Restaurante ímpar, “Stinco di Vitello” ótimo, “Barolo
Briccolina” surpreendente…jantar de sonho.
O “Briccolina” 2015 revelou a grande e característica estrutura
das uvas Nebbiolo de Serralunga D’Alba.
Com sua cor grená, não muito intensa, perfumes elegantes, notas floreais, balsâmicas, taninos presentes, mas “domados”, o “Briccolina” me impressionou a tal ponto que recorri, novamente, ao Giulio Perin, para obter mais informações sobre aquele vinho.
“É um jovem e pequeno
produtor, de Serralunga, que após a morte do pai, em um acidente de trabalho,
resolveu continuar tocando a vinícola. Está vinificando muito bem e com muito
carinho, seu Barolo”
Dica repassada indaguei: “Vende para
particulares? ”
Giulio respondeu afirmativamente e continuou “Podem passar na vinícola que Daniele vos atenderá
com muito prazer”.
Na manhã seguinte estacionei o carro no pátio da pequena
propriedade e Daniele Grasso nos recebeu com cordialidade e enquanto
percorríamos sua adega, contou um pouco da história de seu vinho.
Com um brilho nos olhos e cheio de orgulho o jovem (pouco mais
de 30 anos) apontou para o esplendido anfiteatro de vinhas e... “Este é nosso
vinhedo Briccolina”.
Apenas 30 metros separam os vinhedos “Briccolina” da adega
onde os toneis de carvalho reinam absolutos sem a presença das barriques.
Longa maceração (20 dias) e após a fermentação o vinho afina por três anos nos toneis em seguida é engarrafado e colocado no comércio.
Um bom papo, algumas risadas e uma pequena degustação.
6 garrafas do “Barolo Briccolina 2017” foram para o
porta-malas e 240 Euros migraram para a carteira de Daniele
Grande Barolo e uma bela dica para os enófilos que desejam
fugir dos caros, manjados e previsíveis “Barolo-Medalhão”.
Quando encontro um jovem produtor e enólogo, como Daniele
Grasso, que manda às favas o estilo “parkeriano-concentração”, o sabor “madeira-baunilha-chocolate-bom-fruit
etc.” e diz que o Barolo deve expressar o caráter da uva Nebbiolo e evoluir com
elegância, percebo que o verdadeiro Barolo venceu.
Bacco
"afina por três anos em tonéis".
ResponderExcluirAí está a resposta para o (L01/2018) do post anterior.
Qual o impacto das redes sociais na escolha de vinhos?
ResponderExcluirEnquanto os influenciadores digitais ganham relevância, primeira fonte de informação dos consumidores na busca por rótulos segue sendo as pessoas mais próximas.
https://www.wine-xt.com/pt-br/blog/2021/9/14/qual-o-impacto-das-redes-sociais-na-escolha-de-vinhos
Interessante. Eu já não dou bola aos influenciadores, críticos e revista há mais de 40 anos. Prefiro confiar no garçom que me serve (na Itália, França, Portugal.....)
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