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segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

O VELHO E BOM LAMBRUSCO 2

 


Apesar do mal causado, ao mundo do vinho, pelos empresários, investidores, artistas, multinacionais, esportistas e todos os espertinhos que “desembarcaram” nas adegas, nas últimas décadas, é preciso reconhecer, admitir e tirar o chapéu para os que conseguiram agregar incrível glamour (e preço) às suas garrafas.



Para ridiculizar o discurso, dos que tentam argumentar e defender o preço absurdo de alguns vinhos, é preciso lembrar que o custo de produção de uma garrafa de Romanèe-Conti é quase o mesmo de uma de Clos-Vougeot Gran Cru, no entanto a primeira custa 60 vezes mais do que a segunda.

 Poderia continuar apresentado astronômicas diferenças de preço entre vinhos bastante parecidos, até na qualidade, mas seria uma matéria muito longa e cansativa

Lembro, ainda, que a possibilidade de pagar uma fábula por um Romanèe-Conti falsificado é imensamente maior do que ser sodomizado na compra de um Clos-Vougeot “batizado”.



O “vinho-moda” enriqueceu inúmeros vivaldinos em todos os cantos do mundo (até no Brasil onde uma predadora picareta anuncia um espumante submarino por indecentes R$ 3.500), mas os dias de glória, do vinho glamour, parecem, até que enfim, caminhar rapidamente para o crepúsculo dos deuses (.....saudade de Billy Wilder).



A moda, dos que praticavam o “beber-e-aparecer”, parece declinar e perder espaço para rivais até mais ousados: os antigos abonados-abobados bebedores de etiquetas estão perdendo seguidores, no Instagram, para o novos abestados-sobre-duas-rodas que conseguem orgasmos múltiplos ao ostentar suas bicicletas de 100 mil, ou até mais, Euros.


Trek Madone – Kaws: USD 160,000

Deixemos o mundo irreal dos abonados-abobados, seus Romanèe-Conti e bicicletas que custam mais do que uma BMW M3 COMPETITION e voltemos ao mundo real, dos que não são políticos corruptos, presidentes de estatais, jogadores de futebol, influencers; o mundo daqueles que não conseguem ganhar durante toda vida o que eles faturam em um mês.



O pior legado, que os Parker e Cia. nos deixaram, foi ter endeusado uma centena, ou pouco mais, de etiquetas e nos “obrigar” a venerar e beber garrafas dos produtores que lhes enchiam os bolsos com $$$$$.

E tome Masseto, Sassicaia, Barolo Monfortino, Pera Manca, Amarone Dal Forno, Pingus, Alma Viva, Don Melchor.....Don Melchor?



Sim, a Wine $peculeitor concedeu 96 pontos ao vinho chileno e o elegeu como o melhor do mundo 2024.

Quanto será que a Concha Y Toro desembolsou pela eno-piada do ano? (Aceitamos sugestões....).

Durante décadas fomos escravizados por uma corja de picaretas que nos “obrigaram” a beber pontos e esquecer como era bom meu Grignolino....



Mas o consumidor está vagarosa e decididamente buscando novos rumos e velhas taças.

Chega de vinhos muito alcoólicos, pesados, impenetráveis e parecendo marmelada.

Viva os pequenos-grandes vinhos esquecidos e que agora retornam às taças especialmente àquelas dos jovens, jovens que dão uma banana aos Parker-Boys, seus pontos, bicchieri, estrelas e outras sandices do gênero.  

Vinhos desprezados pelo crítico$, jornali$ta$, revista$, $ommelier$, etc. estão de volta e, nos wine bar, já encontramos Bardolino, Grignolino, Schioppettino, Albarossa, Schiava, Rubesco, Freisa, Calosso, Avanà, Valpolicella, Bonarda, Lambrusco...



Lambrusco?

Sim, caros eno-tontos, o velho, bom, barato e alegre Lambrusco está de volta e agora para ficar.

Bacco

Continua

PS Peço perdão aos nossos críticos, sommeliers, jornalistas, por ter mencionado vinhos que eles desconhecem totalmente:



 Schioppettino, Albarossa, Schiava, Rubesco, Calosso, Avanà

8 comentários:

  1. Percebo que o autor do Blog realmente conhece de vinhos Franceses e Italianos, nota-se que são críticas que somente alguém com real experiência no tema poderia fazer. Estava concordando com cada palavra, até mesmo a crítica dura sobre os "pontos" atribuídos de forma por vezes opaca para dizer, ou insinuar, que um vinho é melhor que o outro. Só não entendi a crítica embutida ao Miolo Under the Sea. R$3.500 é caro? Sim, claro, não se pode negar. Só que este não é um vinho de linha. O Miolo Millesime (custa R$160) seria o espumante premium de linha, o Under the Sea é um produto para ocasiões especiais, para se tomar uma vez na vida. O casamento de um filho, uma festa de debutante, uma formatura, uma situação muito especial que requer uma lembrança a altura. Não é um vinho comum, até suas safras são raras. Nessa linha de raridade e momentos únicos, se pode entender o preço.

    José.
    Enólogo.

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    1. Caro José Enólogo, você disse bem: "....é um produto para ocasiões epeciais , para se tomar uma vez na vida", na segunda o cara deveria ser internado em hospício por tempo indefinido. O "Champagne Blanc de Blancs Extra Brut Grand Cru "Vikka" 2010 - M. Hostomme" que é afinado, também no fondo do mar, custa 165 Euros (R$ 1.015). Para mim, que quem compra o Champagne "Vikka"é um bobo ; aquele que adquire o Miolo um imbecil incuravél. Confira https://www.tannico.it/champagne-blanc-de-blancs-extra-brut-grand-cru-vikka-2010-m-hostomme-cassetta-di-legno.html?utm_source=aw-it-pmax-lowmarginnew&utm_medium=cpc&utm_campaign=aw-it-pmax-lowmarginnew&nol=true&ep=true&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAm-67BhBlEiwAEVftNsngKqM_MK3HWVyHQ8lNR5j2CgeiBhf0gCNMTIdKxbZb9sU975dgwhoCuMAQAvD_BwE

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  2. Interessante relato! Jogando mais luz no tema:

    https://www.eduardo-monica.com/new-blog/espumante-miolo-under-the-sea

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    1. "O Miolo Under The Sea é um projeto com um lote de 500 garrafas de Cuvée Tradition Brut que foram submersas nas águas da ilha de Ouessant, Bretanha, no norte da França, para o envelhecimento. E 1 ano depois foram retiradas do mar e 492 garrafas foram trazidas para o Brasil, enquanto as demais ficaram na França para divulgação do produto. Isso porque os produtos da vinícola Miolo são muito apreciados no mercado francês pela alta qualidade e pelo valor de mercado."

      ?????????

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    2. "as demais" = 8 garrafas (500 - 492)

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    3. O povo deve estar saindo no tapa por essas garrafas!

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  3. A Miolo picareta de vinhos não sabe mais o que inventar para assaltar o bolso dos consumidores

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  4. Essa informação que pra mim foi novidade: produtos Miolo são muito apreciados no mercado francês pela alta qualidade e pelo valor de mercado.

    Não esperava essa, já que a França é quem produz os vinhos de maior qualidade do mundo, especialmente o champagne!

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