Facebook


Pesquisar no blog

domingo, 17 de agosto de 2014

FREISA III




Bom dia amigos! História muito bem contada, fiquei com uma vontade muito grande em provar um vinho elaborado com a uva Freisa. Pesquisei e encontrei na Mistral R$ 383,00...vou me programar e ir a Itália e faço uma degustação nos produtores, acho que é mais inteligente.
Um grande abraço.
Roberto

 

Recebi o comentário acima e levei um susto.

Uma ótima Freisa custa, na Itália, 7/10 Euros em qualquer loja, enoteca, bar supermercado ….

Para confirmar o assalto consultei o site da Mistral e efetivamente a Freisa Mondaccione, da vinícola Coppo, custa hiperbólicos 130 Euros.

Será que a Coppo fez estágio na Carraro?
 

É sempre bom lembrar que um ótimo Barolo do Alessandria, Schiavenza, Massolino, Aurelio Settimo, Parusso, Marcarini etc. podem ser adquiridos, na Bota, por 27/30 Euros.
Marcarini Barolo Brunate 2009
Oggi come un tempo, Anna Marcarini Bava, con la collaborazione della figlia Luisa e del genero Manuel Marchetti, continua con passione a condurre i vigneti di famiglia e a vinificarne le uve secondo i dettami della più rigorosa tradizione piemontese.
Vedi 29,90
Spese: n.d.
Totale: 29,90
Massolino Barolo Massolino 2008
Molteplici le sensazioni, ci troviamo di fronte ad un vino corposo, classico e ben strutturato che non teme l'invecchiamento e rappresenta in modo egregio il carattere importante delle nostre terre.25,80
Spese: n.d.
Totale: 25,80

Resolvi pesquisar mais: O Mondaccione, Freisa da Coppo, custa, na Itália, 27/30 Euros exatamente o preço de um bom Barolo.

Não me conformei.

Uma Freisa não pode custar tanto quanto um Barolo a não ser que......

Mondaccione é o melhor Freisa do Piemonte para Robert Parker. Esta intrigante uva, parente distante da Nebbiolo e imensamente apetitosa para Hugh Johnson, aparece aqui em uma versão robusta, com complexo bouquet de frutas maduras, notas de alcaçuz e grande estrutura. Para Parker, é uma grande pedida para quem procura algo novo e diferente, capaz de envelhecer por mais de 10 anos.

Eis desvendado o mistério: Coppo + Mistral + Parker + Johnson = FREISA-ESTUPRO!


Quando os famosos pontos de Parker e Cia.  entram em cena quem leva ferro é sempre o consumidor.

Dionísio.

 

 

6 comentários:

  1. Absurdo total! E este é apenas um exemplo, de muitos.
    Salu2

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Amigos!
    Quando diz que uma Freisa custa 7/10 Euros,imagino que para um Importador o preço é menor,deve ter impostos incluso no preço.Os senhores saberiam estimar quanto este vinho custaria nacionalizado aqui no Brasil?
    Abraços,
    Roberto.

    ResponderExcluir
  3. O preço para o importador é sempre menos da metade daquele encontrado nas lojas italianas. Quanto custaria no Brasil , não sei (depende do apetite do importador) ,mas a importadora paga , na fonte, algo entre 2,50/3,50 Euros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3,50 Euros de custo,posso pensar em um produto nacionalizado 8,75 Euros ( Imposto Importação,Icms,Ipi...+frete...)sem a margem do importador.Se for isso,este vinho deveria custar no varejo entre 50/60 Reais.Com os preços praticados hoje,acho que o consumo de vinhos em nosso País vai continuar sendo muito baixo.
      Abraço,
      Roberto.

      Excluir
  4. O cálculo é o seguinte. Pegue o preço do varejo em Euros e multiplique por 11 ou 12. Você vai encontrar o preço em Reais no varejo no Brasil (o múltiplo já foi 10, e é óbvio que existem exceções). No mercosul, pegue o preço em dolares e multiplique por 3. A questão é: TUDO é caro no Brasil. O frete, o container, a corrupção. Fora isto todo empresário (incluindo importadores) põe uma margem altíssima, seja para reduzir riscos, seja pra ganhar mais dinheiro. Na minha humilde opinião acho que os culpados não são os empresários, mas todos nós, que deixamos o Brasil chegar a este ponto.
    Entonces, o lance é tentar brigar o máximo antes que isto vire uma Cuba, diminuir um pouco o consumo de vinho aqui, economizando para passar 30 dias de férias em uma boa região produtora e fazer aquela orgia Dionisiana, afogando-se em vinho bom...

    Amplexos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK,boa resposta.
      Abraços,
      Roberto.

      Excluir