Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 25 de maio de 2018

NÃO DEU...FICA PRA PRÓXIMA....VALEU....


Sem festa, sem taças titilantes e de forma melancólica, como de costume, chegou ao final, para os "Nossos Representantes", o concurso canadense que premiou os três melhores sommeliers das Américas

A grande ausência, a mais sentida: O melhor abridor de garrafas da Venezuela.
 
 

A importância do concurso e de outros do gênero é um mistério, para mim.

Para que serve?

Para quem serve?

A quem interessa, além dos membros do seleto clube dos sommeliers?

 
Nunca tive o menor interesse em saber o nome, o currículo, os prêmios conquistados e as qualificações do sommelier que me serviu ou indicou o vinho.

Sempre tive o prazer, isto sim, de ser atendido por um profissional competente e educado.

No Brasil, infelizmente, há uma necessidade quase doentia de endeusar os profissionais do vinho.
 

Há alguns anos (atualmente o fenômeno esfriou) o enólogo era o centro das atenções, um semideus

Qualquer profissional estrangeiro, que nos visitasse , era reverenciado e endeusado por revistas, blogs, sites, associações (ABS, SBAV....), enófilos etc. como se fosse uma pop star.

Se o Michel-Rolando-Lero, aquele enólogo das 400 etiquetas e que teve a coragem de assinar os vinhos da Miolo, soltasse um pum, virava notícia.

A Miolo mandou o Michel procurar outros cheques em outras adegas e a rapaziada já não venera nem reverencia o enólogo como se artista fosse.

O enólogo nunca foi um artista, assim como nunca o será um sommelier.

O sommelier, nem nos restaurantes, é a "estrela" de primeira grandeza.

O maitre é a estrela.

Encontrar um bom sommelier, nos restaurantes do Brasil, é raridade.

 Todos querem faturar com aulas de degustações, ministrando cursos, participando de concursos, dando consultoria, fazendo propaganda (levando uma graninha para indicar esta ou aquela garrafa, desta ou daquela vinícola ou importadora) etc.

Voltam, os nossos "heróis", da aventura canadense, como sempre, com o rabo no meio das pernas e sem algum retorno para os que financiaram a viagem.

"Não deu", "Vou continuar estudando", "Fica para a próxima".....

Vamos falar claro..... Além de alguns amigos do Facebook, Instagram, Twitter, meia dúzia de puxa saco do setor, quem mais se interessou pelo resultado do "Pan-Americano"?

Uma última pergunta: Não conheço nenhum concurso para premiar o melhor dentista, melhor entregador de pizza, melhor bibliotecário, melhor advogado, melhor contador, melhor oculista.....

Os sommeliers são tão importantes assim?

Dionísio

 

 

3 comentários:

  1. Querido querubim,

    Como ja dizia Confucio, "é muita estrela para pouca constelacao". Alguns dos puxa-sacos tem interesse em eventos e bocas-livres (e mais tarde $$), mas outros sao puramente por razoes financeiras. Interessa ao mercado elevar o ego dos sommerdiers porque no final eles como amiguinhos (comprados ou nao) por importadoras, podem ou deveriam por os vinhos para andar.

    Sommerdiers que saem de restaurantes e abrem negocio proprio ou viram empregados (ops, colaboradores) de importadoras sao sumariamente esquecidos pelos mesmos que os enalteciam antes.

    No fim da pena como os humildes de origem e intelecto fraco sao manipulados e acreditam que realmente sao especiais. Nada mais que fantoches nas maos da picaretagem.

    Salute e fortuna, bastardo.

    ResponderExcluir
  2. https://www.winenot.com.br/a-preparacao-do-melhor-sommelier-do-brasil/

    ResponderExcluir