Facebook


Pesquisar no blog

domingo, 18 de novembro de 2018

FRAUDES


A Itália, em 2017, com seus 45,6 milhões de hectolitros, se confirma maior produtor de vinhos do planeta à frente da França e Espanha, seus mais próximos concorrentes.

A área de plantio cobre 637.634 hectares e as 310.000 empresas vinícolas italianas, em toda sua cadeia produtiva, empregam 1.250.000 trabalhadores.

O faturamento total, do segmento, beira os 15 bilhões de Euros e as exportações alcançaram os 5,8 bilhões de Euros.

Números expressivos e importantes para a economia italiana.

Tudo róseo, tudo azul?

Nem pensar!

Em 2018 (até agosto) já foram efetuados, no setor vinícola, 7.000 controles e 2.113 análises.

Foram encontradas 994 irregularidades que resultaram em 257 sequestros correspondentes a um valor de quase 13 milhões de Euros.

A Itália, que possui o mais rigoroso sistema antifraude da Europa no setor vinícola, realiza uma média de 14.000 controles e 3.500 analises por ano.

Mesmo com toda os controles e cuidados as fraudes continuam acontecendo.

Na França há mais seriedade?

Nem pensar!

O departamento de controles de fraudes da França descobriu que o grande produtor “Raphael Michel” entre outubro de 2013 e junho de 2016 vendeu o equivalente a 13 piscinas olímpicas de vinho de baixíssima qualidade etiquetando as garrafas com as prestigiosas denominações Côte-du-Rhône e Châteauneuf-du Pape.

As autoridades francesas calculam que a fraude atingiu 48 milhões de litros o que corresponde a 15% da produção da Côte-du-Rhône nos anos incriminados.

O escândalo atinge dimensões impressionantes.

 Foi revelado, também, que a “Raphael Michel”, aproveitado o livre comércio entre o Chile e a China e através de sua filial operacional chilena, inundou o pais asiático com milhões de garrafas de vinho falsificado.

Uma das primeiras consequências: O Carrefour suspendeu imediatamente toda e qualquer compra do grupo Raphael Michel.

Você, que já não aguenta tanta safadeza, fique de olho nos vinhos da “Raphael Michel” para não levar mais uma eno-entubada.

Um dos raros países que nunca fraudou seus vinhos é o Brasil.

Alguém tem notícia que foram encontradas irregularidades nos vinhos da Miolo, Salton, Carraro, Valduga, Perini etc.?

Pois é..... Nossos produtores dão exemplos de seriedade e respeito aos consumidores e deveriam ser imitados pelos franceses, italianos, espanhóis, portugueses, americanos….
 Dionísio

4 comentários:

  1. Mordazes, ácidos e sádicos...É assim que este Blog sempre se referiu aos produtores brasileiros de vinhos, taxando-os de "imbroliones" ao venderem vinhos que não vale uma fração do que pedem. Ironizaram fortemente o Sesmarias da Miolo. E de repente pinta aqui, num domingo crepuscular um inusitado post elogiando os embrulhões brasileiros? A$$ombro$o...Muito.

    ResponderExcluir
  2. Elogiando? Você não percebeu a ironia? Os produtores nacionais não são e nunca foram fiscalizados e podem praticar ,impunemente, todas as falcatruas que desejarem.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou advogado e tenho guardadas edições do diário oficial e durante o tempo imperial vinhos como adriano ramos pinto, Moet chandon, etc já eram falsificadas nestas bandas por produtores gaúchos e de Jundiaí .
    Se quiser posso ver onde estão guardadas tais edições.

    ResponderExcluir
  4. Se encontrar pode até escrever uma matéria que a gente publica

    ResponderExcluir