Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 14 de março de 2024

FELIZ O TEMPO QUE PASSOU 3

 


Em minha última matéria abordei o declínio dos grandes “papas” do vinho que comandaram as tendências, gostos e desgostos, dos enófilos, por mais de duas gerações.

Devo informar que os Parker & Cia não influenciaram somente o consumidor, mas revolucionaram todo o sistema produtivo, também.

A maior parte das engarrafadoras italiana produzia vinho com as uvas fornecidas por pequenos viticultores.



Durante muitos anos o sistema funcionou normalmente sem grandes mudanças.

Com o passar dos anos os viticultores perceberam que os vinhos, produzidos com suas uvas, eram vendidos, pelas engarrafadoras, por preços altamente lucrativos e os donos das grandes vinícolas a cada dia se tornavam mais ricos e não se preocupavam em esconder suas vaidades, frequentando programas televisivos, restaurantes estrelados ao lado de belas mulheres e desfilar com SUV de alta cilindrada.



 Os pequenos vinhateiros pararam para e pensar e... “Espera, aí....se deixar de vender as uvas e eu mesmo vinificar e engarrafar posso ganhar muito mais”.

Em poucas e simples palavras foi o que exatamente aconteceu, assim, milhares de viticultores deixaram de vender seus cachos e começaram a produzir suas garrafas.



Exemplos 1: Bruno Giacosa não possuía uma vinha sequer e seu famoso “Barolo Vigna Rionda” nascia de uvas fornecidas pelo viticultor Tommaso Canale.



Canale, que possuía 1,64 hectares de vinhas, no famoso cru de Serralunga D’Alba, foi acompanhando a evolução dos preços de Giacosa e um belo dia decidiu que era chegada a hora de deixar de vender suas uvas e começar a produzir o seu “Barolo Canale Vigna Rionda”.

Tommaso Canale foi um dos milhares de viticultores que tomaram a decisão de vinificr em próprio e entraram no mercado com suas etiquetas.



Exemplo 2: A Nicola Bergaglio não vendia suas uvas Cortese, mas entregava seu vinho, já engarrafado, à famosa vinícola “La Scolca” que somente tinha o trabalho de etiquetar e vender o “Gavi dei Gavi Etichetta Nera” por 400% a mais.



Alguém acredita que os predadores sentiram o golpe, se apavoraram e decidiram pagar mais pela matéria prima aos pequenos viticultores?

Quem acreditou, errou e errou feio.

As vinícolas estavam com os cofres tão abarrotados que não tiveram nenhum problema em sair às compras (Giacosa, incluso) e arrematar tudo o que podiam e queriam.

Resultado: Em 1990 havia, na Itália, 791.000 empresas vinícolas em 2023 o número baixou para “apenas” 255.000.

 Outro dado importante: em 1990 tamanho médio das propriedades era de 0,9 hectares hoje é 2,5 hectares.

Quem resistiu, não vendeu e se estruturou, ganhou muita grana.



Exemplo: Em 1990 um hectare de vinhas de “Brunello di Montalcino”, valia 40 milhões de Liras que correspondem aos atuais 36.550 Euros.

Hoje quem quiser comprar o mesmo hectare, em Montalcino, deverá desembolsar 750.000 Euros.

Mas o mundo gira, gira, gira e.....agora há mais uma crise no setor que atinge, fortemente, os vinhos tintos.

O alerta começou nos Estados Unidos onde, em 2023, as vendas dos tintos diminuíram em 9%.

Os mais atingidos foram os vinhos produzidos com Cabernet Sauvignon -7%, Merlot –12% e o Syrah -17%.



Na Itália, também, os vinhos tintos perdem terreno e a grande distribuição (supermercados, atacadistas, distribuidores etc.) diminui em 800.000 hectolitros suas compras de Barolo, Amarone, Chianti, Brunello, di Montalcino, Montepulciano, Primitivo, Nero D’Avola etc.

Os produtores mandam, de uma vez por todas, os vinhos parkerianos para a lixão da história vinícola e apostam em garrafas com menos álcool, leves e com forte identidade territorial.

Para completar o quadro de declínio: muitos países  produtores, entre eles, USA, Chile, Argentina, Austrália, África do Sul, estão erradicando os vinhedos de Cabernet Sauvignon, Merlot e Cia substituindo-os por Chardonnay e Sauvignon Blanc.



No Brasil dos trópicos e dos 35º de temperatura, os grandes entendedores de vinho, continuam bebendo Amarone, Barolo, Nero d’Avola, Malbec e quanto mais alcoólicos melhor.

