Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

TREBBIANO DI SOAVE


 


Chegando ou partindo da Itália, minha parada obrigatória é Arona.
 

Arona, cidade da província de Novara, há poucos quilômetros do aeroporto da Malpensa, é muito mais agradável e interessante (para mim) do que a caótica e dispendiosa Milano.
 
 
 
 
Arona, às margens do estupendo Lago Maggiore, está próxima de incríveis aldeias lacustres (Stresa, Orta San Giulio, Pallanza, Intra, Feriolo, Angera, Cernobbio), de belíssimas aldeias alpinas (Santa Maria Maggiore, Macugnaga, Alagna), de importantes cidades vinícolas (Gattinara, Ghemme, Boca, Lessona, Fara, Sizzano) e que podem ser alcançadas em menos de uma hora.
 

A região, além de ser uma boa opção bom para realizar compras, se destaca, também, como reconhecido e importante centro gastronômico e abriga mais de uma centena de ótimos restaurantes, cinco dos quais ostentam estrelas Michelin.
 

Deu para perceber minha “teimosia” em fazer de Arona uma de minhas metas obrigatórias?

Se todas as razões que elenquei não bastam, aqui vai mais uma: Na avenida que margeia o Lago Maggiore há dezenas de bares e enotecas que servem bons vinhos em taças e, ainda bem, sem exagerar nos preços.

 
Em minha última passagem pela cidade aproveitei uma bela tarde para sentar no “Amaranto Café”, beber algumas taças e admirar o pôr-do-sol no lago.

Ordenei um cálice de branco, sem especificar qual, para espantar o calor do verão italiano (somente eno-idiotas bebem Amarone de 16º quando o calor é tropical....)

Bebi um pequeno gole e.....”Garçom que vinho me serviu? ”

“É um Trebbiano di Soave da vinícola Suavia”.

Ótimo vinho!

Mas, vamos por etapas.
 

A Suavia produz um dos melhores Soave que conheço, mas olhando a garrafa daquele “Massifitti” tive que admitir que, quando bem vinificado, o Trebbiano di Soave pode surpreender e muito.

A Trebbiano di Soave tem “primas” espalhadas em quase todas as regiões italianas, mas quase nunca a uva Trebbiano origina grandes vinhos.

A uva Trebbiano entra na composição de inúmeras denominações importantes, mas nunca como ator protagonista.

A Trebbiano é protagonista naqueles vinhos que são encontrados, nos supermercados por 2/4 Euros.

Nas denominações regionais a Trebbiano di Soave é, muitas vezes, adicionada à Garganega na DOC “Soave” e imprescindível na produção do “Recioto di Soave”.
 

Voltemos ao nosso “Massifitti”

O “Massifitti” da Suavia se apresenta uma bela cor palha com reflexos esverdeados e seus aromas, claramente cítricos e florais, impressionam e agradam ao mais refinado e exigente nariz.

Fácil de beber, com seus 12,5º, é fresco, elegante, mineral e acaricia com longa persistência o paladar.

Belo vinho que merece todos os 12 Euros que gastei para comprar a garrafa que acompanhou o almoço do dia seguinte.

Algumas observações: Andei lendo as matérias do Dionísio em que o mesmo espinafrava, com razão, a WSET.

Sei que muitos leitores de B&B frequentam cursos que prometem formar profissionais do vinho.

Gostaria que o candidato a sommelier, em uma das aulas, indagasse se o “professor” teria alguma informação sobre a “Trebbiano di Soave”.

 
Aposto na mudez total e absoluta.

Bacco

5 comentários:

  1. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/alexandraforbes/2018/08/vinhos-naturebas-reforcam-a-maxima-de-que-toda-generalizacao-e-burra.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses vinhateiros biodinamicos e naturais bem que poderiam fazer parto em casa, nao tomar vacina, tratar cancer com dieta mediterranea, e entrar na nave do heaven's gate logo. Bando de idiotas.

      Eu aposto que essa gente natureba faz propaganda dessas merdas e no fim tomam vinhos normais. Iguais aos petralhas que pedem socialismo para os outros, enquanto eles vivem em LAX e Paris.

      Excluir
  2. Agora sei onde conseguir essa informação.
    Segurem-se na cadeira...
    www.circolovinhosdeorigem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, melhor abrir uma loja para vender picaretas e outras ferramentas. Que lixo.

      Excluir
  3. Bacco, aqui o disco do Bryan Ferry que comentei no almoço...

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLEpKWClxchEAU-XY7Lex1B7dbCcB7nVuv

    ResponderExcluir