Acabamos de realizar nossa
Ponta de Estoque pelo site e também em nossas lojas e filiais. Cada uma
realizou sua ponta de estoque de forma independente, com os estoques locais. Em
absolutamente todos os casos em que o cliente entrou em contato com a Mistral
reclamando do vinho que adquiriu, as trocas foram realizadas. Quanto à política
de não aceitar trocas ou devoluções, ela não se refere a vinhos que não estejam
em bom estado, mas sim a arrependimentos, para evitar que um cliente coloque
todos os produtos interessantes no carrinho, feche o pedido e depois devolva
boa parte dos itens, como já aconteceu no passado. A troca que não aceitamos é
a troca discricionária, não a troca por defeito do produto. Caso o Sr tivesse
entrado em contato com a Mistral (coisa que não fez até hoje), teria tido as 4
garrafas de Etna Bianco prontamente trocadas sem nenhum problema. Não se trata
de evitar arranhões à imagem da Mistral, mas o que fazemos naturalmente sem
alarde sempre que um cliente entra em contato conosco. E muitas vezes o cliente
nem tem razão, e efetuamos trocas de vinhos em perfeito estado.
Meias verdades......
Acredito no seguinte: "Vamos
vender as pontas de estoque e nos livrar dos vinhos a caminho da UTI. Se alguém
reclamar, esbravejar, ou encher muito o saco, trocamos os vinhos
estragados".
B&B não é, exatamente, um
blog que possa causar grandes problemas às importadoras ou aos produtores, mas
é bastante lido e apreciado por enófilos que encontram, em suas matérias, dicas
interessantes, honestas e isentas de vínculos comerciais com quem quer que seja.
Não aceitamos convites para
eventos (bocas-livres) patrocinados por importadoras, vinícolas, distribuidores,
representantes etc.etc. etc.
B&B compra e paga os
vinhos que consome.
O público de B&B é composto,
em sua maioria, por enófilos e consumidores atentos.
Quando indicamos determinado produto, quase
sempre, a etiqueta sugerida some das prateleiras das enotecas.
Um exemplo?
A Barbera Bersani, depois
de nosso comentário favorável, sumiu das prateleiras da Brilho.
A crítica agressiva (nossa
especialidade) também surte efeito e a Mistral, que de boba não tem nada, sabe,
perfeitamente, o "estrago" que B&B pode causar à imagem da filial
brasiliense.
Aproveitando o sábado e o
desejo da importadora de trocar, "sem
alarde", as
garrafas de Etna Bianco (que já estavam marrons), fomos, Bacco e eu, à Mistral
para efetuar a troca.
João Batista, gerente da
filial, que é nosso conhecido há longos anos, parecia estar aguardando nossa
visita.
Tratamento cordial, atenção
redobrada...... em 15 minutos a troca foi efetuada.
Não com outras garrafas de
Etna Bianco, cujo estoque zerara, mas com outros vinhos de igual importância.
Agradecemos, publicamente, a
atenção de João Batista e aproveitamos a oportunidade para declarar que os
vinhos, trocados pela Mistral, não apresentaram defeitos.
O pensamento do dia: "Os enófilos
não entendem bosta nenhuma e pequenos defeitos passam despercebidos. Se colar,
colou......Se gritar a gente dá um jeito"
Nos, gritamos.......
Dionísio
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