Facebook


Pesquisar no blog

domingo, 19 de agosto de 2018

HERMITAGE


Lendo a matéria de Dionísio, “O Protecionismo”, tomei conhecimento que o Carrefour estava vendendo, na promoção, vinho Hermitage e Côte-Rôtie por R$199,00.

Minha adega “brasileira” retrata perfeitamente os tempos atuais: miséria total.

Não mais que meia dúzia de garrafas de branco, duas de tinto (Brunello di Montalcino) e uma de espumante.

A chuva, o friozinho brasiliense e o preço promocional, do supermercado, me convenceram que deveria comprar e beber um Hermitage ou um Côte-Rôtie, neste final de semana.
 

Rápida consulta ao cartão…. e lá fui eu ao Carrefour.

Acabei comprando uma garrafa de cada denominação.

O preço R$ 199,00, se comparado aos vinhos nacionais e suas “aberrações de tão bom… ”, não é assustador, mas não acreditava que os vinhos da Guigal pudessem me entusiasmar.

 A Guigal não é exatamente uma pequena vinícola.

 A Guigal produz algo como 9 milhões de garrafas e é uma das maiores da região.

Lembrei que Angelo Gaja importa e distribui, na Itália, os vinhos da Guigal que custam, na Bota, quase a mesma cifra que paguei no Carrefour (40/60 Euros), mas mesmo assim não arrisquei e segurei meu impulso comprador.

 
Se arrependimento matasse.......

Ontem abri o Hermitage e, já admirando a intensa cor rubi com reflexos violáceos, me entusiasmei.

Os aromas, muitos e intensos, variavam constantemente, mas naquela incrível paleta aromática pude perceber especiarias e ameixas maduras.

Na boca o Hermitage 2009 da Guigal é uma festa.

Há de tudo: Potência, equilíbrio, estrutura, elegância, tudo perfeitamente dosado onde até a madeira é justa e casa bem com os taninos bem equilibrados.

Grande vinho!

Corri de volta ao Carrefour.

“Vendi as últimas garrafas para aquele senhor”

A encarregada jogava uma ducha fria sobre meu entusiasmo.

Quem encontrar algumas garrafas pode comprar: Eu garanto.

Bacco

4 comentários:

  1. Meus vinhos preferidos! E por 199? Era para comprar de caixa. Pena mesmo que não encontrou mais.
    Salu2,
    Jean

    ResponderExcluir
  2. Realmente são tantos predadores que ficamos com um pé atrás... Uma pena que aqui em Salvador não tem Carrefour. Grande Hermitage!

    ResponderExcluir
  3. Bacco,

    você passou no Carrefour da QI 13? foi lá que peguei meu Côte-Rotie, seguindo a dica do Dionísio. já não tinha mais Hermitage, mas ainda havia uma garrafa de Côte-Rotie e umas três do Châteauneuf-du-Pape da Guigal.

    se abrir o seu Côte-Rotie, faça um post também!

    ResponderExcluir