Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 24 de junho de 2019

CANNONAU


O Cannonau é, sem dúvida, o símbolo enológico da Sardenha.

Acreditava-se, até 2002, que o Cannonau fosse um clone do Grenache e trazido, para a Sardenha, pelos espanhóis.

Em 2002, porém, foram encontradas, nas escavações arqueológicas de Duos Nuraghes, sementes de Cannonau que os arqueólogos acreditam serem de 2.000 anos AC.

De uma só tacada a Cannonau passou a ser considerada casta autóctone da Sardenha e uma das mais antigas do Mediterrâneo.

O clima quente, da Sardenha, contribui, e como, para a maturação e grande concentração de açucares das uvas.

Conter, então, a gradação alcoólica e a potência do Cannonau não são tarefas das mais fáceis.

Não sou fã de vinhos alcoólicos, mastigáveis, possantes.

Minhas preferências sempre foram direcionadas aos vinhos leves, pouco alcoólicos, fáceis de beber e o Cannonau nunca foi exatamente uma das minhas primeiras escolhas.

Quando Enrico Boitano (sempre ele...) me propôs um Cannonau para acompanhar um cordeiro, franzi as sobrancelhas e fiz uma careta, desaprovando, claramente, a escolha.

“Prove, se não gostar, trocamos o vinho”.

O Enrico não erra uma....... Que grande vinho, que ótimo vinho.

O “Cannonau Riserva Olianas” se apresenta com linda cor rubi, aromas intrigantes, intensos, que lembram especiarias (pimenta em primeiro lugar) e na boca surpreende pela facilidade do beber.

Quente, aveludado, com um final incrivelmente longo e agradável, o “Cannonau Riserva Olianas”, me obrigou a rever todos meus (pre) conceitos sobre esta uva sarda.

O “Cannonau Riserva Olianas” provêm de cachos cultivados no vinhedo “Ruina Figu” de 1,5 hectares, é fermentado em ânforas, enterradas, de 10 hectolitros.


O vinho, em seguida, é trasvasado para ânforas, não enterradas, onde desenvolve a fermentação malolática e finalmente transferido em toneis de carvalho, de grande capacidade, onde afina por dois anos.

Mais cinco meses na garrafa completam a afinação antes do vinho ser comercializado.

O preço?

Quando vejo as fotos dos vinhos nacionais e seus preços, que Jeriel da Costa posta no Face e em seu blog, sinto dificuldade em conter o riso…. O ótimo “Cannonau Riserva Olianas” custa 12-14 Euros (R$ 54-63)


Olhando a foto do quase-vinho-Guaspari, eu rio e .... Se você comprou, chora

Bacco








4 comentários:

  1. Ate hoje nao me lembro de nenhum cannonau ruim. Todos foram bem e o preco sempre, sempre, sempre delicioso. Belo lugar para se visitar tambem. Auguri, peste.

    ResponderExcluir
  2. Mudando de assunto, mas não muito:

    http://blog.tribunadonorte.com.br/vinodivinovino/95841?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+VinoDivinoVino+%28Vino+Divino+Vino%29

    O que vocês acham que vai acontecer? Acham mesmo que os preços vão diminuir? Eu aposto que ficará a mesma coisa e esse acordo só servirá para aumentar o lucro das importadoras gulosas.

    ResponderExcluir
  3. Para não afetar as vinícolas nacionais (coitadinhas..) os impostos diminuirão , aos poucos e durante 12 anos. Vamos tomar.... por mais de uma década

    ResponderExcluir