Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

BRASILEIROS X RUSSOS 2


 


Sem vislumbrar nem um tênue fio de luz, uma remota esperança, um mínimo indício de evolução no comportamento dos enoloides, estou convencido que haverá um aumento incontrolável e constante no número de consumidores que, catequizados pelo marketing dopante e imbecilizante, comandado e dirigido pelas indústrias vinícolas (há algo mais imbecil do que ordenar um Tignanello na La Ciau Del Tornavento em Treiso?) secará, sempre mais, garrafas da moda, caras, badaladas e dispensáveis.
 

Os enoloides, catequizados e dopados pelos marqueteiros de plantão, continuarão bebendo etiquetas sugeridas (impostas) pelas grandes revistas, (de)formadores de opinião, críticos, jornalistas etc. todos devidamente lubrificados com a grana das grandes e ricas vinícolas.

Zumbis, anestesiados e sem vontade própria, para procurar, garimpar ou descobrir vinhos ótimos, de baixo custo e   pouco conhecidos, os enoloides continuarão venerando os Sassicaia, Solaia, Monfortino, Quintarelli, Masseto, Barca Velha, Vega Sicilia, Petrus, Romanée-Conti, Château Cheval Blanc etc. etc. etc. da vida.



A cruzada de B&B, para convencer os enoloides que “caro não é sinônimo de bom”, pode ser comparada a do um sujeito que tenta convencer um fã de Anitta e seu rebolado, a descobrir e apreciar Johnny Hartman interpretando “Violets For Your Furs”.

 Tentando me distanciar, o mais rápido possível, dos russos devoradores de tartufi e dos brasileiros bebedores de Tignanello, sai do “La Ciau” cantando pneus, devorando curvas e mais curvas até alcançar Perno

 
Perno é um minúsculo (80 habitantes) distrito de Monforfe D’Alba, cuja economia é totalmente voltada à viticultura.

 Perno é literalmente circundado por vinhas......E que vinhas.

Vinhas que doam grandes vinhos que provavelmente e felizmente os russos e os enoloides brasileiros jamais conhecerão.
 Continua....

Bacco

5 comentários:

  1. Já bebi alguns dos vinhos que você lista (e alguns, ficarão apenas em sonhos distantes). Embora tenham me agradado, nenhum deles me fez suspirar. Na verdade, apenas fiquei surpreso ao constatar que, por muito menos, compraria vinhos de igual qualidade ou superior.
    Salu2,
    Jean

    ResponderExcluir
  2. enumere algus dos vinhos que indiquei e bebeu, depois quais os que você comprou por um preço muito menor e que mais lhe agradaram. Vamos debater
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos começar o debate por dois ibéricos que você citou, o Vega Sicilia e o Barca-Velha. Depois vamos para os da Bota e franceses. O Vega Sicilia Único, a meu ver, sofre forte competição com vinhos que custam 1/3 do seu preço. A propósito, o seu irmão Valbuena, que já custou 70 Euros, mas agora aumentou muito de preço também, quase sempre me agrada mais. Outro que briga fácil com ele é o Aalto PS, que pode ser facilmente encontrado por 60-70 Euros na Espanha, e é um grande vinho. Inclusive, ele é produzido por Mariano Garcia, ex-enólogo da Vega Sicilia. Outro que briga fácil, ainda que de não seja um Ribera e sim um Rioja, é o La Rioja Alta 890, que é um vinho grandioso com preço ao redor de 110 Euros (caro também, mas menos da metade do que se paga em um Vega Sicilia Único). Esse La Rioja Alta 890 eu já tive a felicidade de beber algumas vezes e em todas ele me agradou muito. Acho que a lista dos vinhos que podem brigar com o Vega é grande na Espanha. Mudando para o vizinho Portugal, é inegável a qualidade do Barca Velha, mas também inegável o sobrepreço. O Quinta do Vale Meão, irmão de sangue dele, e que custa em Portugal menos de 100 Euros, briga fácil, fácil, com o Barca, que sempre foi caro, mas teve o preço inflacionado nos últimos anos. Ressalte-se que o Meão também aumentou nos últimos anos, graças às famigeradas notas que sempre recebeu das revistas e acho que também puxado pelo preço do Barca. Os tops da Quinta do Crasto, mantendo a conversa no Douro, também brigam fácil. O Abandonado, do produtor Domingos Alves de Sousa, custa um pouco mais de 1/4 do preço do Barca Velha, e é páreo duro para ele. Se sairmos do Douro e caminharmos para o Alentejo, também podemos encontrar grandes competidores com preços menores, como o Quinta do Mouro Rótulo Dourado, Zambujeiro etc. Todos custando cerca de 1/4 do preço do Barca Velha.
      Voltamos à conversa em breve.
      Abraço

      Excluir
  3. Perfeito e concordo. Beber bem não significa beber caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pelo comentário gigante. Me empolguei.

      Excluir