Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 22 de abril de 2014

CHAMPANHERIA DO LARGO




Depois do “estupro” gastronômico, ocorrido no deplorável “ROBADOURO”, decidi não mais   me aventurar em outra “marisqueira” e resolvi, pela enésima vez, percorrer Lisboa caminhando sem rumo à procura de um restaurante mais honesto.

Sem rumo é um modo de dizer.... Conheço a capital portuguesa melhor que Roma, Paris, Viena, Madrid etc. assim, é difícil que eu perca o rumo em Lisboa.

Meu hotel, no bairro de Saldanha, distava a menos de meia hora do Rossio, minha meta predileta.

Desci a belíssima Avenida da Liberdade, evitando o lado direito para não rever o fatídico “Robadouro”, entrei em algumas ruas paralelas e, “sem querer querendo”, encontrei o Largo da Anunciada.

Para quem não sabe, o Largo da Anunciada, além do bondinho que serve de elevador, é o endereço de um dos mais badalados restaurantes lisboetas: “Solar dos Presuntos”

Famoso, caro e previsível, o Solar dos Presunto é meta obrigatória de 11 de cada 10 turistas brasileiros: Uma unanimidade redundante.

Fui duas vezes e....adeus aos presuntos e defuntos.

Quase em frente, ao famoso presunto, bem na esquina do Largo da Anunciada, a “Champanheria do Largo” chamou minha atenção.

Bem localizada, agradável, propostas interessantes de tira-gostos, Champagne e espumantes portugueses em taça...Uma verdadeira tentação.

Convencido, que um almoço leve seria uma ótima pedida, resolvi abandonar minhas buscas e ancorar na “Champanheria do Largo”

O belo dia, de fresca primavera, lotou Lisboa de turistas que na hora do almoço são quase laçados pelos garçons dos restaurantes–arapucas do centro da cidade, especialmente aqueles da Rua dos Correeiros e os da Portas de Santo Antão.

Ninguém, do Solar dos Presuntos, precisa “caçar” turistas: Eles procuram o restaurante como se Meca fosse.

De meio dia e meia, até pouco depois das treze, o Solar abriu suas portas para muito mais de uma centena de turistas.

De uma só tacada, um grupo de 50 ou 60 espanhóis, entrou no famoso restaurante lisboeta.

Sentado, tranquilo, bebericando uma taça de um bom espumante “Murganheira 2007”, fiquei pensando como um restaurante, que serve mais de 200 almoços, pode ser elogiado e considerado um dos melhores de Lisboa.

Não sei, mas, continuando minhas espumantes libações, decidi que o Solar não estupraria, nunca mais, meu cartão.

Os petiscos são ótimos na “Champanheria do Largo”.

Maravilhoso o bacalhau frito, boas as vieiras, excepcional o “Tartare de Atum”.

Seduzido, pela qualidade do atum, repeti o prato.

Sensacional, bem feito, perfeito, imperdível!

Nem tudo é alegria na “Champanheria do Largo” ....

A seleção de espumantes portugueses é interessante, mas o Champagne não é Champagne.

 É um Cremant de qualidade mais que discutível e é apenas um “engana trouxas”

A “Champanheria do Largo” é um bom endereço, exibe boa escolha de pratos leves, não enfia a faca e sua localização é um charme total que nem precisaria daquele sedutor bondinho amarelo que uma das marcas registradas de Lisboa.

Conheça 



2 comentários:

  1. Por isso vou sempre no Restaurante Cervejaria Valbom que os preços são justo e ótima comida. O bacalhau fresco na brasa é sensacional. Av. Conde de Valbom, 112 Lisboa

    ResponderExcluir