Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 4 de abril de 2019

OS SUPERLATIVOS 2


Quem “venera” os sommeliers, degustadores profissionais, experts etc.  e acredita em suas “onisciências vinícolas”, precisa urgentemente rever seus conceitos.

Há muitos anos, não acredito na propalada e decantada superioridade dos sommeliers em reconhecer vinhos melhor do que eu ou de qualquer um de nós.

Os sommeliers podem e devem ter um preparo melhor, fruto de estudos e degustações, mas não são seres ungidos pelos deuses do vinho e nem possuem, obrigatoriamente, sentidos superiores e mais apurados que os meus, seus, nossos.

Posam, como, mas não são deuses.....


Charles Spence, professor de psicologia experimental e mestre em “percepção multissensorial”, na universidade de Oxford, pesquisa as relações entre os vários sentidos e concentrou seus estudos de como o gosto interage com a vista, audição e tato.

Spence, há anos, investiga como o sabor do vinho (especialmente o Champagne) muda quando se mudam algumas condições.

 Os resultados dos experimentos, realizados por seu grupo de trabalho em Oxford, são de deixar os sommeliers e “degustadores” profissionais com cara de tacho.


Alguns exemplos:

1)  40 degustadores profissionais provaram dois vinhos. O primeiro depois de terem ouvido o tradicional (pop) da rolha de cortiça sendo retirada e o segundo depois de ouvirem o rumor da tampa de rosca metálica. Quase todos preferiram o primeiro alegando uma serie de diferentes qualidades, mas os dois vinhos, servidos, eram exatamente iguais.

2)  Serviram, para vários degustadores profissionais, um vinho branco artificialmente colorido de vermelho e a grande maioria encontrou as características de um tinto.

3)  Serviram Champagne em taças pretas e nenhum dos “experts” soube identificar as castas.

 Spence demonstra uma evidência que muitas vezes esquecemos: comer e beber, como todas atividades humanas, são experiências complexas onde entram inúmeras questões biológicas, químicas, psicológicas e sociais.


Então.... O que é “natureba” para o Didu-Bilu-Teteia, ou ótimo para o Diego Rebola, pode ser uma tremenda bosta para mim e.......quase sempre tenho razão

Quem quiser aprofundar seus conhecimentos no assunto, aqui vai a dica


Dionísio

3 comentários:

  1. Di, sou velho o suficiente para me lembrar que no caso de Watergate o editor do post (washington post para os menos intimos) dizia a soberba frase "follow the money, always follow the money". O final sabemos no que deu.

    A venerea acao pelos sommerdiers para mim tem duas fontes: Gente tonta que nao sabe nada e le qualquer porcaria na internet sobre os poderes magicos dos sommerdiers e os espertanildos de plantao. Esses sim...sempre em alerta para uma boca livre e/ou uma graninha.

    Importadores e produtores puxam-saco e idolatram os sommerdiers por uma razao basica: Vendas. E sommerdiers tao incorruptiveis como deputados petistas adoram o sistema. Quem da mais, ganha. Todos ganham, menos um trouxa que sustenta toda a cadeia (bom dia presidente!!!), o tal do consumidor.

    Auguri, bstrd.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Sigam o dinheiro , copos e pratos cheios e gratis

    ResponderExcluir