Facebook


Pesquisar no blog

domingo, 15 de setembro de 2024

LES DENTS DE CHIEN BOTOX

 



Já não lembro quantas vezes visitei a Borgonha vinícola nos últimos 20 anos.

Quinze, vinte, trinta?

Minha memória, para números, datas etc. é proverbialmente ridícula  



Para piorar, jamais me preocupei em anotar quando e por quanto tempo, percorri as estradas das famosas vinhas dos grandes vinhos da Borgonha.

Posso, todavia, afirmar que foram muitas e que Chablis, Côte D’Or, Côte Chalonnaise, Mâconnais, Beaujolais não tem grandes segredos para mim.



A paixão pelos grandes brancos e tintos da Borgonha, muitas vezes, me fizeram esquecer o “juramento” de limitar o valor das minhas compras e jamais ultrapassar o teto de 80/100 Euros.

Um Montrachet aqui, um Criots Bâtard Montrachet ali, um Charmes Chambertin acolá e.... a cada visita minhas promessas eram solenemente esquecidas, abandonadas, mas eu me absolvia, dos pecados vinícolas, prometendo que aquela seria a última vez (foram dezenas de “última vez”)



Um belo (mau?) dia chegaram os turistas russos e mais tarde os chineses, sempre cheios de dinheiro e vazios de cultura vinícola, mas sedentos de etiquetas raras e caras.

Resultado? Os preços dispararam quase alcançando os $$$$$$$ dos produtores-predadores nacionais.



Os novos “eno-abobados-abonados” fizeram a alegrias dos “vignerons”, mas provocaram terríveis pesadelos aos enófilos que, antes dos sedentos sino-russa, conseguiam sonhar e comprar, por preços quase humanos, as ótimas garrafas da Côte D’Or.



 Com magros $$ nos bolsos, transferi minhas atenções etílicas para as garrafas da Côte Chalonnaise onde ainda é possível beber bons Mercurey, Givry, Rully gastando 15/30 Euros.

Voltei com prazer às vinhas do Macôn onde pude saborear ótimos Saint-Véran, Pouilly-Vinzelle, Pouilly-Fuissé, Virè-Clessé por 12/28 Euros e dedico sempre maior atenção aos vinhos de Chablis onde, garimpando, com cuidado, encontro surpreendentes garrafas custando 15/30 Euros.

                                            12,00 €

Com o Euro flanando acima dos R$ 6 e piscando, sedutor, para R$ 7, voltei, sem mais delongas, aos velhos tempos e estabeleci que 50 Euros seriam o teto máximo de minhas loucuras etílicas.

Adieu, Puligny-Montrachet, Chassagne-Montrachet, Meursault, Gevrey-Chambertin, Aloxe-Corton, Vougeot, Chambolle-Musigny....



Sem grandes esperanças de retornar às vinhas de Chassagne-Montrachet, no final de semana, para recordar os bons tempos e impressionar três convivas, resolvi abrir uma garrafa de “Les Dents De Chien” 2013 adquirida, por 40 Euros, diretamente, de Thomas Morey, em Chassagne.



Desarrolhei o vinho,mas quando vi a cor do “Les Dents De Chien”, acusei um tremendo chute no fígado (minha proverbial educação freia o desejo de dizer onde fui realmente atingido.... )

O “Les Dents de Chien” 2013, já estava a caminho do necrotério onde seria, “mortinho-da-silva”, embalsamado e sepultado.



A "velha-prostituta-das-garrafas-perdidas", que dorme em um recôndito canto de minha mente, lembrou de antigas experiências, assim, resolvi “ressuscitar” o “Les Dents de Chien” com a quase esquecida técnica.... “Botox-Vinícola”

 Despejei em uma taça (veja foto) quatro dedos do vinho “moribundo” em seguida completeis a garrafa com a mesma quantidade de um vinho mais novo.



O vinho escolhido, para realizar o “Eno-Botox”, foi um Chardonnay “Ventisquero”.2022 que eu estava bebericado enquanto cozinhava.

O resultado?

O “Les Dents de Chien Botox” foi elogiado e apreciado por todos os convivas.....eu incluso



Alguns puristas, ao ler a matéria, torcerão o nariz, mas melhor um vinho “Botox” na taça do que uma garrafa de “Les Dents de Chien” na pia

Continua na próxima matéria

Bacco

PS. Derramei a taça de vinho, que retirara do “Les Dents de Chien, na garrafa do “Ventisquero”

Resultado? O melhor Chardonnay do Cone Sul.

9 comentários:

  1. Eu já fiz isso! Funciona!

    ResponderExcluir
  2. Agora tem certificado. Se está escrito é porque deve ser verdade... https://www.climatempo.com.br/noticia/2024/09/11/nas-alturas-vinho-gaucho-ganha-certificacao-internacional-6351

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as empresas aéreas ,que inseriram em suas cartas de vinhos o espumante nacional Viva la Vida, deveriam aumentar o quantifdade de banheiros em suas aeronaves.....Caganeira na certa hahahahaha

      Excluir
  3. E, por aqui, há importadoras cobrando cem euros por um simples Passetoutgrain. Ricos mais tolos para bebendo sobra de ricos menos tolos.

    ResponderExcluir
  4. Você usou de uma originalidade invejável para resolver o problema do Les Dents de Chien, jamais me ocorreria isso. Mas pesquisando sobre a safra 2013 dos borgonhas brancos, vi que faz sentido o ocorrido com sua garrafa. Em 2013 a podridão, não nobre, foi o fantasma e uma condicionante no estilo e qualidade dessa safra. Há quem colheu antes dela e saiu com vinhos brancos bons, há quem colheu depois e teve bastante problema, selecionando apenas o que era bom. Não foi um ano de brancos, que não se alongaram por muito tempo na garrafa.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço seu comentário, mas na próxima matéria verá que o "Botox" não tão original, assim.

    ResponderExcluir
  6. Chardonnay Cosecha Tarapacá estava em falta?

    ResponderExcluir
  7. Pois é.. não estou conseguindo. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Vinícolas gaúchas são condenadas por uso irregular da indicação “Vale dos Vinhedos” em seus rótulos

    https://auonline.com.br/noticia/vinicolas-gauchas-sao-condenadas-por-uso-irregular-da-indicacao-vale-dos-vinhedos-em-seus-rotulos/121619

    ResponderExcluir