segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

FURORE


 


A "Costiera Amalfitana" há alguns anos é um dos endereços, italianos, mais procurados e visitados pelos turistas brasileiros.
 
 
 

Positano, uma das mais belas aldeias da região, parece enfeitiçar os nossos patrícios.

Zefirelli e Sofia Loren descobriram a magia do lugar há 40 anos, mas, com a invasão da turma da "Coca-Cola-Pizza-Arroto e Fuga", se mandaram faz tempo.

Conheço a "Costiera Amalfitana" desde os anos 1980.

 Retornei à região varias vezes, mas agora, como sempre acontece quando o lugar se transforma em meta do turismo farofeiro, nem me passa pela cabeça revisitá-la.
 

"Meu mundo italiano" está diminuído, mas ainda há bons e maravilhosos endereços que o turismo de massa não descobriu.

Mas voltemos à Costiera Amalfitana.

Quem acha que em Amalfi, Maiori, Minori, Positano, Ravello Atrani etc. há somente, pizza, limoncello e spaghetti alle vongole está redondamente enganado.
 

Na "Costiera" há Furore, seu pequeno fiorde e o vinho da Marisa Cuomo.

Furore é uma aldeia singular.

Localizada nos montes, que caem ao mar, Furore não possui ruas ou avenidas.
 

 Suas casas se espalham pelo território sem uma lógica urbanística e sem o clássico centro histórico que caracteriza as aldeias da região.

Marisa Cuomo e seu marido Andrea Ferraioli são proprietários de 10 hectares, nas íngremes encostas de Furore, nos quais produzem vinhos tintos, com as uvas Aglianico e Piedirosso e branco com as autóctones Falanfghina, Bianconello, Fenile, Ginestra e Ripoli.
 

Pouco mais de 50.000 garrafas são produzidas, pela vinícola, por ano.

Não vou comentar o badalado, multi-premiado e caríssimo (45/60 Euros) "Furore Bianco Fiorduva", que já foi considerado pelos critico$ o melhor vinho branco da Itália, quero escrever algumas palavras sobre o bom e bem mais barato, "Costa D'Amalfi Bianco".
 

Já havia provado, na propria Costiera Amalfitana, o Costa D'Amalfi e o vinho me impressionara, me entusiasmara, até.

O "Costa D'Amalfi Bianco", apesar de custar um terço, do seu irmão mais badalado, com 15 Euros na etiqueta, não é exatamente um vinho popular, na Itália.

É preciso lembrar que a Itália não é Brasil e os italianos bebem, diariamente, bons vinhos que custam 5/8 Euros e antes de desembolsarem 15 Euros pensam quinze vezes....

Encontrei o "Costa D'Amalfi Bianco" em um supermercado "Esselunga" que tem como característica, uma ótima seleção de vinhos em suas prateleiras.

Promoção de final de ano, descontos interessantes.....

Consultei meu cartão, que deu o OK, e comprei algumas garrafas de Ghemme, Pinot Bianco, Champagne e Costa di Amalfi.

Todos os vinhos, a seu tempo, serão comentados, mas agora meu alvo é o Costa D' Amalfi Bianco que apresenta uma bela cor amarela com reflexos esverdeados.

No olfato é possível perceber a presença de ervas aromáticas e claros indícios minerais.

Na boca e fresco, agradável, lembra cítricos e possui um longo final.
 

O Costa D'Amalfi Bianco é um belo vinho que vale todos os 15 Euros gastos.

Confira

Bacco

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário