Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 5 de junho de 2019

O CAMINHO DAS PEDRAS 2


 
A longa jornada do “Barolo Magnifico”, que começa em Costigliole D’Asti e termina em Maceió, passando por Ovada e Missaglia, aguçou minha curiosidade: Por que o “Magnifico” viajou tanto?

 O que levou o Barolo a deixar o Piemonte e percorrer mais de 150 km até Missaglia na Lombardia?

Algumas pesquisas e..... Viva o Google: A Morando Vini, de Ovada, desde 2009, é proprietária, também, da Cardirola, de Missaglia.

A Cardirola, olha só e por acaso, produz o Barolo “La Cacciatora” que já é vendido no Brasil, não sei por quem, com uma etiqueta que lembra a do “Magnifico”.
 

Uvas, “suruba total”, de inúmeros produtores, viagens sem rumo e sem nexo, etiquetas desconhecidas etc.  em minha opinião, visam disfarçar, ainda mais, a origem do Barolo órfão: ninguém sabe quem é o pai, a mãe, de onde veio….
 

Se os Barolo “Magnifico” e “La Cacciatora” são bons, prestam ou “fanno cagare”, eu não sei e provavelmente jamais saberei, mas sei que, pelo preço que estão sendo comercializados, no Brasil, valeriam uma experiência.

E se, por um feliz acaso, a Morando comprou alguns lotes de boa qualidade de pequenos e desesperados produtores e o Barolo revela alguma interessante surpresa?

Boca, há alguns anos, me confidenciou que um seu amigo e produtor de Barbaresco, encontrara dificuldade em vender toda sua produção.
 

Apertado, com dívidas, e sem espaço para armazenar a nova safra, entregou grande parte de seu vinho à Batasiolo.

O mesmo problema atingiu muitos outros produtores que seguiram o mesmo caminho e venderam seus Barbaresco à Batasiolo

Bacco me revelou que provou o Barbaresco da Batasiolo, daquele ano, e o vinho era de ótima qualidade.

Quem sabe o mesmo possa ter ocorrido com o “Magnifico” e “La Cacciatora”?
 

Não serei, eu, a cobaia, mas aguardo voluntários destemidos.

Dionísio

 

 

 

2 comentários:

  1. Dionísio,

    já aconteceu de eu comprar um Barolo sem pai, como esses (mas era outro nome) e um ou dois Brunellos. o Barolo era bom: não era primoroso, mas bom. paguei R$ 80 na época e não me arrependi.

    ainda tenho os Brunellos aqui. se quiser, podemos abrir um deles e ver no que dá.

    ResponderExcluir
  2. É sempre um tiro no escuro: Você acerta uma e erra 20

    ResponderExcluir