Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ADEUS, VOU PARA A PATAGÔNIA



O motivo?
Leiam



Hoje eu respondi um e-mail de uma ouvinte, a Fátima ........., moradora da Asa Sul, Brasília, no Giro Gastronômico que apresento às quartas e sextas na Rádio Band News Brasília 90,5 FMr. Ela quis saber a diferença entre espumante e champagne. A Fátima é apreciadora de espumantes e está começando a participar de uma confraria. Ela foi a primeira reunião e ficou meio "boiando" com tanto nome que ouviu por lá. Daí escreveu pedindo uma ajudinha, para entender as diferenças. LEIA MAIS...

 

Leia, mas B&B recomenda uma caixa de Dramin

 

 

 

Rodrigo Leitão

 Muita gente confunde champagne com espumante e alguns chamam todos de prosecco. Isto é muito mais comum do que se imagina. Sabe aquela história de me traz uma Brahma da Antártica? Pois é, muita gente pede prosecco rosé, por exemplo. Mas não existe prosecco rosé. Toda uva é branca, por dentro. O que dá cor é a casca e a prosecco tem casca verde clara. Portanto, você não vai achar prosecco rosé. O que dá cor ao rosé é a casca da uva tinta usada no espumante ou champagne. Em 90% dos casos, é a pinot noir. Mas para entender toda essa confusão entre champagne, espumante, prosecco, primeiro a gente tem que entender que todas essas bebidas são espumantes. Depois a gente vai buscar as regiões produtoras para identificar a bebida. Na França, o espumante produzido em Reims, na região da Champagne, é chamado de champagne e só lá. Em nenhum outro lugar pode ser chamado de champagne. Em todo o resto da França, se chama espumante ou crémant. O crémant é um espumante com menor pressão que o champagne.

 

Primeira desinformação: A pressão do Crémant e do Champagne  é igual (mínimo 3 máximo-6,5 bar)

 

 Muito famosos e saborosos são os Crémant du Limoux. Na Espanha, se chama cava e geralmente é produzida na região de Penedés, na Catalunha, pertinho de Barcelona. E 99% da produção são de lá. A cava é o espumante mais vendido em todo o mundo, porque a Espanha é o maior produtor do mundo.

 

Segunda desinformação: A Espanha não é o primeiro produtor mundial de   espumante. A primazia pertence à França com 640 milhões de garrafas (Champagne + Cremant). Em segundo vem a Itália (380 milhões), depois a Alemanha (310 milhões). A Espanha deve andar pelo quarto ou quinto lugar.

 

A cava sim pode ser branca ou rosé. Nesse caso, experimente a brut rosé Castell D’OR, que é excelente! Na Itália você tem espumante feito no método normal, mas sem muita divulgação por aqui. Tem também o Asti, que é o espumante doce, e tem o prosecco, que é o mais famoso. Outro espumante italiano adocicado é o lambrusco, que pode ser tinto ou branco. É uma bebida popular, gaseificada e adoçada artificialmente. Custa barato e muita gente bebe achando que é espumante, mas é vinho frisante, leva açúcar e foi batizado pelo nome da uva Lambrusco.

 

Terceira total falta de conhecimento: No vinho Lambrusco, assim como em todos vinhos DOC italianos, é proibida a gaseificação artificial. A lei italiana proíbe a chaptalização, portanto, a adição de açúcar é passível de sanções. Mais uma coisa: o Lambrusco não é um espumante, o Lambrusco é um vinho frisante.

Uva Lambrusco??????

 

No Brasil, Argentina, Chile, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, ou seja, em todo o resto do mundo, é espumante. É feito no mesmo método da champagne, mas chama-se de espumante. No caso do Brasil, temos aqui alguns dos maiores produtores de espumantes do mundo, reconhecidos internacionalmente. Então, aqui vai outra dica. Se você for fazer festa, casamento, batizado, não tenha vergonha de servir espumante nacional, que inclusive é barato. Vergonha é servir espumante argentino, que é mais caro, aqui no Brasil. E não caia na enganação da importadora só porque ela está neste ou naquele bairro rico. Você pode estar comprando gato por lebre e bebendo mico. ......

