Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

ROLAND BARTHES



Nos gloriosos, "ma non troppo", anos 60 , quando um jovem queria "aparecer" para as moçoilas , deveria pertencer , se possível, à esquerda festiva, decorar algumas frases ou conceitos de Gramsci, Marcuse e odiar o establishment.
 
 
 

No final dos 60 Gramsci e Marcuse foram destronados e abandonados pelos jovens "intelectuais" de esquerda.

A razão?

Todo mundo tratava Gramsci e Marcuse como se fossem íntimos amigos de botecos.

Nos anos 70 o "papo cabeça", a nova moda: Semiótica, semiologia e concretismo.

Marcuse e Gramsci, devidamente aposentados, deixaram a vitrine para Roland Barthes, Umberto Eco, Decio Pignatari, Claude Levi-Strauss, Augusto e Haroldo de Campos e outros.
 

Ai de quem não tivesse lido, pelo menos, as orelhas de algum livro dos nomes que citei........ Não comia ninguém.

A moda passou e já não é obrigatório conhecer Gramsci, Eco, Levi-Strauss e companhia bela, para ter sucesso.

Hoje para ter sucesso é bem mais fácil: É preciso "entender" de vinhos.
 
 

Não é necessário ser um experto e profundo conhecedor, basta ter um olho , assim como Polifemo, que o sucesso é garantido.

Mesmo que você não seja um grande expert de vinhos há expedientes que podem, facilmente,  lhe abrir as portas do sucesso.

1º Escrever um monte de bobagens sobre aromas recônditos e improváveis

Alguns exemplos (leia com atenção para não perder a oportunidade de aprender como enganar os otários (as):

Porque este 1982 não tem 100 pontos, indagou um amigo depois do primeiro gole. Um Haut Brion gustativa e olfativamente sublime, com aquele sabor de mel de estrebaria, ou seja, geléias e licores de frutas em meio fumaça de charuto num fim de tarde ao lado de um estábulo. Talvez por isso, por já estar no seu apogeu, diferentemente dos outros 1º cru da mesma safra, tais Mouton, Lafite, Latour, que precisam pelo menos 10 anos mais para seus apogeus. Pois é, tão bom assim, estando tão jovem, talvez não mereça 100, mas, quem sabe Parker ouça nossas impressões e o promova para 99,5. Rss  Seguir 

 

Mais uma pérola

Velhinho Ch Latour 80 deleitosamente evoluído: cheira peixe de rio. Barro, metálico. Pimenta seca. Outras especiarias. Firme forte fino 12:26 PM Mar 8th via Twitter for iPhone

Outra mais

Ch Lafite 90, olores de bolores couro e ouriço de mar, bem firme( jovem). Vega Sicilia 90, baunilha cocada preta terra molhada( velho) 9:45 PM Mar 10th via web

Pronto você já está quase apto a disputar o titulo de "melhor sommerdier do Brasil" como Beato Tropeço Salu autor das belíssimas descrições acima reproduzidas.
 

Eu disse quase?

Pois é....... não vai ser fácil.

Já não basta detectar numa taça a cocada preta, olores de bolores, ouriço do mar, fumaça de charuto num final de tarde ao lado de um estábulo, é preciso voltar aos anos 70 e atacar de Roland Barthes.

O Beato Salu deixa o estábulo e dá um show de conhecimentos
"semi-óticos"
 

 manoelbeato@juucarani é profissional que preza o aprofundamento no mundo dos vinhos e de tudo que o cerca. Prova atentamente, cria caminhos novos para nos fazer melhor compreender a genealogia de tudo que concerne o saber comer, beber, viver. Dirige com esmero o @vinobeato e nalguns momentos de lazer como esse, procura novas veredas de saberes e sabores. É nesse livro-aula-conferência que Roland Barthes descreve impecavelmente a palavra Sapientia( lembrando que saber e sabor se originam da mesma raiz. Assim ele diz: “Nenhum poder, um pouco de saber, um pouco de sabedoria, e o máximo de sabor possível.”
Ju Carani sabe seguir nesse sentido. Hoje estaremos juntos com a Bodega do Beato
#bodegadobeato apresentando e servindo vários vinhos de grande valor. Acompanhem no @vinobeato
 

Bem, agora basta você atacar de Wikipédia, decorar algumas frases do Barthes, mesmo que não signifiquem nada para os enófilos e...... Aqui vai uma dica

“A doença de Michelet é a enxaqueca, esse misto de ofuscamento e náusea.”

Ok você já pode se desbancar o Beato Rolando Lero o grande intelectual do vinho.

Minto .... Para você provar que é um verdadeiro intelectual do vinho precisa ir à Borgonha e, para deleite e delírio dos franceses, escalar crucifixos medievais.
 

Dionísio

 

 

 

7 comentários:

  1. Boa tarde.

    Dizem que não devemos conhecer nossos heróis pois a decepção são sempre enormes cara a cara. No caso desse sujeito ninguém corre esse risco. Baita pretencioso...

    Haja crack na minha estrebaria com mel de zangões africanos e geléas silvestres produzidas em marte pelo Elon Musk para aguentar essa gente.

    Vou me enveredar para minha soneca vespertina e sonhar com o Cazuza Beato recitando um poema para acordar molhadinho.

    ResponderExcluir
  2. Rolei feito um barril,
    de tanto rir em torno desse post.
    Acho uma piada e como tem trouxa nesse mundo, a começar pelo Brasil.
    Em torno de $, esses aí fazem qualquer parada louca.
    E, a ex-dO Cara ainda fica sentida, competindo com a adolescente em todos os aspectos... essas ``aprendizes`` de Manoér Boato fecham o show!

    ResponderExcluir
  3. hahahahah... Buemba, buemba... esse país é uma piada pronta!

    ResponderExcluir
  4. mais um exemplo das risíveis lorotas do Beato-Cazuza...

    Dionísio, diz aí: você comeu bastante mulher com esses papos nos anos 60 e 70?

    ResponderExcluir
  5. Legal de ver as publicações de Manoel Barroco Salu em seus canais. É poesia, antítese filosofal, equilibrismo e tudo mais.
    Ao vivo ele deve ser bem abelhudo, fazer bicos incríveis e fácies de saco-cheio gratuitamente.
    Deve sofrer bastante tentando vender esse estereótipo.

    ResponderExcluir