluir
  11. Bacco,
    Conhece os Barolo do Massimo Rattalino?
    Salu2,
    Jean

    ResponderExcluir