 


ENTENDA AS DIFERENÇAS: Champanhe - É somente a bebida feita na França, na região de Champanhe, cuja principal cidade é Reims. Espumante - É o nome que se dá a bebida feita igualzinha à champanhe no Novo Mundo: Brasil, EUA, Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, etc. Cava - É a champanhe espanhola, feita na região de Penedés, perto de Barcelona, utilizando principalmente a uva macabeo. O espumante mais vendido em todo o mundo não é o champanhe e sim a cava espanhola. Prosecco - É o nome de um espumante feito na Itália, principalmente na região do Veneto, onde ficam as cidades de Verona e Veneza. Brut - É o champanhe ou espumante que tem uma pequena quantidade de açúcar natural, geralmente é mais seco. Démi sec – É mais doce, tem um maior percentual de açúcar e muitas vezes tem açúcar adicionado à bebida. Nature ou extra-brut - Esses são praticamente sem açúcar e muito secos. Rosés - São feitos com parte de uvas tintas com a casca ficando um breve tempo em contato com o suco da uva, o suficiente para colorir a bebida. Alguns usam merlot também para fazer os espumantes rosés, mas geralmente a predominância é da uva pinot noir. Perlage - São as bolinhas, o gás carbônico da segunda fermentação do vinho, que é feita na garrafa. Pelo perlage, é possível identificar a qualidade de um espumante. Quanto mais bolinhas apresentar, mais finas elas forem e mais tempo elas persistirem subindo dentro da taça, melhor é o espumante. FELIZ 2014

 

Se alguém encontrar uma matéria  mais deplorável, com mais cretinices e com um português pior ,sinceramente, vou até a Patagônia para criar ovelhas.  

As ovelhas patagônicas conhecem muito mais de vinho do que os leitões.

Dionísio


PS.  Pesquisa B&B: Quem é o campeão? Gladston ou Leitão?

 

11 comentários:

  1. "O que dá cor é a casca e a prosecco tem casca verde clara." Além de tudo, não sabe que Prosecco é feito com a uva Glera, e não Prosecco. Se diz formador de opinião na área, e não acompanha uma mudança de quase 5 anos atrás... Com essa aí, e a desatualização sobre os maiores produtores de espumante, imagino que deva ter feito um curso xexelento em 2007 e desde então vem usando a mesma apostila pra enrolar...

    ResponderExcluir
  2. Agora sim, sei as características dos espumantes. Também, seu eu tivesse feito um curso na ABS, saberia. Bem feito prá mim.
    Sds

    ResponderExcluir
  3. Ola, pragas.

    Tenho artigo escrito que vai ao ''ar'' semana que vem sobre prosecco rose que tentaram me vender em uma loja de uma certa importadora QUE VOCES CONHECEM BEM em SP.

    Da um empate tecnico no ultimo set entre Gladzinho e o Oinc.

    ResponderExcluir
  4. Meu voto é.....No Porcão
    .Muita curtura , muito conhesimento,, muita porcaria

    ResponderExcluir
  5. O bonitão, Lambrusco é nome de uva, não sabia??? Meter o pau aqui no blog é mole, quero ver e botar a cara a tapa lá na rádio e tentar divulgar um pouco do mundo do vinho pro povão....

    ResponderExcluir
  6. O bom do B&B é que são anônimos, mas também permitem comentários anônimos. Enquanto isso, outros blogs por aí falam besteira, metem a lenha, e só permitem comentários identificados.

    ResponderExcluir
  7. O texto que esse Leite grande escreve é muito confuso. Acho que falta de didatica = falta de conhecimento. Deve ser sommelier formado na wikipedia, ou nessas abs existentes.

    ResponderExcluir
  8. Lambrusco é o nome da uva e do vinho... acho que dos dois lados há deficiência de conhecimento. Mas tá valendo. Tenho dado altas risadas com este blog.

    ResponderExcluir