Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 24 de maio de 2018

GIOVANNI MANZONE


Retardei, de propósito, minha partida de Perno para poder visitar, na tarda manhã, a vinícola "Giovanni Manzone".

Uma bela caminhada matinal, ducha, barba feita, uma enrolada para bater fotos e..... perto das 10,30 entrava na "Giovanni Manzone".
 

Recebido calorosamente por Mauro fui direto ao assunto: Comprar algumas garrafas de "Rossese Bianco" e "Barolo Gramolere".

Enquanto degustava os dois vinhos a conversa fluía.

Amenidades, indagações sobre o "Rossese Bianco", considerações acerca do "Gramolere" e..... "Gosto muito do Gramolere do Alessandria de Verduno".

Ao ouvir minhas palavras Mauro sorriu "Pudera é originário das mesmas vinhas do nosso"
 

Olhei para Mauro que continuou "Minha tia, Flavia, irmã de meu pai, ao se casar com Gian Alessandria, levou, como dote, uma parte das vinhas do Gramolere. Os vinhos são muito parecidos".

Mais uma surpresa que explicava meu entusiasmo pelo Barolo dos Manzone.

Os Manzone são "Barolistas Tradicionalistas" exatamente como eu gosto e seu Gramolere reflete a potência típica das terras de Monforte D'Alba, que disputa com Serralunga D'Alba, o pódio dos Barolo mais longevos.
 

A potência, transmitida pelas características do terreno, não interfere na elegância e fineza dos aromas frutados e balsâmicos.

Na boca é fácil perceber a austeridade, a grande estrutura, o equilíbrio, a e complexidade.
 

 O final? Bem, o final quase inexiste......

Grande vinho que custou exatos 33 Euros.

O Langhe Rossese Bianco "Rosserto" merece um pouco mais atenção.

Comentei que conhecia bem o tinto "Rossese di Dolceacqua", mas jamais havia bebido o "Rossese Bianco".

Mauro, pacientemente, explicou que a casta, provavelmente originária das "Cinque Terre", fora "importada" em tempos remotos, mas perdeu espaço por sua baixa produtividade.
 

Os Manzone resgataram o Rossese Bianco da extinção e começaram a vinificá-lo, normalmente, a partir de 1982.

O "Rosserto" apresenta na cor amarelo-palha, aromas florais sutis, boa estrutura.

  Agradável ao paladar (não cansa) é fresco, persistente e envelhece muito bem.
 

O "Rossese Bianco" é mais uma casta resgatada ,assim como a Pelaverga, Gamba di Pernice, Timorasso e certamente alegrará as taças dos enófilos que buscam bons vinhos e não etiquetas famosas.

Bacco

 

 

10 comentários:

  1. Mais dicas imperdiveis. La vou eu procurar mais essas belezuras. Grazie mille.

    ResponderExcluir
  2. Estou triste por não ter visto o B&B na lista dos blogs mais lidos:

    http://www.enoestilo.com.br/quem-e-quem-2018-no-mundo-do-vinho/

    ResponderExcluir
  3. Nem poderia. Quem lê B&B é inteligente , bem informado . Para diminuir sua tristeza bastaria pensar que o molusco aprisionado ainda conta com 30% das intenções de voto

    ResponderExcluir
  4. Concordo Bacco! Como dizia Nelson Rodrigues, a unanimidade é burra...

    ResponderExcluir
  5. Fui verificar o “top ten” e tem um dos sites que a última postagem foi em novembro de 2017!! Acreditam
    nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E viram quem é o primeiro? Coincidentemente, quem divulgou a lista.

      Excluir
  6. Será que o nome é correto? Não será "FUCK TEN"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem blogueiro que comemora a presença na tal lista. É mente fraca demais para o meu gosto.

      Excluir
  7. Divertido e acido como sempre. abs,

    ResponderExcluir