segunda-feira, 13 de maio de 2019

GOD SAVE THE PIZZA


 


A “gastronomia” brasiliense nunca foi digna de admiração e qualidade, muito pelo contrário: É uma das coisas mais esquisitas da cidade. 

Embora Brasília tenha bons endereços na "baixa gastronomia" e que, vez ou outra, surjam novidades interessantes, como o bom Autoral e o coreano da 111 Sul, o cenário é desanimador e negativo quando o assunto é a “alta gastronomia”. 
 

 O que se vê, na maior parte dos casos, é picaretagem. 

Lembrei-me disso, nessa semana, ao ver uma propaganda da Baco, pizzaria com dois endereços na cidade, anunciando pizzas assinadas (seria melhor assassinadas?) por quatro “chefs" na comemoração de seus vinte anos de atividade. 

A Baco, que não pertence a Bacco, editor-chefe deste site, não é uma pizzaria ruim, apesar de praticar preços nada comedidos.....

 Para comemorar o aniversário, a pizzaria, resolveu chamar Alex "caldo Knorr" Atala, Mara "rainha da sucata das 200" Alcamin e outros dois chefs para assinarem “Pizzas Gourmets”. 
 

 A comemoração se estenderá, ainda bem, até o próximo dia 31. 

Não há nenhum problema em criar pizzas especiais, mas é preciso renovar o estoque de Plasil e sal de frutas até para ler os ingredientes propostos pelos quatro chefs convidados: 

Alex Atala: Escargots, Abacate e Burrata. 
 

Mara Alcamin: carne de lata, mozzarella de búfala, linguiça caipira, pomodori pelati, pimenta dedo de moça, cebola roxa, coentro e rapadura. (Depois de descobrir e produzir carne de lata, a Rainha da Sucata das 200, resolveu colocá-la em todos os pratos e, quem sabe, até na sobremesa 
 

Marcos Livi: passata de abobrinha verde, gorgonzola, pancetta, mozzarella de búfala, radicchio, pinoli e basílico cristalizado 

 

Rodrigo Oliveira: carne seca na nata, abóbora cabotiá, mozzarella de búfala, pesto de coentro com beldroega e pimenta biquinho.
 


Que “chefs” demonstrem criatividade, é ótimo, mas enfeitar a pobre pizza com surubas de ingredientes pode ser extremamente ridículo. 

A pizza, o prato mais consumido no mundo, deve seu enorme sucesso à simplicidade e ao baixo custo, mas quando a simplicidade é abandonada e o custo é estratosférico …. Vai dar merda 

 

Coentro, carne de lata, rapadura? 

Escargots com abacate?  

Radicchio com gorgonzola e abobrinha? 

Cruz-credo... Haja papel higiênico. 

God save the Pizza....
 

4 comentários: