Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 5 de julho de 2018

JÓIAS RARAS II


Comentar 31 "jóias raras" é missão impossível e inútil: Não há jóias, muito menos jóias raras, na viticultura brasileira.
 

Há, sim, grande rede de picaretagem, organizada e orquestrada, para enganar o consumidor.
 
 
 
 
Críticos, revista, jornais, sites, formadores de opinião, blogueiros etc., que gravitam, pateticamente, ao redor de um esquálido e nada brilhante setor, lembram mendigos que, no século XVIII ou XIX, catavam restos de comida e esmolas dos ricos e nobres.

 
Mesmo sabendo que a esmola é difícil, nunca gratuita (há sempre um toma-lá-dá-cá), as tetas são poucas e pouco pingam para tantas taças, a subserviência é impressionante: Nossos eno-mendigos não demonstram nenhum pudor, nenhuma vergonha em elogiar e aconselhar vinhos ridículos e caríssimos, até para padrões europeus ou americanos.

Um exemplo gritante: Nosso Rodrigues não demonstra pudor, ou rubor, em apontar a Barbera do Dani-Enxada, que custa insanos R$ 264, como uma "jóia rara" e atribuir-lhe celestiais 93 pontos.

Os tormentosos vinhos, do espertinho fotógrafo, não valem nem uma vírgula.....

Falemos um pouco de Barbera.

A Barbera, casta emblemática do Piemonte, doa um vinho generoso, tânico, com boa estrutura e que acompanha, maravilhosamente, os pratos da cozinha regional.

Com o Dolcetto formava a dupla preferida e mais consumida nas antigas "piole" (as "piole" foram rebatizadas: wine bar).

 
O vinho barato do dia-dia, nos anos 1980, passa por uma "revolução" capitaneada por Giacomo Bologna e seu "Bricco dell' Uccellone".

Bologna foi o primeiro a perceber que estava surgindo um novo consumidor de vinho.

 O novo consumidor queria e podia gastar muito, desde que lhe fosse oferecido um produto diferente, "moderno", parkeriano, internacional....

Giacomo foi à França, aprendeu como usar a barrique e, de volta a Rocchetta Tanaro, lançou o "Bricco dell Uccellone".

 
Sucesso de crítica, de venda e..... de preço.

O "Bricco dell Uccellone" custava e continua custando, dez vezes mais do que um bom Barbera.

Os italianos, nem sob tortura, gastam 35/40 Euros por um Barbera, mas o mundo está cheio de eno-tontos que acreditam na fábula clássica: Preço alto = Alta qualidade.

Nem sempre é assim, mas mercado é mercado.

Pois bem, Giacomo Bologna, esperto produtor, conseguiu produzir um Barbera que competia e compete, em preço, com um bom Barolo ou Barbaresco.

Mas não foi o único gênio..... Em um tormentoso atelier, de Campos de Cima da Serra, um genial viticultor brasileiro produz o "Barbera Tormentas MMXII" que custa mais do que o icônico e mundialmente famoso "Bricco dell Uccellone".
 

Dani, o ilusionista, com a ajuda de críticos de peso (mosca?) como Rodrigues, Didu-Bilu-Tetéia, Sir Edward Motta (esse é pesado) e outros palermas, consegue produzir e vender seu Barbera MMXII por míseros R$ 264 (58 Euros).

Há pouco tempo tive uma diatribe com o Diego Arrebola e alguns de seus fieis sequazes, sobre a dúbia qualidade de vinhos por ele aconselhados.

A discussão acabou, as armas forma recolhidas e Diego encerrou o assunto afirmando que, apesar de minhas colocações, o panorama do vinho no Brasil estava mudando.
 

Concordo plenamente com o Arrebola..... Está mudando para pior e na próxima matéria explicarei o porquê

Aguardem

Dionísio

 

 

 

 

5 comentários:

  1. hahahaha... Arrebola tem que ``rebolar, rebolar, rebolar`` para defender o dele...
    Perceba o seguinte, a maioria (99,9%), não tem onde cair morta se não trampar com marketing de vinhos... a maioria vem de uma origem bem humilde, não nasceu em berço de ouro, e daí precisa defender as contas de luz, agua... exceto da boca livre ne?rs... É um meio bem medíocre, não escrevem bem, tem erros de português brutais principalmente quando falam, conteúdo? complicado... Comportamento? a maioria fuma e enche a cara, outros cheiram nos banheiros dos eventos mesmo... nem para ter comportamento decente, nem! Somos o que somos, e temos o que temos, discutir só pra passar tempo, ne? gente que nem teve oportunidade melhor na vida, tenho dó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fala em erros de português, mas poderia melhorar bastante a sua escrita. Seu texto é vago, arrogante e preconceituoso. Deveria ter dó de si próprio também, pois parece que não aproveitou bem as oportunidades que teve.

      Excluir