Para encerrar, não poderia deixar de parabenizar à vinícola Lídio Carraro que, com seu apurado faro de grande predador, lançou o “Vinum Amphorae” um blend de Merlot, Pinot Noir, Nebbiolo e Malbec.



Não sei se o “Vinum Amphorae” vem com um folheto explicativo escrito em latim, como na etiqueta, mas sei que seus 15,5º de álcool e seus R$ 657,90 de custo, comprovam que a Carraro é o palhaço mais ridículo do circo vinícola brasileiro  



Parabéns!

Dionísio

 

15 comentários:

  1. Bravo Dionisio. Otima serie.
    A proposito: Buy, borrow, die!

    Janjao B. P.

    ResponderExcluir
  2. Será que os brancos vão tomar lugar dos tintos? Interessante que os brancos, apesar de terem grandes diferenças de preços entre si, não são como os tintos. Eu sei, eu sei, um bom Chablis não custa o mesmo que um sauvignon blanc argentino de entrada, mas o preço médio é mais baixo e a variação entre produtos também. Financeiramente isso vai machucar as gordas margens dos que produzem super etiquetas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tentou mas foi não foi tão adiante.. o preço de um branco brasileiro custa quase uma caixa de 12 de Heineken 600ml. Comparar branco com cerveja? Sim, no calor de 38 graus está autorizado

      Excluir
  3. Hahahaha estava demorando... Vinho produzido por inteligência artificial...

    https://www.publico.pt/2024/03/15/terroir/noticia/moldavia-lanca-vinho-serio-mundo-produzido-inteligencia-artificial-2083548

    ResponderExcluir
  4. A Lídio Carraro já adotou medidas preventivas, antevendo o declínio dos tintos. Vende o Amphorae Chardonnay por R$ 731,60. Aproveita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes me pergunto se alguém compra isso. Claro, pra um bilionário 700 reais num vinho não muda nada, pode usar pra temperar peixe, mas pra 99.9% dos consumidores?

      Excluir
  5. Há um monte de eno-idiota que acredita no "terroir brasileiro", que os vinhos nacionais são fantásticos..... Lembra da piada: "O espumante nacional é o 2º melhor do mundo"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda que possa haver vinhos razoáveis no Brasil, nada explica haver mercado comprador para uma série de vinhos absurdamente caros batizados de Amphorae. Todo o contexto é ridículo e artificial: o nome, o rótulo, o recipiente de argila feita no local, o envelhecimento que não existe, enfim, tudo.

      Excluir
    2. Na Argentina estao fazendo cada vez mais o envelhecimento em concreto em vez de barricas. Dizem que é pelo sabor mais puro que se quer, mas nao duvidaria que seja pela crise e a dificuldade de se pagar caros barris importados em dolar. Os vinhos mais premium seguem no barril, apenas a linha intermediária das vinicolas foi ao concreto.

      Excluir
    3. O uso de ovos de concreto na Argentina não é novo. Nem no mundo. Pode até ter o componente econômico, mas os Malbecs vinificados desta forma, pelo menos para mim, ficam mais interessantes.

      Excluir
  6. Já provou um Sauvignon Blanc envelhecido em barril de Jequitibá Rosa?
    As madeiras brasileiras bastante usadas pela cachaçaria nacional começam a ingressar no mundo do vinho pelas mãos de um francês

    Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/al-vino/ja-provou-um-sauvignon-blanc-envelhecido-em-barril-de-jequitiba-rosa/?fbclid=IwAR29PnT96iAUUaVBBXlIBChDR6To9ea-1Smq4jD6R8ATBCRP4sMaGdtZUTg#ltui7yv3hhyhg0p78g

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma tonelaria em Juriquitibinha Mirim que faz umas barricas incríveis de eucalipto. Estão usando para maturar vinhos veganos biodinâmicos naturais feitos com a uva Isabel. Pela complexidade, os vinhos custarão 720 Reales. A meia garrafa. Acho justo.

      Excluir
  7. Novo estudo revela que vinho raro pode fazer a pele parecer mais jovem
    Pesquisadores da Universidade da Flórida apontaram, em um novo estudo, que um tipo raro de vinho tinto pode fazer a pele parecer mais jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A uva é a Muscadine, que não é Vitis vinifera, e sim, V. rotundifolua. É plantada nos EUA e é bastante estudada por conter polifenóis abundantes e particulares, com aplicação farmacológica. Se não me engano, este trabalho não foi publicado, apenas apresentado em um congresso de nutrição. A propósito, foi usado um vinho dealcolizado e os testes foram feitos com 17 mulheres. Aliás, um ‘n’ amostral muito pequeno para este tipo de estudo.

      Excluir